São Paulo
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Espaços Culturais em São Paulo

O dia de domingo está só começando e centenas de pessoas aguardam a apresentação de uma orquestra russa. Todos estão sentados no gramado de frente para o palco. O teatro tem as portas abertas para o jardim, onde famílias, casais e muitos atletas aplaudem o início do show. O cenário é o Parque Ibirapuera e a realidade é dos moradores de São Paulo.

A vida cultural na capital paulista faz parte do dia a dia dos paulistanos. Teatros, museus, cinemas, casas de espetáculos e centros culturais estão espalhados por toda a cidade e são rotineiramente visitados pelos paulistas. E essa maneira leve e cotidiana com que a vida cultural é tratada acaba despertando nos turistas a vontade de fazer parte deste universo tão espetacular.

São Paulo é riquíssima em opções para quem busca atividades culturais. São mais de 110 museus, 180 teatros, 280 salas de cinema e quase 100 centros culturais. O melhor é saber que as temáticas são as mais variadas e os preços são bem camaradas. Grande parte dos museus tem entrada gratuita ou custo de apenas R$ 6. Mesmo os espaços que cobram ingresso oferecem um dia gratuito na semana. Excelente para quem pode se programar e ficar vários dias em São Paulo. Você poderá percorrer várias atrações fantásticas sem gastar quase nada! Afinal, o metrô ainda não é de graça...

Você poderá até tentar visitar todos os espaços destinados à cultura na cidade. Porém, ao chegar no último deles, os anteriores já terão novos acervos, filmes, exposições, peças de teatro e todo um novo repertório. E o melhor de tudo é saber que São Paulo é extremamente mutante. Você poderá voltar várias vezes com a certeza de sempre fazer novas descobertas.

Como São Paulo é muito grande, programar-se para fazer várias atividades em áreas próximas é a melhor maneira de explorar a cidade. Assim não se perde muito tempo em deslocamento e você poderá curtir muito mais! Vejas as principais atividades culturais da cidade divididas por região.

Região da Avenida Paulista

Comece pela região mais movimentada da cidade. A Avenida Paulista é um grande universo a ser descoberto e explorado. Lá você encontrará o Museu de Arte de São Paulo (MASP), um dos mais importantes do país e com uma maravilhosa coleção de arte francesa; o Itaú Cultural, com a surpreendente mostra sobre a arte no Brasil colonial; o Centro Cultural Fiesp e suas exposições itinerantes, peças de teatro e shows gratuitos; a Casa das Rosas, que por si só já é uma obra de arte, mas além disso oferece belos saraus; o Cine Belas Artes e as mostras de cinema alternativo que entram pela madrugada; a megaloja da Livraria Cultura no Conjunto Nacional, onde os clientes são convidados a folhearem livros sentados em confortáveis puffs; e as salas de espetáculos do tradicional Teatro Gazeta. De quebra, ainda será possível apreciar um belo grafite do Kobra, que retrata em muitas cores um gigante Oscar Niemeyer. Os poucos quilômetros da avenida serão capazes de mantê-lo ocupado por vários dias.

Apesar de não estar localizado exatamente na Avenida Paulista, o Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, está a apenas 1,7 km quilômetro da avenida (pelo ponta da Consolação). O percurso a pé passa pelo famoso Cemitério da Consolação, onde lindas esculturas decoram os túmulos. No museu, você verá um acervo absolutamente interativo. Bem pertinho está o Museu de Arte Brasileira da FAAP, com acervo especialmente dedicado à arte nacional, onde estão em exposição trabalhos de artistas como Anita Malfatti e Cândido Portinari. Pela outra ponta da Avenida Paulista, você chegará ao Centro Cultural São Paulo, um espaço destinado à produção de arte e onde um inacreditável telhado verde serve de inspiração para os frequentadores.

