Onde comer no Jalapão

O Jalapão é uma região ainda isolada e pouco explorada do Tocantins, o que limita a oferta de restaurantes para os viajantes. Quem visita o Jalapão deve ter em mente que não há grandes estabelecimentos, cardápios luxuosos ou pratos altamente elaborados. O que prevalece no Jalapão é o maravilhoso tempero caseiro dos moradores, que muitas vezes abrem as portas da própria casa para os viajantes e servem o melhor da culinária local. 

Os atrativos do Jalapão estão quase sempre distantes das cidades que compõem a região, por isso é comum que nos atrativos — como fervedouros e cachoeiras — haja pequenos restaurantes improvisados. Sob cabanas de palha são servidas refeições com preços entre R$ 20 e R$ 35, onde se pode comer à vontade. No geral, o cardápio é bastante familiar ao paladar. São servidos arroz, feijão, farofa, macarrão, frango (às vezes caipira), pratos com carne, peixe frito (da região), mandioca e batata, sempre acompanhados de alguns legumes e verduras (quase nunca há folhas frescas porque a oferta de hortifruti é bem limitada). Entre os restaurantes das atrações, os destaques são o do Fervedouro Bela Vista e da Cachoeira das Araras, os dois com pratos deliciosos e bem temperados, com opções como estrogonofe de legumes na moranga e a costela na brasa.

Cachoeira-da-arara  

Além dos atrativos que oferecem restaurantes, as pousadas também costumam servir refeições, especialmente as que estão mais afastadas da cidade. O café da manhã é sempre incluído na diária e é servido com pães, queijos, presunto, bolos, biscoitos e frutas. Tudo bem simples. O jantar costuma seguir o mesmo cardápio dos restaurantes próximos às atrações e o sistema é sempre de preço fixo para comer à vontade.

É importante dizer que os turistas que optarem por viajar com empresas de turismo não terão muito para onde fugir. Os restaurantes já estarão escolhidos (e quase sempre já incluídos no pacote) e normalmente não há outras opções nas proximidades para variar o cardápio. A exceção são os restaurantes dentro das cidades, onde há mais de uma opção. Para quem viaja sozinho, é importante ficar alerta! Muitos atrativos oferecem comida apenas sob encomenda dos grupos. Caso esteja percorrendo o Jalapão por conta própria, tenha sempre no carro um lanche ou opção para refeição em caso de emergência. 

Cachoeira-da-arara  

Nas cidades principais do Jalapão, como Ponte Alta, Mateiros e São Félix, há oferta de alguns bares e restaurantes. Não será um problema encontrar locais para as refeições, porém fique atento aos horários! Os restaurantes não permanecem abertos até muito tarde. O melhor é garantir a refeição e perguntar previamente sobre o horário de funcionamento para não passar aperto. 

Para os passeios, é aconselhável ter sempre à mão lanches rápidos, como frutas e barras de cereais. Algumas empresas de turismo oferecem lanches à bordo, ou seja, para serem consumidos no carro entre as refeições. Consulte antes a empresa para ter certeza se há ou não o lanche. Caso não haja, leve algumas opções. 

Fervedouro-do-rio-sono  

Onde comer em Palmas

Palmas tem boas opções de restaurantes para quem vai passar alguns dias na cidade. Para aliar peixe frito e cerveja gelada a um belo visual, vale investir em refeições na Praia da Graciosa ou na Praia do Prata, onde a pedida é curtir o pôr do sol em um dos quiosques à beira do Lago de Palmas. Se a vontade for de experimentar um pouco da culinária regional, procure o Restaurante Cabana do Lago e o Tabu. Para comer churrasco com fartura, vale conferir a Churrascaria Portal do Sul e o Espetos Pôr do Sol. Mas se você voltar do Jalapão com vontade de experimentar algo mais refinado, tente o Quadra Contemporânea ou o Restaurante Palazzo. 

Tudo que você precisa saber sobre Jalapão!

Esse texto sobre Onde comer no Jalapão faz parte do guia de Jalapão no Melhores Destinos

Comentários para Onde comer no Jalapão

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.