Compras no Jalapão

Capim dourado

O mesmo cerrado que proporciona espetaculares cenários para os viajantes também é fonte do capim dourado, uma das maiores riquezas do Jalapão. O capim, que nasce naturalmente em meio à vegetação do Tocantins, é usado pela população local na produção de artesanatos, objetos de decoração, bijuterias, chapéus, bolsas e outros artigos. A cor, dourada intensa, é natural da planta e não recebe nenhum tipo de tratamento para ganhar esse tom. Um espetáculo que nasce da união do cerrado e das mãos dos artesãos, muitos deles de origem quilombola.

A colheita do capim dourado acontece a partir do mês de setembro, quando ele está no auge da cor e vai até novembro. O capim cresce de forma natural em meio às veredas e a colheita é controlada para que a planta não se torne escassa na região. A produção das peças acontece durante todo o ano e é possível comprar os objetos em lojinhas por todo o Jalapão. O povoado mais tradicional para quem deseja conhecer sobre a história do capim dourado é a comunidade do Mumbuca, em Mateiros, onde surgiu o artesanato. As peças têm valores a partir de R$ 10, mas podem chegar facilmente a R$ 200, a depender do tamanho e tipo de trabalho. Caso deseje investir em vários produtos, é importante lembrar de levar dinheiro em espécie. Quase nunca os artesãos aceitam pagamento em cartão. 

Jalapao  

Outras compras

As cidades que formam o Jalapão são bem pequenas e não oferecem grandes comércios. No geral, há pequenos mercadinhos, farmácias com produtos bem limitados e lojas muito simples. O que há é suficiente para suprir necessidades básicas, porém para compras maiores será necessário recorrer à cidade de Palmas. Nas estradas do Jalapão, há poucas opções de comércio e, quase sempre, as lojas estão no centro das cidades que fazem parte da região, como Mateiros, Ponte Alta e São Félix. No percurso entre elas, há alguns povoados que oferecem lojinhas para necessidades básicas, mas não conte com isso para emergências.  

Quem estiver com visita marcada para o Jalapão e precisar fazer alguma compra grande ou de item específico o ideal é resolver tudo ainda em Palmas, onde há grandes supermercados e shopping center. O maior centro comercial da cidade é o Capim Dourado Shopping, onde há redes como Lojas Americana, Renner, C&A, Centauro e outras. Próximo à Praça dos Girassóis, há boa variedade de comércio. 

Nos shoppings de Palmas, também é possível encontrar produtos de capim dourado à venda. Caso não consiga comprar no Jalapão, será possível recorrer a uma das lojas da capital. Tenha em mente que o preço pode ser um pouco mais alto. Para ter certeza de estar comprando um produto original das artesãs do Jalapão, escolha os que são feitos de capim dourado e trançados pela seda do buriti, de coloração mais clara. Não deixe de levar uma lembrança do Jalapão para casa.  

Tudo que você precisa saber sobre Jalapão!

Esse texto sobre Compras no Jalapão faz parte do guia de Jalapão no Melhores Destinos

Comentários para Compras no Jalapão

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.