Passeios em Barra Grande e Península de Maraú
Passear pelas praias, relaxar sob a sombra de um coqueiro, nadar nas piscinas naturais e curtir o mar são as atividades prediletas de quem visita a Península de Maraú. E nem é preciso ir muito além disso para ser feliz. Só esse pacote já é capaz de agradar, e muito, os turistas que visitam esse pedacinho mágico do litoral da Bahia. Mas se você faz a linha de turista que adora um passeio e não resiste a conhecer cada cantinho de um novo destino, invista nos roteiros oferecidos pela região. O banho de mar estará presente em todos eles, mas alguns passeios ganham sabor especial com trajetos de lancha ou quadriciclo, mergulho em regiões com corais e até banho de cachoeira em meio ao mangue. Não são muitos os tours oferecidos na região e em dois dias será possível fazer boa parte deles. Depois, é só voltar a curtir a calmaria do mar debaixo de uma boa sombra.
Passeio de lancha e escuna pela Baía de Camamu
Para começar os passeios pela Península de Maraú, invista nos roteiros de lancha ou escuna pela Baía de Camamu. O tour tem como ponto de partida o porto na Praia de Barra Grande e faz paradas na Ilha da Pedra Furada, Ilha do Goió e Ilha do Sapinho, onde acontece o almoço. Os roteiros mais longos e completos incluem ainda uma visita à Cachoeira de Tremembé, que está localizada à beira do Rio Maraú e completa o passeio com visual maravilhoso em meio ao verde do mangue da baía de Camamu. O passeio tem duração de quatro a seis horas, a depender da rota escolhida. Vale dizer que, em períodos de baixa temporada, não é fácil fechar um grupo para fazer o trajeto. É possível também contratar lanchas para passeios privativos e o roteiro pode ser negociado com a empresa. O passeios de escuna tem valores a partir de R$ 50 e o de lancha a partir de R$ 100.
Empresas que realizam passeios de lancha e escuna na Península de Maraú
Passeio de quadriciclo
As estradas da Península de Maraú não estão entre os pontos mais agradáveis da viagem. Os trajetos são todos de terra e areia e muitas vezes há crateras (porque buraco é eufemismo) no caminho dos turistas. Há uma maneira, entretanto, de transformar o que poderia ser um momento desagradável na grande diversão da viagem: alugar um quadriciclo! O veículo é ideal para se locomover pela Península de Maraú e garante momentos maravilhosos nas trilhas de areia, margeando lagoas e passando por dento da intensa faixa de Mata Atlântica que recobre o litoral da Península de Maraú. A rota predileta entre os turistas é a Trilha das Bromélias, ligação entre Taipu de Fora e a Praia do Cassange que passa por linda vegetação cercada por bromélias gigantes e chega ao Morro do Farol, de onde se tem linda vista para a região. Não deixe também de passar pela Lagoa Azul e Lagoa do Cassange, dois belos pontos de parada para quem está de quadriciclo.
O passeio de quadriciclo pode ser feito por conta própria ou com o acompanhamento de guias da região. O preço do aluguel do veículo varia muito e depende especialmente de ser ou não alta ou baixa temporada na Península de Maraú. O aluguel pode ser negociado em pontos de Barra Grande e Taipu de Fora. A Maraú Turismo realiza o passeio guiado.
Mergulho em Taipu de Fora
Taipu de Fora tem o cenário que todos os turistas esperam encontrar na Península de Maraú. A praia tem um belo trecho repleto de corais que, na maré baixa, permitem a observação da vida marinha com uma simples flutuação para a prática de snorkeling. Não deixe de experimentar alguns minutos de observação dos peixes e corais. O equipamento mais simples pode ser alugado até mesmo em barquinhas na areia. Caso queira passar longas horas vendo os peixes, vale investir na compra da máscara, snorkel e nadadeiras. Se você não faz a linha mergulhador, experimente um passeio de stand up.