O clima em Dubai se divide em duas estações: a quente e a muito quente. Durante todo o ano, não há refresco para os visitantes que desejam passar alguns dias por lá. Claro que há meses do ano mais agradáveis, quando é possível até mesmo curtir atividades ao ar livre. Contudo, no auge do verão, quando o termômetro bate facilmente os 40°C, andar na rua é praticamente impossível.
A alta temporada em Dubai é marcada pelo clima mais ameno do inverno, especialmente entre os meses de novembro e abril. Nesse ínterim, os moradores aproveitam para investir em passeios ao ar livre, refeições nas varandas dos restaurantes, dias na praia e até mesmo nos passeios pelo deserto. Durante esse período, a cidade está em pleno funcionamento, com todas as atrações abertas e repletas de público. A alta temporada marca também o aumento nos preços das hospedagens, já que o fluxo de turistas se torna mais intenso. Se você deseja curtir a cidade por completo, pense seriamente em ir durante o inverno. À noite, dá até para sentir um friozinho e experimentar a sensação de botar um casaco.
O mês de maio marca o aumento significativo da temperatura e andar na rua já se torna uma tarefa bastante desagradável. O auge da alta de temperaturas acontece no verão, especialmente nos meses de junho a setembro, quando os termômetros chegam tranquilamente à casa dos 40°C e a incidência de chuva é praticamente zero. Nesse período, o fluxo de turistas é bem menor e algumas atrações permanecem fechadas, como o Miracle Gardens e a Global Village. A vantagem de viajar no verão é a baixa no preço dos hotéis. Hospedagens oferecem grandes descontos e um hotel luxuoso pode ser bem mais acessível. Entretanto, tenha em mente que o calor é tão intenso que ele pode realmente estragar a viagem. Vale dizer também que as atrações estarão restritas a ambientes climatizados com ar-condicionado. Sendo assim, esqueça feiras, cinemas ao ar-livre e eventos na praia. Lembre-se também de se manter muito bem hidratado.
Outro período que marca uma mudança significativa na cidade é o Hamadan, que segue o nono mês do calendário islâmico e por isso não tem data fixa no calendário gregoriano. O Hamadan tem duração aproximada de um mês e é marcado pelo jejum e outros rituais dos muçulmanos em celebração ao Alcorão, o livro sagrado para a religião islâmica. Durante o Hamadan, muitos estabelecimentos permanecem fechados durante o dia ou têm horários e forma de funcionamento alterados. É o período em que se sente com mais intensidade a questão religiosa em Dubai. Caso deseje vivenciar Dubai por completo e durante todo o dia, não recomendamos a visita durante o mês do Hamadan. Para saber a data exata, é necessário consultar o calendário islâmico do ano da sua viagem.
Veja as médias anuais de temperatura e índice pluviométrico.
* Com dados do climate-data.org.
Esse texto sobre Quando ir a Dubai faz parte do guia de Dubai no Melhores Destinos