Transportes em Dubai

O mapa de Dubai dá a falsa impressão de uma cidade pequena. Não se engane! Durante a viagem, você passará muito tempo em deslocamento, especialmente se decidir ir de uma ponta a outra da cidade, como do Gold Souk para a Dubai Marina. É preciso organizar bem o itinerário do dia para economizar tempo e assim visitar o máximo possível de atrações. Aplicativos de locomoção e GPS, como o Google Maps, ajudarão a todos, independente do sistema de transporte escolhido para percorrer Dubai. O importante é economizar tempo nos trajetos.

Dubai

Dubai não é muito convidativa a longas caminhadas entre bairros e atrações. O intenso calor, especialmente nos meses de verão, faz com que os moradores invistam muito mais na locomoção com carro ou transportes públicos. Quase nunca as pessoas vão a pé para os destinos. As caminhadas ficam restritas a atrações muito próximas. As longas distâncias e o clima não ajudam a vida de quem gosta de desbravar cidades a pé.

Em Dubai, o negócio é mesmo investir nos transportes, seja o carro ou as opções de transporte público ou turístico. A boa notícia é que o transporte público da cidade é eficiente, limpo e com preço acessível. Além disso, o aluguel de um carro para percorrer as modernas e bem cuidadas pistas de Dubai não será uma fortuna. Quem gosta de dirigir em novos destinos vai adorar se aventurar por Dubai, mas quem prefere o transporte público também será feliz. Há ainda a opção dos ônibus hop-on hop-off. Os doble decks turísticos percorrem as atrações mais importantes da cidade e facilitam muito a vida dos viajantes que não querem se preocupar com transporte. 

Dubai

Ônibus turísticos Doble Deck

Eles podem não ser o meio de transporte mais tradicional ou comum, mas em Dubai eles são bastante eficientes. Os ônibus doble deck percorrem todas as atrações importantes da cidade e facilitam muito a vida de quem não deseja se preocupar com rotas e transporte. A praticidade e facilidade tem um preço mais alto, mas certamente agradam aos que desejam apenas curtir sem se preocupar. Duas empresas principais operam os doble decks em Dubai: a Big Bus Tours e a City Sightseeing. Veja mais sobre os ônibus turísticos doble deck em Dubai.

Onibus-hop-on-hop-off

Transporte público em Dubai

A rede de transporte público em Dubai atende bem aos turistas. O principal meio de transporte para quem deseja visitar as atrações locais é o metrô. Ele oferece duas linhas diferentes que chegam a grande parte dos pontos turísticos. Além do metrô, vale também usar o tram, o trolley e o monorail. Os três transportes funcionam como complemento para a rede de metrô. Já o ônibus tem alcance bem mais abrangente, mas o uso é mais complicado e não tão intuitivo. Os sistemas de metrô, tram, trolley e ônibus são integrados e podem ser pagos com o mesmo cartão (veja mais adiante). Já o monorail tem uma tarifa especial e diferenciada das demais.

Dubai

A desvantagem do transporte público em Dubai é nem sempre chegar exatamente à porta das atrações. Isso pode acarretar em algumas caminhadas, o que pode ser um pouco desagradável a depender da temperatura do ambiente. Se estiver em Dubai na temporada de calor intenso, fique atento ao tempo de deslocamento entre as estações de metrô e o local de destino para evitar passar aperto. Se a distância for longa, faça a última parte do trajeto de táxi.

Metrô e Tram

O metrô e o tram de Dubai são os melhores meios de locomoção para quem deseja usar o transporte público. Apesar de não terem uma rede muito grande, os dois sistemas são integrados e atendem a boa parte das atrações. As instalações são novas, limpas e a rede é bem fácil de ser usada. O metrô conta com duas linhas: a vermelha e a verde, com 47 estações e 75 km de linha no total. Todas as estações oferecem elevador, escada rolante e ar condicionado. O tram conta com apenas uma linha, que percorre 10,6 km da região litorânea e oferece 11 estações entre Dubai Marina e Jumeirah.

