Península de Maraú

Praias de Barra Grande e Península de Maraú

As praias da Península de Maraú estão entre as melhores do litoral da Bahia e do Brasil. Parte da Costa do Dendê, Barra Grande, Taipu de Fora e outras porções de areia nos arredores da península são capazes de causar paixão entre os apreciadores do mar. Não é incomum encontrar pelas ruas turistas que já estiveram na região várias vezes. E mesmo que o acesso não seja dos mais fáceis, a repetição do destino tem uma explicação bastante simples: a Península de Maraú é mesmo espetacular! 

Praia-de-taipu-de-fora

Maraú não é daqueles destinos litorâneos onde há dezenas de faixas de areia diferentes para serem visitadas. Na prática, são pouco mais de dez praias e ilhas que poderão ser percorridas tranquilamente em quatro ou cinco dias. Exatamente por isso é um ótimo roteiro para quem deseja descansar sem ter muitos lugares a visitar. E como quase todas as praias são acessíveis de carro e dividem a mesma faixa de areia, não haverá sacrifício algum. 

A paisagem que cerca a Península de Maraú é repleta de coqueiros e areia branca, muitas vezes sem nenhuma construção ou sinal de civilização à vista. A boa notícia é que sempre há nas redondezas um quiosque, bar ou restaurante para aliviar a fome e sede, mesmo de quem prefere ambientes bem isolados e cercados apenas por natureza. As praias agradam a todos os públicos, seja os que gostam de infraestrutura completa ou os que desejam sossego total. E o melhor é saber que o lindo mar da Bahia sempre estará presente.

Praia-de-taipu-de-fora

Da mesma maneira que acontece em boa parte do litoral baiano, a Península de Maraú sofre grande influência das marés. É comum ver paisagens bem distintas nas praias, a depender da lua e da maré estar baixa ou alta. Visitar uma praia da Península de Maraú durante a manhã e ao entardecer pode render experiências bem distintas. É preciso ficar atento à tábua de marés para estar na praia no auge da beleza, principalmente em destinos onde a grande atração são as piscinas naturais, fenômeno que acontece apenas na maré baixa, especialmente nas luas nova e cheia. Nas luas crescente e minguante, a variação de maré é bem menor, o mar se mantém mais estável e as piscinas podem não ser tão perceptíveis. Fique ligado ao calendário lunar e à tábua de marés para estar na praia no dia e horário corretos! Veja a tábua de marés.

Praia-de-taipu-de-fora

Há diversas belas praias na Península de Maraú, porém as piscinas naturais da Praia de Taipu de Fora são a atração mais famosa da região. O espetáculo é responsável pela visita de grande parte dos turistas que chegam a Maraú. O mar transparente, junto aos corais, forma deliciosas porções de água facilmente acessíveis por quem está na praia. Não é preciso jangada ou barcos para chegar às piscinas, o que torna a atração ainda mais especial. Basta um snorkel e uma máscara para ser feliz e ver muitos peixes! As piscinas se formam em um curto trecho de Taipu de Fora e somente na maré baixa, sendo assim, organize-se para estar na praia nesse momento. Nos outros trechos da praia e em horários de maré alta, o mar de Taipu de Fora ganha ondas, mas continua lindo! Veja mais sobre a Praia de Taipu de Fora.

Praia-de-taipu-de-fora

Outra praia que oferece piscinas naturais e linda paisagem é a Praia de Algodões. Primeira praia da Península de Maraú, Algodões está um pouco distante da rota mais turística e por isso se mantém mais tranquila. A faixa de areia, com longo trecho sem construções, agrada especialmente os viajantes que buscam cenários mais isolados. Boa pedida para dias de feriado e com grande movimento. Algodões oferece também algumas pousadas para hospedagem e restaurantes à beira-mar. Tudo em um pequeno vilarejo que começa a despontar para o turismo. Veja mais sobre a Praia de Algodões.

