São Paulo

Espaços Culturais em São Paulo

O dia de domingo está só começando e centenas de pessoas aguardam a apresentação de uma orquestra russa. Todos estão sentados no gramado de frente para o palco. O teatro tem as portas abertas para o jardim, onde famílias, casais e muitos atletas aplaudem o início do show. O cenário é o Parque Ibirapuera e a realidade é dos moradores de São Paulo.

A vida cultural na capital paulista faz parte do dia a dia dos paulistanos. Teatros, museus, cinemas, casas de espetáculos e centros culturais estão espalhados por toda a cidade e são rotineiramente visitados pelos paulistas. E essa maneira leve e cotidiana com que a vida cultural é tratada acaba despertando nos turistas a vontade de fazer parte deste universo tão espetacular.

São Paulo é riquíssima em opções para quem busca atividades culturais. São mais de 110 museus, 180 teatros, 280 salas de cinema e quase 100 centros culturais. O melhor é saber que as temáticas são as mais variadas e os preços são bem camaradas. Grande parte dos museus tem entrada gratuita ou custo de apenas R$ 6. Mesmo os espaços que cobram ingresso oferecem um dia gratuito na semana. Excelente para quem pode se programar e ficar vários dias em São Paulo. Você poderá percorrer várias atrações fantásticas sem gastar quase nada! Afinal, o metrô ainda não é de graça...

Você poderá até tentar visitar todos os espaços destinados à cultura na cidade. Porém, ao chegar no último deles, os anteriores já terão novos acervos, filmes, exposições, peças de teatro e todo um novo repertório. E o melhor de tudo é saber que São Paulo é extremamente mutante. Você poderá voltar várias vezes com a certeza de sempre fazer novas descobertas.

Como São Paulo é muito grande, programar-se para fazer várias atividades em áreas próximas é a melhor maneira de explorar a cidade. Assim não se perde muito tempo em deslocamento e você poderá curtir muito mais! Vejas as principais atividades culturais da cidade divididas por região.

Região da Avenida Paulista

Comece pela região mais movimentada da cidade. A Avenida Paulista é um grande universo a ser descoberto e explorado. Lá você encontrará o Museu de Arte de São Paulo (MASP), um dos mais importantes do país e com uma maravilhosa coleção de arte francesa; o Itaú Cultural, com a surpreendente mostra sobre a arte no Brasil colonial; o Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso e suas exposições itinerantes, peças de teatro e shows gratuitos; a Casa das Rosas, que por si só já é uma obra de arte, mas além disso oferece belos saraus; o Caixa Belas Artes e as mostras de cinema alternativo que entram pela madrugada; a megaloja da Livraria Cultura no Conjunto Nacional, onde os clientes são convidados a folhearem livros sentados em confortáveis puffs; e as salas de espetáculos do tradicional Teatro Gazeta. De quebra, ainda será possível apreciar um belo grafite do Kobra, que retrata em muitas cores um gigante Oscar Niemeyer. Os poucos quilômetros da avenida serão capazes de mantê-lo ocupado por vários dias.

Apesar de não estar localizado exatamente na Avenida Paulista, o Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, está a apenas 1,7 km quilômetro da avenida (pelo ponta da Consolação). O percurso a pé passa pelo famoso Cemitério da Consolação, onde lindas esculturas decoram os túmulos. No museu, você verá um acervo absolutamente interativo. Bem pertinho está o Museu de Arte Brasileira da FAAP, com acervo especialmente dedicado à arte nacional, onde estão em exposição trabalhos de artistas como Anita Malfatti e Cândido Portinari. Pela outra ponta da Avenida Paulista, você chegará ao Centro Cultural São Paulo, um espaço destinado à produção de arte e onde um inacreditável telhado verde serve de inspiração para os frequentadores.

