A tarde chega e, com ela, os turistas correm para curtir o pôr do sol na Ponta do Mutá. É hora de relaxar de frente para o espetáculo que acontece todos os dias no mar, onde o sol se põe e a cada minuto o céu é colorido por novos tons, sempre surpreendentes. A Praia da Ponta do Mutá tem mar calmo, areia clara e é ótima para passar o dia, porém é perto do entardecer que ela se torna uma das principais atrações da Península de Maraú.
Com o pôr do sol mais famoso da região, a Ponta do Mutá é ponto de parada certo de quem está em Barra Grande para alguns dias de descanso. A praia tem bons bares, com diferentes estilos musicais e cadeirinhas sempre convidativas a relaxar. O mais tradicional é o Sol do Mutá, mas quem prefere estilos musicais diferentes pode experimentar também o Oh Bar e o Café de La Musique, onde a festa apenas começa com o pôr do sol. Quando a região está cheia de turistas, as festas costumam seguir noite adentro, com direito a fogueira, bons drinks e taças de espumante para brindar às belezas da Bahia.
Como chegar à Praia da Ponta do Mutá
A Ponta do Mutá está localizada entre a Praia de Barra Grande e a Praia de Três Coqueiros, na vila de Barra Grande. O acesso é fácil tanto de carro quanto a pé. Para chegar caminhando, basta seguir a faixa de areia a partir da Praia de Barra Grande para a direita. Em dez minutos de caminhada, você chegará à Ponta do Mutá. De carro, o estacionamento fica na rua atrás do Café de La Musique, a apenas 1,5 km do Ponto das Jardineiras, no centro de Barra Grande.
A Praia da Ponta do Mutá também pode ser acessada de quadriciclo e com o transporte regular de táxi e jardineiras a partir do centro de Barra Grande. O custo varia de acordo com o horário e número de passageiros. O custo da jardineira, do centro de Barra Grande até a Ponta do Mutá, é de R$ 30 para até quatro passageiros no horário entre 6h e 22h e sobe para R$ 40 das 22h às 6h.
Sem dúvida deve ser o ponto de visita imprescindível para uma viagem à Península de Maraú. É a praia mais visitada, próxima ao centro de Barra Grande. Com a maior opção de bares/restaurantes pé na areia, possui trechos que agradam a todos os visitantes: praia mais/menos badalada, água mais/menos agitada, banho de mar mais/menos fundo. Basta fazer uma rápida caminhada pela areia e encontrar o local que mais lhe agrada. E, como é extremamente famoso, o pôr do sol realmente é deslumbrante. Fomos à ela por duas vezes, em um ficamos no Oh Bar, e noutro ficamos no Macunaíma. Ambos possuem ambiente muito aconchegante e ótimo atendimento. O preço é um pouco alto, mas compatível com destinos semelhantes. Praticamente todos os bares funcionam apenas até o pôr do sol.
Só uma correção quanto à descrição do site: O Café de La Musique não existe mais. Estivemos em fim de novembro/início de dezembro de 2019 e há outro bar no local, mas também muito charmoso. A faixa de areia não é tão extensa como outras praias da península e a orla possui muitas curvas, não é daquelas praias em que é possível ver toda sua extensão de um só ponto.