Compras em São Paulo
São Paulo não decepciona os turistas que buscam fazer algumas compras. A cidade oferece mais de 80 shoppings, 240 mil lojas e 59 ruas de comércio altamente especializados. Opções não vão faltar e certamente você encontrará por lá tudo o que procura. Aliás, São Paulo é famosa por oferecer tudo. Seja lá o que você busca, Sampa será o lugar para achar!
As opções vão desde os mais baratos comércios de rua – com picos de 1 milhão de consumidores por dia – a shoppings destinados a grandes marcas de luxo – que movimentam mais de 4 bilhões de reais por ano. Exatamente por isso, São Paulo agrada a todos os consumidores. As duas ruas mais famosas para compras seguem padrões opostos. Enquanto a 25 de Março é o maior shopping popular na América do Sul, a Oscar Freire é especialista no mercado fashion de alto padrão. O público que anda em cada uma delas é bastante distinto, assim como os preços. Na 25 de Março, as mercadorias – de todos os tipos – cabem em qualquer bolso sendo vendidas em camelôs e lojas populares. Já na Oscar Freire, as vitrines são para poucos endinheirados e até as marcas mais comuns entre os consumidores apresentam lojas conceito com mercadorias exclusivas.
A Rua Augusta está no meio termo do preço e luxo. As lojas apresentam peças exclusivas e muitas delas lançam coleções de novos estilistas. Os preços são bem mais camaradas que a vizinha Oscar Freire. Especialista no mercado de vestuário e um pouco menos popular do que a 25 de Março, a Rua José Paulino costuma agradar a quem busca boa relação custo-benefício. No entanto, muitas lojas vendem apenas no atacado, o que consegue frustrar um pouco os consumidores.
Quem prefere encontrar tudo em um mesmo lugar poderá recorrer às dezenas de shoppings da capital paulista. Entre os espaços destinados a marcas de alto luxo, estão o Shopping Iguatemi, o Cidade Jardim e o JK Iguatemi. Com mix mais diversificado, quem mais atrai os paulistas é o Morumbi Shopping, o Shopping Pátio Higienópolis, o Shopping Ibirapuera e o Shopping Light (único localizado no Centro). Os quatro oferecem um bom conjunto de lojas, capaz de agradar a todos os públicos.
Fora dos ambientes fechados, as feiras de antiguidades também fazem sucesso. As mais procuradas são as da Praça Benedito Calixto e a Feira de Antiguidades do MASP. As duas surpreendem pela variedade de produtos inusitados. Excelentes para quem busca algo único e fora do comum ou de época. Com jeitinho de feira, mas em ambiente fechado, as lojas colaborativas apresentam produtos com bom preço, jeito descolado e muitos ainda são exclusivos. Ótimo para garimpar boas compras! Elas estão espalhadas por toda a cidade.
Quem procura uma compra muito específica poderá ir às ruas especializadas. E em São Paulo tem todo tipo de especialidade! Para antiquários, vá à Rua Cardeal Arcoverde e à Praça Dom Orione. Se a busca é por artigos de festa, além da 25 de Março, um bom ponto é Rua Barão de Duprat. Para discos raros, vá à Galeria do Rock, à Rua 24 de Maio e à Rua 7 de Abril, as duas últimas na República. Para produtos orientais e todo tipo de coisas que jamais pensamos precisar, corra até a Liberdade! Para vestidos de noivas, a pedida é a Rua São Caetano, no Bom Retiro. E se a busca é por um livro difícil de achar, não deixe de visitar a mega loja da Livraria Cultura, na Avenida Paulista, local também de grande concentração de feiras de importados.