Região do Parque Ibirapuera

Ao esgotar a principal avenida da cidade, siga para o Ibirapuera. Ele também é especialista em agregar cultura. É impressionante a qualidade dos espaços que cercam o parque. Comece pelo inusitado acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), que conta também com 30 esculturas no jardim e um lindo grafite dos Gêmeos na fachada; vá até o Museu Afro Brasil e seja surpreendido por um dos mais ricos acervos de São Paulo; torça para ter uma mostra acontecendo no espaço itinerante da Fundação Bienal; aproveite o final de tarde para ver os oito andares do Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP) e a maravilhosa vista para o parque; se a energia permitir, não deixe de pegar um ingresso para as apresentações gratuitas no Auditório Ibirapuera, será uma maneira deliciosa de fechar o dia.    

Região do Centro e da Luz

É hora de seguir para a região do Centro e da Luz! As duas também entram na disputa de ambientes que mais agregam espaços culturais. A grande estrela local é o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde exposições itinerantes atraem milhares de visitantes para o centro de São Paulo e geram filas quilométricas; bem pertinho, visite a Bovespa e veja o pequeno museu sobre a antiga bolsa e a sala do pregão, onde ações eram negociadas aos berros; vá até o belo prédio do Teatro Municipal, que mesmo vivendo dias inglórios, rodeado de abandono, ainda consegue se mostrar majestoso na paisagem; a caminho da Luz, assista a um concerto à luz do dia na Sala São Paulo; siga para a Luz e veja o único acervo do mundo dedicado a uma língua no Museu da Língua Portuguesa; do outro lado da rua, aprecie belas obras e o incrível prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo; dê uma passadinha no Museu de Arte Sacra para ver obras de Aleijadinho e um dos maiores presépios do mundo e feche o círculo no Museu Catavento, especialmente se estiver com crianças! Todos esses espaços estão a poucos minutos de caminhada uns dos outros.

Região do Morumbi e Jardim Europa

Em alguns dos mais nobres bairros da cidade também é possível encontrar várias atrações culturais. Como os bairros não têm acesso por metrô, visitá-los é um pouquinho mais complicado. Mas nada que um ônibus ou táxi não resolva! No Jardim Europa, estão localizados o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) e o Museu da Imagem e do Som (MIS), este famoso por proporcionar exposições que, de tão populares, ganham longas filas entre as mansões do bairro. O Jardim Europa também é recordista em galerias, uma delícia para quem gosta de ver a arte também fora dos museus, especialmente se o interesse é por adquirir uma delas. No bairro do Morumbi, o foco são espaços que mesclam deliciosas áreas verdes a pequenos, porém interessantes, acervos culturais. É o caso do Instituto Lina Bo Bardi e da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Nas redondezas encontra-se também o Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo e onde uma visita guiada apresenta aos visitantes um acervo de arte pouco conhecido.

Região de Pinheiros e Zona Oeste

Alguns espaços culturais fogem do eixo comum, mas nem por isso são menos interessantes. Próximos à Marginal Tietê, o SESC Pompeia e o Memorial da América Latina são grandes complexos destinados à produção artística. Os dois oferecem exposições itinerantes, espetáculos de música, apresentações de teatro e uma grande variedade de agenda cultural. No bairro de Pinheiros, quem chama atenção é o Instituto Tomie Ohtake, onde exposições temporárias revelam novos talentos nacionais e mostras bastante inusitadas e cheias de experimentalismo.

Além dos museus tradicionais, São Paulo é repleta de arte urbana. Andar pela cidade exige constante atenção dos turistas, nunca se sabe quando um enorme grafite dos Gêmeos ou do Kobra aparecerá no caminho. Um dos pontos mais conhecidos entre os fãs de arte urbana é a Vila Madalena, mais especificamente o Beco do Batman. O local é uma verdadeira galeria a céu aberto.

Independente de quantos dias ficar na cidade ou onde estiver hospedado, você sempre encontrará uma excelente programação cultural. Fique atento aos eventos, exposições, peças de teatro e shows que acontecerão quando estiver por lá. A vida cultural de São Paulo nunca para e sempre reserva novidades e maravilhosas surpresas!

  • Beco-do-batman

    Beco do Batman

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    Conta a lenda que o beco ganhou fama devido ao desenho do herói dos quadrinhos estampado na parede. Nos anos 80, o Batman grafitado servia como ponto de referência e ganhou fama ao ser reinterpretado por outros artistas. O beco, que atualmente não mais tem um Batman, tornou-se um dos mais democráticos espaços para a arte na cidade de...

