Melhores Destinos
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Avenida Paulista

A principal avenida de São Paulo consegue manter o turista entretido por vários dias. Se você estiver na cidade pela primeira vez, talvez nem tenha tempo de sair dos quase 3 km da Avenida Paulista. Por lá, a vida corre em altíssima velocidade e só quem anda devagar são os carros, constantemente presos no engarrafamento. A Paulista é um dos principais pontos turísticos da capital paulista, não só pela sua importância, mas também pela enorme variedade de atrações que oferece.

A Avenida Paulista, inaugurada no final do século XIX, já foi reduto de grandes mansões de barões do café. Hoje, pouco sobrou daquele tempo e as ruas são dominadas por arranha-céus empresariais, espaços culturais, centros comerciais, parques e muitos bares e restaurantes. Na Avenida Paulista, a vida pulsa intensamente. Não importa a hora em que você tente percorrê-la, ela nunca estará vazia. Você ainda arrisca cruzar com uma grande manifestação, um show ou até uma maratona. Ela é um dos pontos mais seguros da cidade para passear, por isso, aproveite!

Você poderá percorrer a Paulista de ponta a ponta. Há uma boa atração em todos os quarteirões. A variedade de espaços culturais impressiona. São muitos museus, teatros, cinemas, salas de exposição e grandes livrarias à disposição dos visitantes. Para conhecer os principais, serão necessários dois dias. Comece pelo Museu de Arte de São Paulo (MASP), siga para o Centro Cultural Fiesp, Itaú Cultural e pare para um café na Casa das Rosas (uma das poucas casas originais remanescentes). Ganhe alguns minutos folheando livros na Livraria Cultura do Conjunto Nacional ou na FNAC. Depois, pegue uma sessão de cinema no Cine Belas Artes ou uma apresentação no Teatro Gazeta. Atividades não faltam!

Enquanto caminha pela rua, fique atento às lojas e shoppings nos prédios, especialmente o Shopping Center 3, Shopping Pátio Paulista e os vários comércios populares de produtos importados. Há ainda barraquinhas com roupas,  produtos artesanais e a famosa feira de antiguidades do MASP. Para descansar do burburinho, aproveite o contato com a natureza no Parque Trianon.

A Paulista oferece muitas opções de restaurantes e bares para o happy hour, porém a maioria das opções está nas ruas paralelas à avenida. Por isso, ao avistar o grande grafite do Kobra que retrata o arquiteto Oscar Niemeyer, desça para percorrer as próximas avenidas. Você descobrirá um mundo ainda maior de atrações. E se quiser estender o passeio até mais tarde, não deixe de ir para a Rua Augusta ou para um lanche de madrugada na Bella Paulista.

A melhor maneira de circular pela avenida é a pé e, mais recentemente, de bike! Sim! A Avenida Paulista finalmente ganhou uma ciclovia e agora pode ser visitada sob duas rodas. O passeio é incrível! Há ainda quatro estações de metrô na Paulista: Brigadeiro, Trianon-MASP e Consolação - Linha 2 Verde e Paulista - Linha 4 Amarela. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em São Paulo

Avenida Paulista

Av. Paulista
São Paulo