Praia-de-algodoes

Quem deseja sossego e cenários mais remotos poderá curtir também a Praia do Cassange.  Localizada no caminho entre Algodões e Taipu de Fora e com infraestrutura limitada a poucas pousadas, a Praia do Cassange é ótima para fugir do movimento e ter a praia só para você. A Cassange está localizada entre o mar e a Lagoa do Cassange, que oferece delicioso banho de água doce e faz uma boa dobradinha com o mar. Vizinha à Praia do Cassange, a Praia de Saquaíra já não está na região da lagoa do Cassange e tem um trecho da praia com um pequeno vilarejo, onde a orla não é tão bonita. Para chegar à parte mais bonita, acesse a praia pelo trecho depois do vilarejo ou siga em caminhada para a esquerda a partir do local onde estão os restaurantes e pousadas. Veja mais sobre a Praia do Cassange e a Praia de Saquaíra.

Praia-e-lagoa-do-cassange

Já na região de Barra Grande, destino mais popular da Península de Maraú, o grande destaque é o pôr do sol inesquecível na Praia da Ponta do Mutá. Impossível não se apaixonar pelo cenário ao final da tarde, em que o mar calmo reflete o sol que desce no horizonte. Como pano de fundo, deliciosos quiosques e restaurantes oferecem drinks e boa música, cada um com estilo diferente, agradando assim a todos os turistas. Se você prefere mesmo o bom e tranquilo som da natureza, basta caminhar até a pontinha da faixa de areia, onde o que reina é apenas o barulho das ondas. A Ponta do Mutá é destino certo ao entardecer, mas é claro que vale também para curtir durante todo o dia de sol. Veja mais sobre a Praia da Ponta do Mutá.

Praia-da-ponta-do-muta

Também muito procurada pelos turistas, a Praia de Barra Grande concentra grande parte dos restaurantes e pousadas da Península de Maraú. É lá onde chegam os barcos e lanchas que levam os turistas até a região. Barra Grande é a praia ideal para quem gosta de movimento e de ficar pertinho de tudo, já que ela está colada à vila de Barra Grande, principal base para hospedagem na Península de Maraú. Quanto mais perto do porto, mais gente. Para fugir, basta caminhar um pouco pela faixa de areia. À direita, estará a Ponta do Mutá e à esquerda, a Praia Boca do Rio Carapitangui, onde há deliciosos quiosques e restaurantes no encontro do rio com o mar.

Praia-de-barra-grande

Para fugir do movimento da Praia de Barra Grande e da Praia da Ponta do Mutá, mas sem sair de Barra Grande, as melhores opções são a Praia de Três Coqueiros e a Praia da Bombaça. As duas estão localizadas entre a Ponta do Mutá e Taipu de Fora e costumam ser bem tranquilas, especialmente quando os turistas se afastam dos poucos restaurantes e vilarejos na região. As duas praias têm boa faixa de areia cercada por coqueiros. O mar costuma ficar calmo na maré baixa, com formação de piscinas em meio aos corais. Já na maré alta, o mar se torna bem agitado e a faixa de areia pode ser quase totalmente coberta com a força da água. Boa opção para quem gosta de surfe. Veja mais sobre a Praia de Três Coqueiros e a Praia da Bombaça.

Praia-de-tres-coqueiros

As principais praias da Península de Maraú, a partir de Barra Grande, são: Praia de Barra Grande, Praia de Três Coqueiros, Praia da Bombaça, Praia de Taipu de Fora, Praia do Cassange, Praia de Saquaíra e Praia de Algodões. Além delas, será possível também fazer passeios para algumas ilhas da região, como a Ilha da Pedra Furada, a Ilha do Goió e a Ilha do Sapinho, com direito a uma paradinha para se refrescar nas águas doces da Cachoeira do Tremembé. Gostou da ideia? Veja mais sobre os passeios pela Península de Maraú.

Ilha-da-pedra-furada

  • Praia-da-bombaca

    Praia da Bombaça

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    Bem pertinho do centro de Barra Grande, a Praia da Bombaça é uma excelente opção para escapar do movimento do centro da vila e para curtir calmamente um bom banho de mar. Vizinha à Praia deTrês Coqueiros e à Praia de Taipu de Fora, Bombaça tem uma parte da faixa de areia com casas de veraneio e pousadas, mas um longo...

  • Praia-de-algodoes

    Praia de Algodões

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    Se tem um paraíso ainda escondido da grande parte dos turistas que chegam à Península de Maraú, certamente é a Praia de Algodões. Com longa faixa de areia, formação de piscinas naturais, mar transparente, cercada por coqueiros e quase desabitada, Algodões lembra o que era Taipu de Fora alguns anos atrás....