  • Caixa-belas-artes

    Caixa Belas Artes

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    Escondido na esquina da Paulista com a Consolação, o Caixa Belas Artes atrai um público que busca bons filmes e histórias fora do circuito comercial. O cinema é pequeno, mas agrada com títulos de todo o mundo que fogem ao comum. Excelente pedida para quem está esperando diminuir o trânsito ou precisa passar algumas...

  • Museu-de-arte-de-sao-paulo-masp

    Museu de Arte de São Paulo (MASP)

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    Principal museu da cidade, o Museu de Arte de São Paulo – MASP marca o coração da Avenida Paulista. O espaço está entre os principais pontos turísticos e é um dos mais procurados pelos visitantes que chegam à capital paulista. Com projeto da arquiteta Lina Bo Bardi, o prédio do MASP é famoso pelos...

  • Museu-de-arte-contemporanea-mac-usp

    Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP)

    Nota: 4.5 de 10 (1)

    O Museu de Arte Contemporânea da USP – criado em 1963 com o acervo do antigo Museu de Arte Moderna de São Paulo – se destaca pelo excelente conjunto de obras do século XX. Atualmente em funcionamento em um belo prédio projetado por Oscar Niemeyer, o MAC oferece aos visitantes 8 andares de obras de arte e uma vista maravilhosa para o...

  • Avenida-paulista

    Avenida Paulista

    Nota:  de 10 (0)

    A principal avenida de São Paulo é capaz de manter o turista entretido por vários dias. Se você estiver na cidade pela primeira vez, talvez nem tenha tempo de sair dos quase 3 km da Avenida Paulista. Por lá, a vida corre em altíssima velocidade e só quem anda devagar são os carros, constantemente presos no...

  • Bovespa

    Bovespa

    Nota:  de 10 (0)

    A popular cena na qual corretores de ações negociam aos berros os papéis não existe mais. Atualmente, todos os pregões são eletrônicos e o furor das negociações em grupo acabou. Entretanto, a Bolsa de Valores de São Paulo – BM&F Bobespa mantém o espaço histórico para que os...

  • Casa-das-rosas

    Casa das Rosas

    Nota:  de 10 (0)

    Um respiro no meio da Avenida Paulista. Esta é uma boa maneira de explicar o que é a Casa das Rosas. Firme e bela, a casa construída em 1935 – quando a Avenida Paulista ainda era dominada por mansões dos barões do café –  é um presente para os olhos cansados das megaconstruções na maior avenida...

  • Centro-cultural-banco-do-brasil-ccbb

    Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

    Nota:  de 10 (0)

    Um dos mais belos espaços culturais de São Paulo, o Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB oferece aos visitantes exposições itinerantes de grandes artistas mundiais e um circuito de teatro e música extremante expressivo. O edifício do CCBB, construído em 1901, por si só já merece uma visita. Localizado no...

  • Centro-cultural-fiesp-ruth-cardoso

    Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso

    Nota:  de 10 (0)

    Bem no coração da Avenida Paulista, o Centro Cultural Fiesp oferece aos visitantes uma programação extremamente variada. O centro-parte da grande rede Sesi-oferece três espaços principais: Galeria de Arte do Sesi-SP, o Teatro do Sesi-São Paulo e o Espaço Mezanino. As exposições itinerantes, os...

  • Centro-cultural-sao-paulo

    Centro Cultural São Paulo

    Nota:  de 10 (0)

    Um dos mais democráticos espaços culturais da cidade, o Centro Cultural São Paulo - CCSP recebe todo tipo de manifestação artística e abre espaço para uma enorme variedade de atrações nos seus 46.500 m². A área para atividades é ampla e abriga salas de dança, cinema, teatro,...

  • Fundacao-bienal-de-sao-paulo

    Fundação Bienal de São Paulo

    Nota:  de 10 (0)

    Dentro do Parque Ibirapuera, entre as curvas do prédio modernista projetado por Oscar Niemeyer e tombado pelo Patrimônio Histórico, a Fundação Bienal de São Paulo recebe algumas das mais importantes exposições do país. A Bienal de São Paulo existe desde 1951, porém apenas em 1962 ela começou...

