Passeios em Veneza

Veneza oferece uma série de passeios muito legais, tanto no perímetro da ilha quanto nas ilhas vizinhas de Murano, Burano e Torcello. E se existe um bastante famoso na cidade, eternizado por filmes e fotografias mundo afora, é o passeio de gôndola pelos canais.

Para quem não sabe, a gôndola é uma embarcação alongada no comprimento e estreita na largura. Quem a conduz com maestria é o gondoleiro, que precisa ter muita técnica não só para controlar o barco, mas também para disputar o espaço com tantas outras embarcações e driblar algumas pontes — várias delas super baixas.

Alguns desses gondoleiros (vestidos com camisas listradas) também cantarolam enquanto guiam o barco, mas para ouvir a serenata você vai precisar desembolsar alguns euros a mais. E já que começamos a falar da parte chata, ou seja, pagar, saiba que para andar nas tradicionais gôndolas de Veneza você vai ter que desembolsar uma pequena fortuna.

Veneza Veneza Veneza Veneza Veneza

Quanto custa?

Quando estivemos lá, a tabela indicava o valor de 80 euros para um passeio de 30 minutos num barco que comporta até 4 pessoas, lembrando que este é o valor para o dia. À noite, a tarifa subia para 100 euros. A intenção aqui é sermos muito sinceros em relação a essa experiência, mas, no final, fica a critério do viajante optar ou não pelo tour.

Vale a pena?

Muita gente sonha em passear por Veneza a bordo de uma gôndola e não somente pelas belas paisagens, mas também pelo romantismo que o tour sugere. Bem, o que pudemos ver é que o passeio pode não ser tão romântico assim.

Dependendo do horário, por exemplo, os canais por onde a gôndola irá passar podem estar bem cheios, o que significa um certo congestionamento de embarcações (pelo menos no verão, período no qual visitamos a cidade).

Mas isso não é nada perto de alguns gondoleiros que fazem o possível para tornar este momento inesquecível de um jeito desagradável. É comum situações nas quais os gondoleiros conversam entre si durante o percurso e até gritam, tornando a experiência bem pouco (ou nada) romântica para os passageiros.

Mas se você não está pensando tanto no lado romântico da coisa, pode optar por dividir o barco com mais gente. Já que o preço de 80 euros pelo passeio é por barco, e não por pessoa.

Alternativa mais barata

Em Veneza, testamos uma alternativa que pode ser boa tanto para os que procuram uma atividade diferente quanto para os que desejam passear de gôndola pela cidade, mas sem gastar os tubos. A Row Venice é uma instituição sem fins lucrativos que promove uma aula/passeio que custa 85 euros (para duas pessoas) e dura 90 minutos. 

Durante a aula, os passageiros colocam a "mão na massa" e aprendem a conduzir o barco tanto na parte da frente quanto na de trás. É claro que os passageiros/gondoleiros contam com a presença de um instrutor durante o percurso.

O serviço pode ser contratado por meio do website da instituição, onde estão várias outras informações importantes para os interessados. Lembrando que a Row Venice é bastante procurada e por isso a dica é fazer a reserva no site com uma certa antecedência, especialmente no verão, quando a procura aumenta.

Gondoleiro-por-um-dia-em-veneza Gondoleiro-por-um-dia-em-veneza Gondoleiro-por-um-dia-em-veneza Gondoleiro-por-um-dia-em-veneza Gondoleiro-por-um-dia-em-veneza

 

  • Dorsoduro

    Dorsoduro

    Nota:  de 10 (0)

    Alguns distritos de Veneza acabam sendo bem mais tranquilos do que outros, exatamente por não serem o foco da grande maioria de turistas. Nesses locais, é possível curtir o verdadeiro espírito da cidade com muito mais calma!

    Dorsoduro, por exemplo, é um bairro com as mesmas características dos outros, belos canais, ruas que parecem...

Tudo que você precisa saber sobre Veneza!

Esse texto sobre Passeios em Veneza faz parte do guia de Veneza no Melhores Destinos

Comentários para Passeios em Veneza

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.