  • Praia-da-ponta-do-muta

    Praia da Ponta do Mutá

    Nota: 4.5 de 10 (1)

    A tarde chega e, com ela, os turistas correm para curtir o pôr do sol na Ponta do Mutá. É hora de relaxar de frente para o espetáculo que acontece todos os dias no mar, onde o sol se põe e a cada minuto o céu é colorido por novos tons, sempre surpreendentes. A Praia da Ponta do Mutá tem mar calmo, areia clara e é...

  • Praia-de-taipu-de-fora

    Praia de Taipu de Fora

    Nota: 4.0 de 10 (1)

    As piscinas naturais da Praia de Taipu de Fora estão entre os mais belos motivos que levam turistas à Península de Maraú. Entre os arrecifes e corais desse pedacinho da Costa do Dendê, o mar vira piscina e presenteia os visitantes com um cenário paradisíaco. Difícil acreditar que aquelas porções de...

  • Praia-e-lagoa-do-cassange

    Praia e Lagoa do Cassange

    Nota: 3.8 de 10 (2)

    As casinhas de palha abandonadas à beira-mar em meio aos grandes coqueiros dão ar de paraíso perdido à Praia do Cassange. Com mar calmo e formação de piscinas naturais na maré baixa e boas ondas para surfe na maré alta, a Praia do Cassange é para ser desbravada com calma, preferencialmente em um longo dia de...

  • Praia-de-barra-grande

    Praia de Barra Grande

    Nota: 3.5 de 10 (1)

    A vila de Barra Grande é o principal destino dos turistas que buscam a Península de Maraú. É lá onde está a maior concentração de pousadas, restaurantes, lojas e, claro, viajantes! Sendo ponto de passagem quase certo de todos que chegam à região, é difícil que a principal praia da vila...

  • Ilha-da-pedra-furada

    Ilha Da Pedra Furada

    Nota:  de 10 (0)

    Principal parada dos passeios de lancha e barco que partem da Península de Maraú e Barra Grande, a Ilha da Pedra Furada é uma das mais belas da Baía de Camamu. Mesmo sendo uma propriedade particular, turistas são autorizados a visitar o interior da ilha mediante pagamento de taxa de R$ 5,00. Quem desejar ficar apenas na praias, não...

  • Ilha-do-goio

    Ilha do Goió

    Nota:  de 10 (0)

    A Ilha do Goió faz parte do roteiros de passeios de lancha e escuna que partem de Barra Grande, Itacaré e Camamu rumo às ilhas da Baía de Camamu. Com mar extremamente calmo, raso e transparente, a Ilha do Goió agrada especialmente às famílias e crianças. A ilha tem um lado mais movimentado, onde está o...

  • Praia-de-saquaira

    Praia de Saquaíra

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia de Saquaíra, à primeira vista, pode pegar os turistas desavisados de surpresa. Chegar à praia pelo povoado pode não dar uma boa impressão, já que a orla existente está toda deteriorada e a praia parece abandonada. Entretanto, basta chegar à entrada seguinte para ver que aquele pedacinho não reflete a...

  • Praia-de-tres-coqueiros

    Praia de Três Coqueiros

    Nota:  de 10 (0)

    O nome da Praia dos Três Coqueiros não faz jus a essa faixa de areia da vila de Barra Grande, afinal, toda a orla que cerca a região é permeada por coqueiral. Marcada pelo mar agitado na maré alta e por piscinas naturais na maré baixa, a Praia de Três Coqueiros é cercada por casas de veraneio e poucas pousadas. Situada...

  • Rio-e-praia-carapitangui

    Rio e Praia Carapitangui

    Nota:  de 10 (0)

    O Rio Carapitangui presenteia os turistas que estão na Península de Maraú com um maravilhoso banho de água doce depois de alguns dias de praia e água do mar. Localizado nos arredores da vila de Barra Grande, o Carapitangui é ideal para curtir um caprichado almoço. À beira do rio, há bons restaurantes que recebem...

Tudo que você precisa saber sobre Península de Maraú!

Esse texto sobre Praias de Barra Grande e Península de Maraú faz parte do guia de Península de Maraú no Melhores Destinos

Comentários para Praias de Barra Grande e Península de Maraú

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.