Região do Parque Ibirapuera

Ao esgotar a principal avenida da cidade, siga para o Ibirapuera. Ele também é especialista em agregar cultura. É impressionante a qualidade dos espaços que cercam o parque. Comece pelo inusitado acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), que conta também com 30 esculturas no jardim e um lindo grafite dos Gêmeos na fachada; vá até o Museu Afro Brasil e seja surpreendido por um dos mais ricos acervos de São Paulo; torça para ter uma mostra acontecendo no espaço itinerante da Fundação Bienal; aproveite o final de tarde para ver os oito andares do Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP) e a maravilhosa vista para o parque; se a energia permitir, não deixe de pegar um ingresso para as apresentações gratuitas no Auditório Ibirapuera, será uma maneira deliciosa de fechar o dia.    

Região do Centro e da Luz

É hora de seguir para a região do Centro e da Luz! As duas também entram na disputa de ambientes que mais agregam espaços culturais. A grande estrela local é o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde exposições itinerantes atraem milhares de visitantes para o centro de São Paulo e geram filas quilométricas; bem pertinho, visite a Bovespa e veja o pequeno museu sobre a antiga bolsa e a sala do pregão, onde ações eram negociadas aos berros; vá até o belo prédio do Teatro Municipal, que mesmo vivendo dias inglórios, rodeado de abandono, ainda consegue se mostrar majestoso na paisagem; a caminho da Luz, assista a um concerto à luz do dia na Sala São Paulo; siga para a Luz e veja o único acervo do mundo dedicado a uma língua no Museu da Língua Portuguesa; do outro lado da rua, aprecie belas obras e o incrível prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo; dê uma passadinha no Museu de Arte Sacra para ver obras de Aleijadinho e um dos maiores presépios do mundo e feche o círculo no Museu Catavento, especialmente se estiver com crianças! Todos esses espaços estão a poucos minutos de caminhada uns dos outros.

Região do Morumbi e Jardim Europa

Em alguns dos mais nobres bairros da cidade também é possível encontrar várias atrações culturais. Como os bairros não têm acesso por metrô, visitá-los é um pouquinho mais complicado. Mas nada que um ônibus ou táxi não resolva! No Jardim Europa, estão localizados o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) e o Museu da Imagem e do Som (MIS), este famoso por proporcionar exposições que, de tão populares, ganham longas filas entre as mansões do bairro. O Jardim Europa também é recordista em galerias, uma delícia para quem gosta de ver a arte também fora dos museus, especialmente se o interesse é por adquirir uma delas. No bairro do Morumbi, o foco são espaços que mesclam deliciosas áreas verdes a pequenos, porém interessantes, acervos culturais. É o caso do Instituto Lina Bo Bardi e da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Nas redondezas encontra-se também o Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo e onde uma visita guiada apresenta aos visitantes um acervo de arte pouco conhecido.

Região de Pinheiros e Zona Oeste

Alguns espaços culturais fogem do eixo comum, mas nem por isso são menos interessantes. Próximos à Marginal Tietê, o SESC Pompeia e o Memorial da América Latina são grandes complexos destinados à produção artística. Os dois oferecem exposições itinerantes, espetáculos de música, apresentações de teatro e uma grande variedade de agenda cultural. No bairro de Pinheiros, quem chama atenção é o Instituto Tomie Ohtake, onde exposições temporárias revelam novos talentos nacionais e mostras bastante inusitadas e cheias de experimentalismo.

Além dos museus tradicionais, São Paulo é repleta de arte urbana. Andar pela cidade exige constante atenção dos turistas, nunca se sabe quando um enorme grafite dos Gêmeos ou do Kobra aparecerá no caminho. Um dos pontos mais conhecidos entre os fãs de arte urbana é a Vila Madalena, mais especificamente o Beco do Batman. O local é uma verdadeira galeria a céu aberto.

Independente de quantos dias ficar na cidade ou onde estiver hospedado, você sempre encontrará uma excelente programação cultural. Fique atento aos eventos, exposições, peças de teatro e shows que acontecerão quando estiver por lá. A vida cultural de São Paulo nunca para e sempre reserva novidades e maravilhosas surpresas!

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em São Paulo