Península de Maraú
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Pontos turísticos de Barra Grande e Península de Maraú

Com um litoral tão esplêndido, é de se esperar que os principais pontos turísticos da Península de Maraú estejam sempre ligados às praias. E não há motivos para escapar delas. Taipu de Fora, Barra Grande, Ponta do Mutá, Algodões, Cassange, Saquaíra, Três Coqueiros, Bombaça e as ilhas da Pedra Furadas e Goió formam um conjunto primoroso de pequenas porções de paraíso de frente para o mar. As praias da Península de Maraú são dignas de inesquecíveis dias de férias, com direito a muito sol, mar, coqueiros verdinhos e piscinas naturais repletas de corais. As praias que formam esse pedacinho da Costa do Dendê, na Bahia, são deliciosos refrescos para a alma. Para conhecer mais sobre cada uma delas, preparamos um post dedicado exclusivamente às praias da Península de Maraú e Barra Grande. Lá você encontrará todos os detalhes sobre cada uma das pequenas porções de felicidade cercada de areia na região de Maraú.

Praia-da-ponta-do-muta

Além das praias, que já são motivo suficiente para visitar a Península de Maraú, quem estiver na região poderá curtir outras atrações entre um banho e outro de mar. A Península de Maraú não é muito extensa e será fácil percorrê-la durante a viagem, porém, para isso, será necessário um carro, quadriciclo ou usar as jardineiras que fazem o transporte dos turistas. Uma boa pedida é também fazer os passeios de lancha ou escuna que levam até algumas ilhas da região. Veja mais sobre como se locomover pela Península de Maraú e Barra Grande.

Praia-de-taipu-de-fora

A principal base para quem pretende visitar a Península de Maraú é a simpática vila de Barra Grande. Com chão de terra, restaurantes deliciosos e uma igrejinha para completar o cenário de interior, Barra Grande é ponto de visita certo. Ao passear pela vila, não deixe de caminhar pelo Boulevard da Barra e curtir ao menos uma noite por lá. Outro vilarejo que merece um passeio é Taipu de Dentro. Apesar de a praia não ser tão bonita quanto às do lado oceânico (Taipu de dentro está voltada para a Baía de Camamu), o vilarejo é uma delícia para o pôr do sol e uma cervejinha com petiscos ao final da tarde. 

Praia-de-barra-grande

Para quem gosta de ver paisagens por outros ângulos, uma visita ao Farol de Taipú é uma boa pedida. Localizado entre Taipu de Fora e a Lagoa do Cassange, o farol permite visão 360º da Península de Maraú. O acesso é por pista de areia, a partir da BR-030, e a subida é a pé. A parada no farol é especialmente interessante para quem está percorrendo a Trilha das Bromélias, que passa pela estrada de areia entre as praias de Taipu de Fora e Cassange. Na mesma região, não deixe de visitar a Lagoa do Cassange, que oferece água calma para a prática de caiaque e stand up. Boa parada durante o passeio de quadriciclo.

Praia-e-lagoa-do-cassange

Se quiser descansar da água salgada e dos dias de praia, experimente um banho de rio ou de cachoeira. Na Península de Maraú, é possível almoçar e curtir o final de tarde à beira do Rio Carapitangui, onde há bons restaurantes com espreguiçadeiras convidativas ao relaxamento. E se der vontade de água salgada novamente, não se preocupe, basta caminhar até o outro lado da faixa de areia, onde o rio encontra o mar. O banho de água doce também é revigorante no passeio para a Cachoeira do Tremembé, no Rio Maraú. O acesso por lancha é aos pés da cachoeira, que tem visual cercado pelo mangue da Baía de Camamu e um delicioso poço para banho. Depois de se refrescar na cachoeira, é só voltar para as praias e continuar curtindo toda a beleza do mar da Península de Maraú!

Rio-e-praia-carapitangui

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Península de Maraú