Dubai
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Restaurantes em Dubai

A culinária em Dubai reflete a característica cosmopolita da cidade. Com mais de 80% da população formada por estrangeiros, não é estranho que em Dubai seja possível encontrar comida típica de todo o mundo. O mais difícil, na verdade, é experimentar um restaurante que sirva a tradicional comida emirati. Se você está preocupado com o tipo de cozinha que encontrará em Dubai, esqueça. As opções culinárias em Dubai se parecem muito com as de outras cidades conhecidas por receberem gente de todo o mundo, como Nova York. Em Dubai, você encontrará lanchonetes de sucos de frutas brasileiras (tem até açaí), passando por refinados cardápios europeus até food trucks com os clássicos burgers americanos e os mais conhecidos sabores árabes. O mundo está estampado nos cardápios da cidade e você poderá escolher sabores de vários países enquanto estiver por lá.   

The-beach-e-the-walk

Dubai oferece desde populares lanchonetes e food trucks até restaurantes de alguns dos mais renomados chefs do mundo. O bolso decidirá até onde será possível ir. Sim… Não vamos negar que as refeições em Dubai podem não ter preços muito amigáveis aos padrões atuais da nossa moeda, mas nada que leve um viajante à falência. Sem contar que a cidade é repleta de redes populares mundialmente conhecidas e que sempre garantem um bom preço. As porções generosas servidas nos restaurantes também ajudam na hora de dividir um prato (que muitas vezes vale para duas pessoas). Se estiver com orçamento apertado, escolha um dia para investir em um cardápio mais elaborado e nos outros se jogue nas deliciosas e fartas porções de pratos árabes, sempre salvadoras!

Onde-comer-em-dubai

Para começar a experiência gastronômica em Dubai, que tal experimentar a tradicional comida emirati? O melhor espaço para degustar os pratos é o Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding, localizado no bairro histórico de Al Fahidi. O espaço, dedicado à divulgação da cultura dos Emirados Árabes, oferece refeições com os principais pratos da culinária emirati. Tudo acompanhado de uma boa conversa sobre as tradições e costumes do povo local. É uma ótima maneira de começar a viagem, especialmente porque durante a refeição é permitido fazer perguntas e tirar qualquer dúvida sobre as tradições e regras do país. Os pratos servidos são bem caseiros e todos comem juntos sentados ao redor da “mesa”. Almofadas servem de banco e os visitantes degustam os sabores dos Emirados Árabes juntos. Entre os pratos mais tradicionais estão o fareeth, saloona, chabab e ligamat. Os preços variam de AED 80 a AED 100 e as refeições são disputadas, por isso é necessário fazer reserva com antecedência. 

Dubai


Em Dubai, há grande oferta de regiões onde estão concentradas muitas opções de restaurantes, sempre uma ótima pedida para quem prefere olhar vários cardápios antes de decidir. Muitas vezes é possível encontrar boas sugestões dentro dos hotéis, especialmente porque muitos desses restaurantes são autorizados a servir bebida alcoólica. Sendo assim, nunca subestime um bom hotel. No Atlantis the Palm, por exemplo, é possível experimentar as delícias italianas do Ronda Locatelli, os tradicionais sabores japoneses do Nobu ou até mesmo saborear frutos do mar com vista para paredes de um aquário no Ossiano. De frente para o hotel, na orla da Palm Jumeirah, é comum encontrar descolados food trucks que agradam bastante ao bolso. Ótimos para um final de tarde com pôr do sol. 

Onde-comer-em-dubai


Já no Burj Al Arab será necessário investir alguns dirhans a mais. O hotel, considerado um dos mais luxuosos do mundo, oferece vista impressionante para a cidade e o Golfo Pérsico. Se você quiser conhecer o hotel por dentro, mas não for hóspede, só mesmo reservando um dos restaurantes para café da manhã, brunch ou jantar. Prepare a carteira! Uma refeição não sairá por menos de AED 300. Entre as opções, o Skyview Bar tem uma das mais lindas vistas para cidade; já o Bab Al Yan é um espaço casual à beira da piscina, bom para um caprichado café da manhã; se a pedida for um jantar tradicionalmente oriental, vá ao Junsui; e se o objetivo for conhecer um chef estrelado, faça uma reserva para um jantar do chef Nathan Outlaw no Al Mahara.

Burj-al-arab

Os grandes centros comerciais de Dubai também concentram muitos restaurantes. Não tenha preconceito ao comer em um shopping, em Dubai eles estão entre passeios prediletos dos moradores (viva o ar condicionado). Um dos shoppings que oferece maior variedade de restaurantes é o Dubai Mall. Nele há dezenas de opções, entre eles os espaços gourmets da Galeries Lafayette e do Eataly, o elegante Angelina, o descolado Eat Greek, os populares Cheesecake Factory, Magnólia Bakery e Five Guys e vários restaurantes com vista para o show das Fontes Luminosas. Para pegar um lugar na varanda depois do anoitecer, é preciso fazer reserva ou chegar bem cedo. O cenário é dos mais belos da cidade. Dois complexos que também se destacam pela grande variedade de restaurantes são o City Walk e o Box Park. Os dois estão próximos a Downtown Dubai e mesclam compras com restaurantes, shopping e ambiente ao ar livre. Tudo junto e misturado!

Box-park

Alguns souks também surpreendem pela boa oferta de restaurantes. O Souk Madinat Jumeirah, localizado à beira de um canal artificial, tem ambiente delicioso para um jantar ao ar livre. Já o Souk Al Bahar alia os bons restaurantes à linda vista para o Burj Khalifa e o show das Fontes Luminosas do Dubai Mall. Os dois oferecem opções de restaurantes com preços altos e também lanchonetes populares, como o Shake Shack. 


Para quem quer aliar praia ou ambiente mais descontraído à comida, as melhores opções em Dubai são a orla da Dubai Marina, da The Beach e da Jumeirah Beach, especialmente no trecho da Kite Beach. The Beach é conhecida pelo belo calçadão e vida agitada, onde o The Walk (nome do calçadão) atrai pelas boas lojas, restaurantes e bares com pé na areia. É lugar para passar o dia todo. Já na Kite Beach as opções de refeição são mais voltadas para lanchonetes e food trucks, com destaque para o lindíssimo SALT, com hambúrguer suculento e belo visual.  

The-beach-e-the-walk


Para fechar a experiência gastronômica em Dubai, não deixe de ir à Global Village. O complexo de entretenimento oferece pavilhões de mais de trinta países, onde são vendidas comidas típicas das mais diferentes regiões. É lugar para comer bem, barato e em grandes quantidades, afinal, é impossível sair de Dubai sem experimentar um pouquinho de cada lugar do mundo.  

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Dubai