Quando ir ao Jalapão

O Jalapão é destino para ser visitado durante todo o ano, porém há dois períodos bem distintos que podem influenciar na decisão da melhor data para viajar: a estação seca, que vai de maio a setembro, e a estação chuvosa, de outubro a abril. O calor é constante na região e, mesmo durante o período de chuvas, o sol não deixa de aparecer. A variação de temperatura durante o ano é pequena, sendo a máxima entre 30°C e 34°C e mínima entre 15°C e 20°C. A temperatura da água dos fervedouros e cachoeiras é sempre agradável e um alento no intenso calor do Tocantins.  

A região do Jalapão ainda não oferece uma boa infraestrutura e muitos pontos turísticos — como os fervedouros — têm limite de visitantes. Para evitar pegar fila e esperar demais para conhecer uma atração, fuja dos feriados prolongados e férias escolares, quando os grupos são maiores e o excesso de turistas atrapalha um pouco os passeios. O número de pousadas nas cidades de apoio também é bem limitado. Caso viaje nos feriados e por conta própria, não deixe de fazer a reserva com antecedência.

Cachoeira-da-velha  

Estação seca - de maio a setembro

A estação seca do Jalapão vai dos meses de maio a setembro. Nesse período, os dias são quentes e as noites têm temperaturas amenas. As chuvas são bem escassas e quanto mais perto do mês de setembro, mais seco estará o ar. O mês de maio é o melhor período para visitar o Jalapão, quando a umidade ainda está alta, quase não há chuvas e a vegetação ainda está verde. À medida que a seca avança, a baixa umidade se torna incômoda, especialmente para quem mora em regiões úmidas do país. Para compensar, quanto mais seco, mais lindo o pôr do sol. Julho é o mês com menor incidência de chuva e também o período auge da florada dos ipês. Setembro marca a transição da seca para as chuvas e o início da colheita do capim dourado.

Diferente do que acontece em muitos destinos, a estação seca é a mais difícil para quem pretende enfrentar as estradas do Jalapão por conta própria. O terreno arenoso se torna uma armadilha para motoristas pouco experientes em veículos com tração nas quatro rodas e é comum os carros atolarem nas estradas de areia fofa. Com chuva, o terreno fica mais compacto, o que facilita a circulação dos 4x4. 

Pedra-furada  

Estação chuvosa - de outubro a abril

As chuvas no Jalapão começam entre setembro e outubro e atingem o auge no mês de janeiro, quando o índice pluviométrico na cidade de Mateiros chega a 225 mm, contra zero em julho (mês mais seco). A estação chuvosa tem temperaturas semelhantes à da seca, contudo o ato de respirar é um pouco mais confortável devido à alta umidade. O lado ruim da estação chuvosa é óbvio: o tempo ruim pode atrapalhar os passeios em cachoeiras, a subida na trilha da Serra do Espírito Santo e dificulta ver um belo pôr do sol, um dos maiores espetáculos do Jalapão.

Para quem pretende viajar por conta própria, a estação chuvosa é a mais indicada, isso porque as estradas de areia ficam mais compactadas, o que ajuda a locomoção de motoristas pouco experientes em 4x4. Ainda que seja mais fácil, não recomendamos ir ao Jalapão dirigindo por conta própria (salvo motoristas muito experientes em trajetos de areia).

Dunas-do-jalapao  

Veja as médias anuais* na ordem de temperatura mínima, temperatura máxima e índice pluviométrico:  

  • Janeiro - 19.2°C / 30.1°C / 225 mm 
  • Fevereiro - 19.4°C / 30.2°C / 217 mm 
  • Março - 19.8°C / 30.2°C / 188 mm 
  • Abril - 18.9°C / 30.8°C / 128 mm 
  • Maio - 17.4°C / 31.4°C / 25 mm 
  • Junho - 15.6°C / 31.7°C / 4 mm 
  • Julho - 15.6°C / 32.5°C / 0 mm 
  • Agosto - 16.9°C / 33.6°C / 2 mm 
  • Setembro - 18.6°C / 33.9°C / 28 mm 
  • Outubro - 19.4°C / 32.5°C / 108 mm 
  • Novembro - 19.5°C / 30.8°C / 186 mm 
  • Dezembro - 19.2°C / 30.6°C / 217 mm 

Meses menos chuvosos: Maio a setembro.

Meses mais chuvosos: Novembro a abril. 

*Com dados do Climate Data Org

Tudo que você precisa saber sobre Jalapão!

Esse texto sobre Quando ir ao Jalapão faz parte do guia de Jalapão no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir ao Jalapão

  • Fdx2v Marcelo Lins há 1 ano

    Fui em setembro e foi maravilhoso. Sol o dia inteiro, temperatura ótima, muitos cajus pelas estradas. Importante levar repelente, pois os mosquitos atacam a noite. O entorno de Ponte Alta do Tocantins não requer 4x4, dá para ir de carro normal no Soninho e Fumaça. Precisa mesmo de 4x4 entre Ponte Alta e Mateiros, mas a estrada é relativamente boa, nada de radical. Fui numa Frontier e não tive problema algum. Ao sair desta estrada principal, as estradas secundárias são piores, exigindo mais cuidado. Não vejo problema algum em ir dirigindo (desde que seja 4x4), mas é bom levar uma pá caso atole nas areias de lá. E uma dica importante: caso não queira retornar a Palmas, é possível sair para a Bahia via Mateiros. A partir de uns 30, 40 km após Mateiros, já existem fazendas de algodão onde é possível pedir orientação. Economizei mais de 500km para ir do Jalapão até a Chapada Diamantina por este caminho.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.