  • Fundacao-maria-luisa-e-oscar-americano

    Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

    Nota:  de 10 (0)

    Pouco conhecida entre os turistas e também entre os paulistas, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano é um achado em meio à grande cidade de São Paulo. No bairro do Morumbi, próximo ao Palácio dos Bandeirantes, o lindo espaço verde que cerca a fundação, com 75.000 m², já valeria a...

  • Instituto-lina-bo-e-p-m-bardi

    Instituto Lina Bo e P.M. Bardi

    Nota:  de 10 (0)

    A magnitude da Casa de Vidro é hipnotizante, especialmente para os amantes da arquitetura. O projeto, de autoria de Lina Bo Bardi, é considerado um dos ícones da arquitetura modernista no Brasil. A casa foi, durante muitos anos, o lar da arquiteta e de seu marido, Pietro Maria Bardi. A mata fechada que rodeia o lugar quase faz os visitantes esquecerem...

  • Instituto-tomie-ohtake

    Instituto Tomie Ohtake

    Nota:  de 10 (0)

    As curvas que compõem a fachada do prédio parecem dançar sob as janelas espelhadas. Os olhos, todos voltados para cima, revelam que uma das maiores atrações do Instituto Tomie Ohtake é a sinuosa arquitetura futurista. Impossível resistir a ao menos uma foto.

    A arte, no entanto, não para no belo projeto de Ruy Ohtake,...

  • Itau-cultural

    Itaú Cultural

    Nota:  de 10 (0)

    Parte do circuito de arte na Avenida Paulista, o Itaú Cultural apresenta um acervo voltado especialmente para a história do Brasil. O espaço conta com exposições itinerantes e permanentes. O acervo permanente se destaca pelas belíssimas coleções Brasiliana e Numismática, nas quais moedas, documentos, mapas,...

  • Memorial-da-america-latina

    Memorial da América Latina

    Nota:  de 10 (0)

    A grande esplanada, com mais de 80 mil m², foi projetada para incentivar a integração cultural, política, econômica e social da América Latina. Com traços de Oscar Niemeyer e idealizado por Darcy Ribeiro, o Memorial da América Latina abrange uma grande variedade de atividades e espaços destinados aos mais...

  • Museu-afrobrasil

    Museu Afro Brasil

    Nota:  de 10 (0)

    Um dos mais surpreendentes espaços culturais de São Paulo, o Museu Afro Brasil presenteia os visitantes com um acervo riquíssimo e extremamente variado. Com destaque para a perspectiva africana, o museu desenha um panorama artístico inspirado pela cultura, memória e história que ligam o Brasil ao continente africano.

    O museu...

  • Museu-brasileiro-da-escultura-mube

    Museu Brasileiro da Escultura (MuBE)

    Nota:  de 10 (0)

    O Museu Brasileiro de Esculturas é formado por um grande jardim repleto de obras de arte, a começar pelo prédio principal, projetado por Paulo Mendes da Rocha. A área de 7.000 m², localizada no elegante bairro do Jardim Europa, atrai pelas belas composições arquitetônicas completadas pelos jardins de Burle Marx. Ao ar...

  • Museu-da-imagem-e-do-som-mis

    Museu da Imagem e do Som (MIS)

    Nota:  de 10 (0)

    O Museu da Imagem e do Som é famoso por realizar exposições tão procuradas que chegam a causar a ira dos moradores das redondezas. Instalado em um dos mais nobres bairros de São Paulo, o Jardim Europa, o MIS atrai multidões com mostras de grande apelo popular, como Castelo Rá-Tim-Bum e David Bowie. O museu, entretanto,...

  • Museu-da-lingua-portuguesa

    Museu da Língua Portuguesa

    Nota:  de 10 (0)

    Atualização: Devido a um grande incêndio que atingiu o prédio do museu em dezembro de 2015, ele se encontra atualmente fechado para reforma.  

    Único museu do mundo dedicado a uma língua, o Museu da Língua Portuguesa é um dos passeios imperdíveis em São Paulo. O acervo se destaca pelo ineditismo e...

