Dunas do Jalapão

1 avaliação
100% recomendam
10,0

O intenso dourado toma conta das Dunas do Jalapão ao pôr do sol. A areia ganha nova tonalidade e leva ainda mais beleza ao lugar. Em meio ao cerrado, o fenômeno único ajudou a dar fama ao Parque Estadual do Jalapão. A cada final de tarde, o espetáculo reforça que a beleza local é mesmo inesgotável.

As Dunas do Jalapão são visita obrigatória para quem viajar pela região. O conjunto de dunas é formado pela erosão das rochas de arenito que formam a Serra do Espírito Santo. Com a ação do vento e uma conjunção perfeita de fatores, a areia é depositada sempre no mesmo local, dando origem à única formação de dunas no cerrado brasileiro. O visual é paradisíaco e rende fotos espetaculares. Prepare a câmera!

O horário mais indicado para visitar as Dunas do Jalapão é ao final da tarde, quando a cor da areia é intensificada pelo entardecer. O caminho até o local é feito de carro e no trajeto é possível curtir ainda o lago que espelha a Serra do Espírito Santo e os buritis que crescem em meio à vegetação. A partir do estacionamento, serão mais vinte minutos de caminhada até o topo da duna principal. Subir pelo grande paredão da duna é proibido — a fim de preservar a formação da areia. Por isso siga a trilha pela lateral para ir até o topo.

Do alto da duna, é possível ver todo o “deserto” formado em meio ao cerrado. Aproveite para caminhar também nas outras dunas e ver de perto a água que corta a região e as flores que dão novas formas ao cenário, como o chuveirinho do cerrado. O passeio com as agências costuma ter entre uma e duas horas, sempre ao pôr do sol. É um ótimo lugar para recarregar as energias.

Ao visitar as Dunas do Jalapão, respeite as regras do Parque Estadual. É comum ter fiscais no alto das dunas e eles podem multar os turistas que, por exemplo, se lançarem pelo paredão da duna onde o acesso não é permitido. Evite problemas para você e para os guias. Curta a beleza do lugar, mas lembre-se também de preservá-lo para os próximos viajantes.

As Dunas do Jalapão estão localizadas dentro do Parque Estadual do Jalapão. O acesso é gratuito e o local permanece aberto até 18h. Não é permitido passar a noite nas dunas. 

Parque Estadual do Jalapão, acesso pela TO-255., Mateiros - TO

Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao Dunas-do-jalapao
Avalie Dunas do Jalapão

  1. B7f665c20ca543f08c5593e0cf447180 Silvânia nogueira de souza
    Brasília - DF há 7 meses
    10,0
    Bom

    Lugar de paz. De contemplação.

    Avaliacao-dunas-do-jalapao Avaliacao-dunas-do-jalapao Avaliacao-dunas-do-jalapao Avaliacao-dunas-do-jalapao Avaliacao-dunas-do-jalapao Avaliacao-dunas-do-jalapao Avaliacao-dunas-do-jalapao Avaliacao-dunas-do-jalapao Avaliacao-dunas-do-jalapao Avaliacao-dunas-do-jalapao
    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.