Jalapão
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Quando ir ao Jalapão

O Jalapão é destino para ser visitado durante todo o ano, porém há dois períodos bem distintos que podem influenciar na decisão da melhor data para viajar: a estação seca, que vai de maio a setembro, e a estação chuvosa, de outubro a abril. O calor é constante na região e, mesmo durante o período de chuvas, o sol não deixa de aparecer. A variação de temperatura durante o ano é pequena, sendo a máxima entre 30°C e 34°C e mínima entre 15°C e 20°C. A temperatura da água dos fervedouros e cachoeiras é sempre agradável e um alento no intenso calor do Tocantins.  

A região do Jalapão ainda não oferece uma boa infraestrutura e muitos pontos turísticos — como os fervedouros — têm limite de visitantes. Para evitar pegar fila e esperar demais para conhecer uma atração, fuja dos feriados prolongados e férias escolares, quando os grupos são maiores e o excesso de turistas atrapalha um pouco os passeios. O número de pousadas nas cidades de apoio também é bem limitado. Caso viaje nos feriados e por conta própria, não deixe de fazer a reserva com antecedência.

Cachoeira-da-velha 

Melhor época para ir ao Jalapão

A melhor época para visitar o Jalapão é de maio a julho, quando a região está na período de clima seco, porém a baixa umidade ainda não está incômoda. A vegetação estará verde, as cachoeiras com bom volume de água e o pôr do sol será maravilhoso. Com a proximidade do final da seca, entre agosto e setembro, a baixa umidade do ar pode deixar o ambiente mais desconfortável e a vegetação já terá perdido o verde. A vantagem do final da seca é o entardecer, que fica ainda mais lindo a cada dia.

Jalapao 

Estação seca - de maio a setembro

A estação seca do Jalapão vai dos meses de maio a setembro. Nesse período, os dias são quentes e as noites têm temperaturas amenas. As chuvas são bem escassas e quanto mais perto do mês de setembro, mais seco estará o ar. O mês de maio é o melhor período para visitar o Jalapão. À medida que a seca avança, a baixa umidade se torna incômoda, especialmente para quem mora em regiões úmidas do país. Para compensar, quanto mais seco, mais lindo o pôr do sol. Julho é o mês com menor incidência de chuva e também o período auge da florada dos ipês. Setembro marca a transição da seca para as chuvas e o início da colheita do capim dourado.

Diferente do que acontece em muitos destinos, a estação seca é a mais difícil para quem pretende enfrentar as estradas do Jalapão por conta própria. O terreno arenoso se torna uma armadilha para motoristas pouco experientes em veículos com tração nas quatro rodas e é comum os carros atolarem nas estradas de areia fofa. Com chuva, o terreno fica mais compacto, o que facilita a circulação dos 4x4. 

Jalapao 

Estação chuvosa - de outubro a abril

As chuvas no Jalapão começam entre setembro e outubro e atingem o auge no mês de janeiro, quando o índice pluviométrico na cidade de Mateiros chega a 225 mm, contra zero em julho (mês mais seco). A estação chuvosa tem temperaturas semelhantes à da seca, contudo o ato de respirar é um pouco mais confortável devido à alta umidade. O lado ruim da estação chuvosa é óbvio: o tempo ruim pode atrapalhar os passeios em cachoeiras, a subida na trilha da Serra do Espírito Santo e dificulta ver um belo pôr do sol, um dos maiores espetáculos do Jalapão.

Para quem pretende viajar por conta própria, a estação chuvosa é a mais indicada, isso porque as estradas de areia ficam mais compactadas, o que ajuda a locomoção de motoristas pouco experientes em 4x4. Ainda que seja mais fácil, não recomendamos ir ao Jalapão dirigindo por conta própria (salvo motoristas muito experientes em trajetos de areia).

Dunas-do-jalapao 

*Com dados do Climatempo.