  • Museu-de-arte-brasileira-mab-faap

    Museu de Arte Brasileira MAB-FAAP

    Nota:  de 10 (0)

    Afastado do burburinho da Avenida Paulista, o MAB muitas vezes acaba esquecido entre os turistas que chegam a São Paulo. Entretanto, o acervo do museu merece uma escapada até o bairro do Pacaembu. A boa surpresa começa ainda no jardim do prédio, que conta com esculturas magníficas de Bruno Giorgi, Brecheret e Nicolas Vlavianos. A grande...

  • Museu-de-arte-moderna-de-sao-paulo-mam-sp

    Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP)

    Nota:  de 10 (0)

    Em meio ao verde do Parque Ibirapuera, o Museu de Arte Moderna de São Paulo reserva aos visitantes um mundo repleto de experiências, cores, formas e inesperadas obras de arte. O MAM tem como missão tornar a arte moderna e contemporânea brasileira acessível ao maior número de pessoas possível. As esculturas, em um jardim...

  • Museu-de-arte-sacra

    Museu de Arte Sacra

    Nota:  de 10 (0)

    Localizado próximo ao antigo Mosteiro da Luz, o Museu de Arte Sacra de São Paulo - MAS apresenta um belo acervo destino às obras de arte de cunho religioso. O acervo do museu começou a ser montado a partir de 1907, quando o primeiro arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, passou a recolher peças das igrejas demolidas...

  • Museu-do-futebol

    Museu do Futebol

    Nota:  de 10 (0)

    Prepare-se para um dos mais surpreendentes museus de São Paulo. Independente de ser fã ou não do esporte, o Museu do Futebol é capaz de agradar a todos os visitantes. Extremamente interativo e moderno, este espaço apresenta o futebol de uma maneira leve e cativante. Difícil não sentir vontade de ouvir as...

  • Palacio-dos-bandeirantes

    Palácio dos Bandeirantes

    Nota:  de 10 (0)

    Sede do Governo do Estado de São Paulo, o Palácio dos Bandeirantes – construído originalmente para abrigar a Universidade "Fundação Conde Francisco Matarazzo" –  é aberto à visitação do público externo. O prédio abriga várias obras de arte, quase todas presentes e...

  • Museu-paulista-museu-do-ipiranga-e-parque-da-independencia

    Parque da Independência (Ipiranga)

    Nota:  de 10 (0)

    Talvez esta seja uma das maiores decepções do turista que chega a São Paulo. O belíssimo prédio do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, inaugurado em 1895 e também conhecido como Museu do Ipiranga, está fechado para reforma, com data prevista de reabertura para 2022. Sofrendo com a má...

  • Parque-ibirapuera

    Parque Ibirapuera

    Nota:  de 10 (0)

    Quintal dos moradores de São Paulo, o Parque Ibirapuera é uma das principais áreas de lazer da cidade. Construído para comemorar o IV Centenário de São Paulo, a área do Ibirapuera passou de um grande terreno alagado a um dos mais populares espaços de São Paulo. Com mais de 1,6 km² de área, o parque...

  • Pinacoteca-do-estado-de-sao-paulo

    Pinacoteca do Estado de São Paulo

    Nota:  de 10 (0)

    Um dos mais belos museus da cidade de São Paulo, a Pinacoteca é um deleite para os olhos. O antigo prédio Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, já seria o suficiente para merecer o passeio. Porém, a Pinacoteca vai bem além e apresenta um...

  • Sesc-pompeia

    SESC Pompeia

    Nota:  de 10 (0)

    A agitação é marca registrada do SESC Pompéia. As múltiplas salas de exposição recebem, ao mesmo tempo, mostras de cinema, teatro, exposições, performances, circo, dança e tudo mais que couber em um ambiente totalmente voltado para a produção cultural. É até difícil se...

Tudo que você precisa saber sobre São Paulo!

Esse texto sobre Espaços Culturais em São Paulo faz parte do guia de São Paulo no Melhores Destinos

Comentários para Espaços Culturais em São Paulo

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.