Dubai

A Linha Vermelha do metrô percorre a área mais moderna da cidade — especialmente ao longo da Avenida Sheikh Zayed — e boa parte das atrações, como a Dubai Marina, Jumeirah Beach, Dubai Mall, Burj Khalifa e o Mall of Emirates, além do Aeroporto Internacional de Dubai. A linha vermelha percorre também um trecho do centro histórico, à beira do Dubai Creek.

Já a Linha Verde do metrô é dedicada totalmente à parte mais antiga de Dubai e facilita o acesso a quem deseja visitar o Dubai Creek, o Gold Souk e o Spicy Souk. As duas linhas se conectam em duas estações: Burjuman (originalmente Khalid Bin Al Waleed) e Union.

A linha do Tram de Dubai serve especialmente à região litorânea. Ele conecta o metrô ao monorail da Palm Jumeirah e também permite transitar pela Dubai Marina. A linha parte da Al Sufouh Road, passa pela Jumeirah Beach Road e depois pelo Dubai Marina Mall. As conexões com o metrô acontecem nas estações Jumeiras Lake Towers e Dubai Marina e a conexão com o monorail acontece na estação Palm Jumeirah.  

Tipos de vagões

O metrô de Dubai oferece vagões de três tipos: comum, exclusivo feminino/infantil e gold class. O vagão da comum é aberto a todos os passageiros e tem custo regular da passagem. O vagão exclusivo é dedicado às mulheres e também crianças, mas o custo também é regular. Já o gold class oferece mais conforto, poltronas acolchoadas, mesinhas e tem custo mais elevado. O vagão da gold class está localizado sempre na ponta do trem (siga as placas da estação) e só poderá ser utilizado por quem tem o tíquete especial da gold class. Caso um passageiro seja encontrado no vagão da gold class sem o tíquete, pagará multa.

Dubai Dubai Dubai Dubai Dubai

Como funciona a tarifa e o pagamento do metrô

O sistema de transporte de Dubai é dividido em sete diferentes zonas, quanto mais zonas você percorrer, mais cara será a passagem. Os sistemas de transporte são integrados e o mesmo tíquete do metrô poderá ser usado no ônibus e tram. O metrô percorre, no total, quatro zonas. O valor da passagem será calculado apenas no final, quando o passageiro sair da estação. Por isso, você precisará do tíquete para entrar e também sair.

Há diversos tipos de tíquetes e passes — os cartões são chamado de NOL — para quem deseja usar o metrô. Os NOL são divididos em: Silver, Gold, Blue, Personalized Gold e Red. É preciso avaliar quantas vezes por dia você usará o metrô e também o tempo de permanência para decidir a melhor opção de NOL. É possível comprar tanto tíquetes para apenas uma viagem quanto passes para uso ilimitado. Os tíquetes podem ser adquiridos na máquina automática e no caixa com atendente. Como o cálculo por zonas é um pouco complicado à primeira vista, sugerimos a compra nos caixas com atendente.

Dubai

O NOL Red é o tíquete mais recomendado para os turistas que ficarão poucos dias na cidade e usarão intensamente o metrô. O Red oferece passes diários ao custo de AED 20 (vagão comum) e AED 40 (vagão gold), com direito a número ilimitado de viagens e troca de zonas. O custo de expedição do cartão é de AED 2 e ele pode ser recarregado com até 10 viagens ou cinco passes diários. O custo das viagens em vagão comum é de AED 4 (para uma zona), AED 6 (para duas zonas) e AED 8,50 (para três zonas). Para quem pretende usar pouco o metrô, o melhor é comprar o tíquete individual a cada viagem.

Horário de funcionamento: Sábado a quinta, das 6h às 23h; sextas, das 14h à meia-noite.

