Pontos turísticos do Jalapão
Entre dunas douradas a surpreendentes fervedouros, o Jalapão oferece pontos turísticos e atrações espetaculares em meio à natureza do Tocantins. As principais atrações turísticas do Jalapão estão concentradas próximas às cidades de Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins, roteiro circular que tem início e final na cidade de Palmas, capital do estado. Diferente do que se imagina, grande parte dos pontos turísticos da região estão localizados em áreas particulares, e não dentro do Parque Estadual do Jalapão. Aliás, a região do Jalapão é bem maior que o parque em si. Prepare-se para ver cenários realmente deslumbrantes por lá.
Para percorrer a maior parte dos atrativos locais, serão necessários, no mínimo, cinco dias inteiros na região. Porém a boa notícia é que com apenas dois dias já será possível sentir um gostinho das belezas locais. Tenha em mente que quanto mais tempo disponível tiver, mais pontos turísticos serão visitados. Para ter certeza de conhecer tudo o que deseja, dê preferência às agências que fazem o circuito passando pelas cidades de Mateiros, Ponte Alta e São Félix, onde estão as atrações mais procuradas do Jalapão. É claro que o gosto de cada um dos viajantes varia e uma atração mais conhecida pode não ser necessariamente a mais interessante para você. Exatamente por isso é importante saber quais são os principais atrativos e assim decidir entre eles as prioridades durante a viagem.
As Dunas do Jalapão são o carro-chefe da região e destino obrigatório em todos os roteiros oferecidos pelas agências. O mesmo acontece com a Cachoeira do Formiga e a Cachoeira da Velha, as duas principais quedas d’água da região. E quem visita a Cachoeira da Velha obrigatoriamente dará um mergulho nas águas puríssimas da Prainha do Rio Novo, uma das mais belas à margem deste rio de água potável. Para fechar esse roteiro básico, só falta um mergulho nos fervedouros. E como há oito deles abertos à visitação, a escolha varia entre as agências. Para quem quer ir direto ao mais bonito, recomendamos o Fervedouro Bela Vista. Já para conhecer o mais famoso, a pedida é o Fervedouro do Ceiça. Todas essas atrações, que são as principais do Jalapão, podem ser visitadas em um roteiro de dois dias. Será bem corrido e a saída de Palmas precisa ser bem cedo, mas dá certo!
Quem tiver mais tempo no Jalapão ou escolher um roteiro mais longo com as agências terá a oportunidade de conhecer outros pontos turísticos. Uma das principais diferenças entre quem visita o Jalapão em dois dias e quem opta por permanecer mais tempo é a variedade de fervedouros que serão visitados. Sim! Eles são as estrelas da região e um fenômeno único que acontece apenas no Jalapão. Sendo assim, ao olhar o roteiro da agência, dê valor à quantidade de fervedouros que serão visitados. A depender do pacote escolhido, é possível conhecer entre seis e sete fervedouros e, acredite, eles são diferentes um do outro e sempre espetaculares!
O Fervedouro Bela Vista e o Fervedouro do Ceiça podem até ser mais famosos e realmente mais belos, porém cada um deles tem uma característica especial. Não perca a chance de também conhecer o Fervedouro do Rio Sono, Fervedouro do Encontro das Águas (o mais forte do Jalapão), Fervedouro dos Buritis, Fervedouro do Alecrim, Fervedouro do Buritizinho (com a água mais transparente) e Fervedouro da Korubo (exclusivo de quem viaja com a Korubo).
E diante do calor intenso que faz no Jalapão, nada como investir em atrações que envolvem mergulhos, por isso, fique atento às deliciosas praias à beira do Rio Novo e também às várias cachoeiras no caminho. As duas principais são a Cachoeira da Velha e a Cachoeira do Formiga, mas há outra belas paradas para banho, como a Cachoeira do Rio Soninho, Cachoeira das Araras, Cachoeira da Roncadeira, Cachoeira do Escorrega Macaco e a Cachoeira do Lajeado. Sem falar no lindo cenário dos paredões do Cânion do Sussuapara, onde também há uma pequena queda d’água para banho.
Para fechar a viagem, experimente curtir o nascer e o pôr do sol em pontos estratégicos do Jalapão. Uma boa pedida para começar o dia é a trilha que sobe a Serra do Espírito Santo, de onde se tem uma linda vista para a região. Já para o pôr do sol, o melhor é subir as dunas que ganham tons de dourado e a Pedra Furada, onde os raios de luz do final da tarde formam cenários deslumbrantes em meio aos buracos formados pelo vento nas rochas de arenito.
Para ver todas as atrações sugeridas neste post, serão necessários seis dias inteiros no Jalapão. O mais comum entre os roteiros longos oferecidos pelas agências são cinco dias inteiros no Jalapão, por isso alguns pontos turísticos ficarão de fora. As agências que oferecem passeios para grupos menores aceitam montar roteiros particulares, o que facilita na hora de escolher as atrações prediletas para visitar. Vale negociar para montar um roteiro personalizado. Para quem pretende viajar por conta própria, a dica é não tentar visitar muitas atrações por dia. A sinalização nas estradas é precária e o tempo de deslocamento pode ser bem maior que o calculado. Prefira, nesse caso, contratar um guia particular. Lembre-se de que o Jalapão é lugar para relaxar e curtir a natureza, e não para ficar preso a problemas. Prefira curtir com calma para aproveitar tudo o que a região tem a oferecer.
As 7 atividades preferidas dos turistas em Jalapão
- Ilha do Bananal e Parque do Cantão em 3 dias
- Tour pelo Parque Estadual do Jalapão
- Tour de 2 ou 4 dias pelas Serras Gerais
- Tour de 4 ou 5 dias pelo Parque Nacional da Chapada das Mesas
- Passeio de catamarã pelo lago de Palmas com degustação gastronômica
- Tour de 12 dias pelo Tocantins
- Ilha do Bananal e Parque do Cantão em 5 dias