Cachoeira da Velha

0 avaliação
0% recomendam
0

A Cachoeira da Velha é uma das principais atrações localizadas dentro do Parque Estadual do Jalapão e a maior cachoeira da região. A potência dessa queda d'água oferece espetáculo grandioso para os turistas, que podem chegar bem perto seguindo pela plataforma de madeira construída especialmente para observação da paisagem. Apesar de muito eficiente, a plataforma não permite ver toda a cachoeira, que é formada por dois semicírculos, um de costas para o outro. São 100 metros de largura e 15 metros de queda. Destaque para a árvore que cresce em meio à cachoeira, no paredão que separa as duas quedas. Os turistas que visitam o local apenas pela plataforma enxergam somente uma das quedas.

O banho nas quedas d’água com acesso pela plataforma não é permitido, até porque a força da água é muito grande. Para quem deseja chegar mais perto da cachoeira, vê-la por completo e curtir mais intensamente, o recomendado é fazer um rafting, que chega aos pés do véu que não pode ser visto da plataforma (e é o lado mais belo da cachoeira). A Cachoeira da Velha recebe as águas do Rio Novo, um dos maiores rios de água potável do mundo. O acesso é gratuito e o carro chega à beira da plataforma, o que facilita para todos os turistas.

Rafting na Cachoeira da Velha

Sem dúvida, esta é uma das melhores atividades para se fazer no Jalapão. O rafting na Cachoeira da Velha é emocionante e permite sentir a potência de suas águas bem de perto. O treinamento começa às margens do Rio Novo, onde os visitantes recebem todas as instruções de comando e segurança. Os turistas então atravessam o rio no bote e do outro lado da margem seguem por uma pequena trilha a pé, onde pegam novamente o bote para começar o rafting aos pés da queda d’água. O lado da cachoeira de onde sai o rafting não pode ser visto da passarela, por isso é um visual exclusivo de quem se aventura nas corredeiras.

Antes de começar a descida, os turistas remam até os pés do véu de água, onde descem do bote e podem passar por trás das cachoeiras. Depois de curtir a cachoeira bem de perto, todos seguem de volta para o bote. Essa é hora que começa a descida! As corredeiras têm nível três e quatro de dificuldade. Ótimas para aliar emoção com segurança. A descida demora por volta de quinze minutos e o final do passeio é na Prainha do Rio Novo, onde é possível curtir a calmaria e um banho de rio para relaxar. Não é preciso ser experiente ou saber nadar para fazer o rafting. Todos os participantes descem equipados com colete salva-vidas e capacete para segurança durante a atividade.

O rafting pelo Rio Novo, saindo da Cachoeira da Velha, precisa ser agendado com a empresa Novaventura, única a operar no Jalapão. O custo é de R$ 170 e o passeio pode ser agendado diretamente com a empresa ou por intermédio da agência de turismo contratada para o tour no Jalapão. A Novaventura oferece outras modalidade de rafting no Jalapão além da Cachoeira do Rio Novo. 

Acesso pela TO-255, no acesso ao Rio Novo., Mateiros - TO

Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha Cachoeira-da-velha
Avalie Cachoeira da Velha