Melhores Destinos
Jalapão
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Fervedouros do Jalapão

A reação dos turistas ao entrarem pela primeira em um fervedouro é quase sempre uma grande e deliciosa gargalhada. Impossível não abrir um largo sorriso ao perceber que se está flutuando em uma piscina de água natural sobre uma potente nascente. E quando falamos em flutuar, queremos dizer que você pode até tentar, mas não conseguirá afundar. A pressão exercida pela água que jorra do lençol freático para a nascente é capaz de manter as pessoas em flutuação constante, sem nenhum esforço. Poderíamos comparar o fenômeno ao Mar Morto, por exemplo, mas não seria justo. A leveza com que se flutua no Jalapão é incomparável. Sinta-se à vontade e sente-se na água, literalmente, para curtir o momento.

Fervedouro-bela-vista 

No Jalapão, há fervedouros de vários tamanhos, formatos, cores de água e intensidade de flutuação. Estima-se que haja mais de vinte em toda a região, mas atualmente apenas oito estão abertos à visitação. Todos eles estão localizados em áreas particulares ao longo da TO-110, estrada que liga Mateiros a São Félix. O ingresso, por pessoa, varia entre R$ 10 e R$ 25 reais. Cada fervedouro tem uma capacidade específica para visitantes, sendo permitido nadar ao mesmo tempo entre quatro e dez pessoas. E como a capacidade de visitação é baixa, o ideal é fugir de agências com grupos grandes e também de feriados prolongados para não ter que esperar na fila até experimentar um “mergulho” no fervedouro. É uma experiência muito especial para ser vivida de maneira corrida.

Fervedouro-bela-vista 

O mais famoso fervedouro, e o primeiro a ser descoberto, é o Fervedouro do Ceiça, com um poço de água transparente em meio a bananeiras, o cenário faz com que esse seja um dos lugares mais espetaculares do Jalapão. Já o Fervedouro Bela Vista é considerado por muitos o mais belo da região. O grande poço redondo, com 15 metros de diâmetro e água extremamente azul, não deixa dúvidas do motivo do título. Bem parecido com o Bela Vista, porém com água em tons de verde, o Fervedouro do Alecrim também oferece um delicioso poço para flutuação. Já o Fervedouro do Encontro das Águas se destaca pela enorme potência da nascente, que faz com ele seja o mais forte do Jalapão. O tamanho reduzido (com capacidade para apenas quatro pessoas) não diminui a diversão de flutuar intensamente. O diferencial do Fervedouro do Buritizinho é a água extremamente transparente e azul, o que permite lindas fotos! Enquanto o Fervedouro dos Buritis e Fervedouro do Rio Sono têm lindos poços de água decorados por buritis. Mais regional impossível!

Fervedouro-do-ceica 

O Fervedouro da Korubo é o único que não permite visitação a todos os turistas. O espaço é aberto apenas a quem está acampando com a Agência Korubo, por isso, para completar o circuito dos fervedouros, será necessário fazer ao menos uma viagem com eles. A questão é que a Korubo leva os turistas apenas a esse fervedouro. Sendo assim, se você deseja ver mais de um fervedouro, o ideal é ir ao Jalapão com as agências que fazem um roteiro mais completo.

Fervedouro-da-korubo 

Os fervedouros são fenômenos naturais muito sensíveis e por isso há algumas regras que devem ser seguidas na hora da visita, entre elas: não pisar na borda do poço e evitar o uso de repelente e protetor solar no mergulho. Atualmente os fervedouros são abertos ao público e não há regularização para o turismo sustentável na região. Acredita-se que em pouco tempo o Jalapão passe por um processo similar ao que aconteceu em Bonito, onde os atrativos têm acesso controlado para não prejudicar o meio ambiente. Enquanto isso, seja um turista consciente e preserve o local o máximo possível. 

Fervedouro-dos-buritis