Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Serra do Espírito Santo

A Serra do Espírito Santo é uma das mais emblemáticas paisagens do Jalapão. O longo e reto platô de arenito é seguido pela formação em pirâmide em uma das pontas, uma silhueta inconfundível e que se tornou marca registrada da região. A Serra do Espírito Santo está localizada ao lado das Dunas do Jalapão e é considerada a responsável pela formação do parque de areia. A rocha sofre de maneira perfeita a ação do vento que faz com que todo o material da erosão seja depositado no mesmo lugar, formando assim as dunas. Um fenômeno único no cerrado brasileiro.

Além de ser um belo cenário para quem está na estrada, a Serra do Espírito Santo também é uma das mais atraentes e belas trilhas do Jalapão. Em pouco tempo, mas com algum esforço, é possível chegar ao topo da serra e ver a imensidão da região no alto do chapadão. A partir do estacionamento dos carros, a trilha demora, em média, 50 minutos até o topo do primeiro mirante e mais meia hora até o segundo.

A subida inicial é a parte mais difícil. O paredão íngreme tem o equivalente a 83 andares e exige esforço físico e um bom par de joelhos dos viajantes. Durante o trajeto, há vários bancos que servem de apoio para tomar um ar e seguir o trajeto. Logo no final da subida, já estará o principal mirante da Serra do Espírito Santo, de onde se observa o nascer do sol. A partir desse mirante, são mais 3 km de caminhada até chegar ao segundo ponto de observação, de onde se pode ver as Dunas do Jalapão. O trajeto total, ida e volta, tem 7 km e duração média de três a quatro horas, contando o tempo de parada para fotos e observação de nascer ou pôr do sol.

O melhor horário para subir a Serra do Espírito Santo é no início da manhã, para observar o nascer do sol. O trajeto começa ainda de madrugada, quando a noite torna o esforço da subida menos doloroso. A saída das pousadas costuma acontecer às 4h da manhã e a subida se inicia às 5h. O tempo é suficiente para chegar junto com os primeiros raios de sol. No topo, não deixe de registrar cada momento na memória. Deixe a câmera um pouco de lado e curta a beleza e intensidade do momento.

Para a subida, é importante estar com calçado fechado, preferencialmente bota de trilha, lanterna, lanche e muita água. A descida já acontece de dia e o calor pode ser bem intenso. A trilha não é recomendada para pessoas com dificuldade de locomoção ou preparo físico ruim. Apesar de bem curta, ela exige um pouco do viajante. O custo da trilha guiada nem sempre está incluído no pacote das agências. Verifique antes se o passeio faz parte do roteiro ou se será oferecido a um custo extra. O passeio tem valor médio de R$ 100 por pessoa. 

O início da trilha está na lateral da Serra do Espírito Santo, mesma estrada de acesso às dunas. Siga adiante e fique atento às placas à margem esquerda da TO-255. 


Serra do Espírito Santo

TO-255
Mateiros