Como chegar ao Jalapão

A região do Jalapão está localizada no extremo leste do estado do Tocantins, a 300 km da capital Palmas, principal porta de entrada para quem chega de todo o país em busca das belezas da região. O Aeroporto de Palmas (PMW) é o mais próximo do Jalapão e recebe voos diretos apenas das cidades de São Paulo, Brasília e Goiânia. Quem chega de outras regiões do Brasil terá que fazer ao menos uma conexão para chegar à capital do Tocantins. Também é possível chegar a Palmas por via terrestre, com ônibus interestadual ou de carro. A partir de Palmas, será necessário botar o pé na estrada rumo ao Jalapão. E já podemos adiantar que as estradas do Jalapão exigem veículos com tração mas quatro rodas. Por isso, a maneira mais comum para chegar ao Jalapão é contratar agências de viagem, que operam na região com veículos 4x4. Veja mais em como se locomover pelo Jalapão.

Não há aeroportos para voos comerciais no Jalapão e a única maneira de chegar à região é por via terrestre. O asfalto, a partir de Palmas, vai até Ponte Alta do Tocantins, de onde o trajeto segue em estrada de terra ou areia, o que torna um veículo com tração nas quatro rodas indispensável para chegar às atrações. Para quem vai viajar com uma agência, tour contratado, guia particular ou transfer, não há com o que se preocupar. Os motoristas e guias são experientes nas estradas do Jalapão e dificilmente haverá problema no trajeto. Todos operam com veículos 4x4.

Jalapao  

Para os turistas que desejam ir ao Jalapão por conta própria, a atenção precisa ser redobrada, isso porque as estradas da região são muito difíceis. O terreno arenoso costuma ser traiçoeiro e motoristas pouco experientes na região ou em veículos 4x4 correm grande risco de atolar, principalmente na época da seca, quando o terreno se torna ainda mais fofo. A principal via de acesso para o Jalapão, a partir de Palmas, é a TO-030 até Santa Tereza do Tocantins, e depois a TO-130 até Ponte Alta. O trajeto de Palmas até Ponte Alta é todo asfaltado, depois segue em pista de terra e areia. Para quem vai até Mateiros, a viagem continua pela TO-255.

É importante deixar claro que a região do Jalapão tem diversos trechos desertos, sem sinal de celular ou socorro próximo. Se você não é um motorista muito experiente em estradas de areia, não recomendamos a viagem por conta própria ao Jalapão. Se você decidir encarar o desafio, lembre-se de ter disponíveis mapas off-line, já que a região é muito mal sinalizada.

O Jalapão é formado por vários municípios, entre eles Novo Acordo e Ponte Alta do Tocantins, principais portas de entrada para quem viaja de carro a partir de Palmas; Mateiros, cidade base para grande parte das atrações; e São Félix do Tocantins, cidade de saída para quem faz o percurso circular do Jalapão. As atrações mais visitadas do Parque Estadual do Jalapão (localizado dentro da região do Jalapão) estão mais próximas às cidades de Mateiros e São Félix, por isso essas são as cidades escolhidas por grande parte dos turistas para chegar ao Jalapão. Podemos garantir, no entanto, que há boas atrações em vários municípios da região. Veja mais sobre os pontos turísticos do Jalapão.

Tudo que você precisa saber sobre Jalapão!

Esse texto sobre Como chegar ao Jalapão faz parte do guia de Jalapão no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar ao Jalapão

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.