Ônibus em Dubai

O sistema de ônibus de Dubai é integrado ao táxi e ao tram. O mesmo passe do metrô poderá ser usado nos ônibus. Para usar o ônibus é preciso ter um passe. Não é permitido pagar o ônibus em dinheiro. Em locais onde há maior movimento de turistas, é comum ter representantes do sistema de transporte vendendo o cartão. É importante dizer que, assim como o metrô, o passageiro deverá passar o cartão ao começar a viagem e também ao sair do ônibus. Assim a tarifa será calculada de acordo com as zonas percorridas.

Infelizmente o sistema de ônibus de Dubai não é muito intuitivo. Para usar, será necessário consultar o ônibus necessário para cada destino ou usar aplicativos de locomoção, como o Google Maps. Apesar de eficientes, não são muito práticos para o dia a dia do turista. Na dúvida, peça informações sobre a rota do ônibus ao motorista.

Dubai

Dubai Trolley

O charmoso Dubai Trolley, movido a hidrogênio, é destinado especialmente a circular por Downtown Dubai. Em meio à modernidade do centro, ele passa calmamente e leva os turistas para uma deliciosa volta entre as principais atrações. O trolley tem funcionamento gratuito, porém não opera durante todo o dia e ainda está em fase de implementação. O trajeto final, quando estiver pronto, terá 7 km de extensão.

O horário de funcionamento é de 16h a meia-noite nos dias de semana e de 15h a 23h nos finais de semana.

Dubai

Táxi e Uber

Para quem não desejar usar o transporte público ou precisar de mais agilidade em locomoção, o táxi e o Uber são boas pedidas em Dubai. Os dois são eficientes e oferecem trajetos mais rápidos, mesmo se comparados ao metrô. A desvantagem são os preços, nem sempre amigáveis, especialmente em longas distâncias. Uma corrida entre o Dubai Creek e a Dubai Marina pode custar mais de AED 70. O custo do km rodado de táxi em Dubai é aproximadamente AED 2. Há táxis disponíveis em todos os locais de grande movimento, assim como nas estações de metrô. Os táxis com teto cor de rosa são dirigidos por mulheres.

O Uber funciona como em todo o mundo. Basta ter o aplicativo no smartphone e acesso à internet para solicitar um carro. Ainda que seja prático, o Uber tem preço mais caro se comparado ao táxi em Dubai. Em locais onde há pouco movimento, ele pode ser oportuno, porém é preciso ficar atento ao mapa e às ruas. Com muitas novas vias em construção, o mapa de Dubai muda a toda semana e há bastante confusão entre os motoristas, que muitas vezes não encontram os passageiros. Cancelamentos de corrida são frequentes na cidade.

Dubai

Carro alugado em Dubai

Dubai oferece estradas e pistas modernas e bem sinalizadas, contudo isso não impede que o trânsito seja uma loucura. É comum ver nas pistas manobras perigosas e motoristas bastante apressados e irritados. Caso opte por dirigir na cidade, esteja sempre atento. As placas de identificação estão todas em árabe e inglês. Os GPS costumam ter problemas com o excesso de novas vias na cidade, para ter resultados de GPS mais atualizados, prefira aplicativos como o Google Maps.

Dubai

Dubai Dubai Dubai Dubai Dubai

Alugar um carro em Dubai é bastante fácil. Será necessário o passaporte original, um cartão de crédito internacional e a PID (Permissão Internacional para Dirigir). A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é válida em Dubai. O custo da diária de um carro não é alto. Antes de alugar um carro, verifique com o hotel se há vagas disponíveis para economizar nos estacionamentos. Muitos locais públicos e pontos turísticos oferecem vagas gratuitas, mas é sempre bom ter algumas moedas para pagar o parquímetro em vias públicas.  

O carro é uma excelente opção para quem deseja liberdade de horários e trajetos, quer o conforto do automóvel e pretende visitar cidades e atrações próximas. Ele será uma boa economia, especialmente em passeios mais distantes, como Abu Dhabi e Dubai Parks.

Tudo que você precisa saber sobre Dubai!

Esse texto sobre Transportes em Dubai faz parte do guia de Dubai no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Dubai

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.