Praias de Barra Grande e Península de Maraú
As praias da Península de Maraú estão entre as melhores do litoral da Bahia e do Brasil. Parte da Costa do Dendê, Barra Grande, Taipu de Fora e outras porções de areia nos arredores da península são capazes de causar paixão entre os apreciadores do mar. Não é incomum encontrar pelas ruas turistas que já estiveram na região várias vezes. E mesmo que o acesso não seja dos mais fáceis, a repetição do destino tem uma explicação bastante simples: a Península de Maraú é mesmo espetacular!
Maraú não é daqueles destinos litorâneos onde há dezenas de faixas de areia diferentes para serem visitadas. Na prática, são pouco mais de dez praias e ilhas que poderão ser percorridas tranquilamente em quatro ou cinco dias. Exatamente por isso é um ótimo roteiro para quem deseja descansar sem ter muitos lugares a visitar. E como quase todas as praias são acessíveis de carro e dividem a mesma faixa de areia, não haverá sacrifício algum.
A paisagem que cerca a Península de Maraú é repleta de coqueiros e areia branca, muitas vezes sem nenhuma construção ou sinal de civilização à vista. A boa notícia é que sempre há nas redondezas um quiosque, bar ou restaurante para aliviar a fome e sede, mesmo de quem prefere ambientes bem isolados e cercados apenas por natureza. As praias agradam a todos os públicos, seja os que gostam de infraestrutura completa ou os que desejam sossego total. E o melhor é saber que o lindo mar da Bahia sempre estará presente.
Da mesma maneira que acontece em boa parte do litoral baiano, a Península de Maraú sofre grande influência das marés. É comum ver paisagens bem distintas nas praias, a depender da lua e da maré estar baixa ou alta. Visitar uma praia da Península de Maraú durante a manhã e ao entardecer pode render experiências bem distintas. É preciso ficar atento à tábua de marés para estar na praia no auge da beleza, principalmente em destinos onde a grande atração são as piscinas naturais, fenômeno que acontece apenas na maré baixa, especialmente nas luas nova e cheia. Nas luas crescente e minguante, a variação de maré é bem menor, o mar se mantém mais estável e as piscinas podem não ser tão perceptíveis. Fique ligado ao calendário lunar e à tábua de marés para estar na praia no dia e horário corretos! Veja a tábua de marés.
Há diversas belas praias na Península de Maraú, porém as piscinas naturais da Praia de Taipu de Fora são a atração mais famosa da região. O espetáculo é responsável pela visita de grande parte dos turistas que chegam a Maraú. O mar transparente, junto aos corais, forma deliciosas porções de água facilmente acessíveis por quem está na praia. Não é preciso jangada ou barcos para chegar às piscinas, o que torna a atração ainda mais especial. Basta um snorkel e uma máscara para ser feliz e ver muitos peixes! As piscinas se formam em um curto trecho de Taipu de Fora e somente na maré baixa, sendo assim, organize-se para estar na praia nesse momento. Nos outros trechos da praia e em horários de maré alta, o mar de Taipu de Fora ganha ondas, mas continua lindo! Veja mais sobre a Praia de Taipu de Fora.
Outra praia que oferece piscinas naturais e linda paisagem é a Praia de Algodões. Primeira praia da Península de Maraú, Algodões está um pouco distante da rota mais turística e por isso se mantém mais tranquila. A faixa de areia, com longo trecho sem construções, agrada especialmente os viajantes que buscam cenários mais isolados. Boa pedida para dias de feriado e com grande movimento. Algodões oferece também algumas pousadas para hospedagem e restaurantes à beira-mar. Tudo em um pequeno vilarejo que começa a despontar para o turismo. Veja mais sobre a Praia de Algodões.
Quem deseja sossego e cenários mais remotos poderá curtir também a Praia do Cassange. Localizada no caminho entre Algodões e Taipu de Fora e com infraestrutura limitada a poucas pousadas, a Praia do Cassange é ótima para fugir do movimento e ter a praia só para você. A Cassange está localizada entre o mar e a Lagoa do Cassange, que oferece delicioso banho de água doce e faz uma boa dobradinha com o mar. Vizinha à Praia do Cassange, a Praia de Saquaíra já não está na região da lagoa do Cassange e tem um trecho da praia com um pequeno vilarejo, onde a orla não é tão bonita. Para chegar à parte mais bonita, acesse a praia pelo trecho depois do vilarejo ou siga em caminhada para a esquerda a partir do local onde estão os restaurantes e pousadas. Veja mais sobre a Praia do Cassange e a Praia de Saquaíra.
Já na região de Barra Grande, destino mais popular da Península de Maraú, o grande destaque é o pôr do sol inesquecível na Praia da Ponta do Mutá. Impossível não se apaixonar pelo cenário ao final da tarde, em que o mar calmo reflete o sol que desce no horizonte. Como pano de fundo, deliciosos quiosques e restaurantes oferecem drinks e boa música, cada um com estilo diferente, agradando assim a todos os turistas. Se você prefere mesmo o bom e tranquilo som da natureza, basta caminhar até a pontinha da faixa de areia, onde o que reina é apenas o barulho das ondas. A Ponta do Mutá é destino certo ao entardecer, mas é claro que vale também para curtir durante todo o dia de sol. Veja mais sobre a Praia da Ponta do Mutá.
Também muito procurada pelos turistas, a Praia de Barra Grande concentra grande parte dos restaurantes e pousadas da Península de Maraú. É lá onde chegam os barcos e lanchas que levam os turistas até a região. Barra Grande é a praia ideal para quem gosta de movimento e de ficar pertinho de tudo, já que ela está colada à vila de Barra Grande, principal base para hospedagem na Península de Maraú. Quanto mais perto do porto, mais gente. Para fugir, basta caminhar um pouco pela faixa de areia. À direita, estará a Ponta do Mutá e à esquerda, a Praia Boca do Rio Carapitangui, onde há deliciosos quiosques e restaurantes no encontro do rio com o mar.
Para fugir do movimento da Praia de Barra Grande e da Praia da Ponta do Mutá, mas sem sair de Barra Grande, as melhores opções são a Praia de Três Coqueiros e a Praia da Bombaça. As duas estão localizadas entre a Ponta do Mutá e Taipu de Fora e costumam ser bem tranquilas, especialmente quando os turistas se afastam dos poucos restaurantes e vilarejos na região. As duas praias têm boa faixa de areia cercada por coqueiros. O mar costuma ficar calmo na maré baixa, com formação de piscinas em meio aos corais. Já na maré alta, o mar se torna bem agitado e a faixa de areia pode ser quase totalmente coberta com a força da água. Boa opção para quem gosta de surfe. Veja mais sobre a Praia de Três Coqueiros e a Praia da Bombaça.
As principais praias da Península de Maraú, a partir de Barra Grande, são: Praia de Barra Grande, Praia de Três Coqueiros, Praia da Bombaça, Praia de Taipu de Fora, Praia do Cassange, Praia de Saquaíra e Praia de Algodões. Além delas, será possível também fazer passeios para algumas ilhas da região, como a Ilha da Pedra Furada, a Ilha do Goió e a Ilha do Sapinho, com direito a uma paradinha para se refrescar nas águas doces da Cachoeira do Tremembé. Gostou da ideia? Veja mais sobre os passeios pela Península de Maraú.