Rio de Janeiro

Quando ir ao Rio de Janeiro

Por ser uma cidade com muitas atrações, o Rio é uma cidade para se visitar durante todo o ano! O verão é a estação em que a cidade mais recebe turistas, mas há ocasiões que se tornam especiais quando aproveitadas na cidade, como o carnaval e o réveillon.

Clima no Rio de Janeiro

clima tropical úmido se encaixa perfeitamente com a beleza da cidade. A média anual de temperatura no Rio de Janeiro é de 24°C. As temperaturas mais baixas ocorrem de junho a agosto, quando chove menos (médias entre 18°C e 25°C).

Temperaturas altas são registradas durante todo o ano, mas é no verão (dezembro a março) que elas se elevam de verdade e fazem o Rio ser conhecido por atingir 40°C (ou mais). Faz realmente muito calor durante o verão, que é também o período de chuvas. Ao visitar a cidade durante essa época, certifique-se de escolher uma acomodação com ar-condicionado. 

Durante o verão, as praias ficam cheias por causa do calor intenso e das férias. Se você pretende conhecer o Rio em outra estação, vá à praia também! O sol está por lá durante todo o ano.

 Abaixo, você confere os gráficos do clima no Rio de Janeiro. As informações foram retiradas do site ClimaTempo. Clique aqui para ver a previsão do tempo na cidade nos próximos dias! 

Eventos

Carnaval


Os desfiles das escolas de samba que passam pelo Sambódromo da Marquês de Sapucaí fazem o Rio receber o título ter o maior carnaval do mundo. Há acomodação para até 70 mil pessoas no sambódromo; os dias mais concorridos são o domingo e a segunda-feira de carnaval, quando passa pela avenida o grupo especial das escolas de samba. Para a compra de ingressos para o carnaval, fique muito atento à data de início de venda — os ingressos acabam rapidamente. Quanto antes você comprar, mais barato será. Para quem não mora no Rio e também quer participar da festa, vale a pena ficar atento ao site da Liga Independente das Escolas de Samba.

É um espetáculo tão grandioso que contagia todo tipo de pessoa, independentemente de seu gosto musical. Um acontecimento para presenciar pelo menos uma vez na vida.

Outra grande oportunidade no carnaval está nos blocos de rua. São muitas opções, e os estilos musicais não se prendem ao samba: vão de marchinhas de carnaval antigas até músicas dos Beatles adaptadas. Tem para todo gosto, nos mais diversos bairros. Vale ficar de olho na programação dos bloquinhos para conferir onde e quando ocorrem! 

Réveillon

réveillon, conhecido mundo afora, pode ser aproveitado em diversos pontos da cidade. A queima de fogos mais famosa, sem dúvida, ocorre na Praia de Copacabana. A praia recebe milhões de pessoas e são pouco mais 20 minutos de show pirotécnico. Muitos optam por curtir a queima da areia nas sacadas dos prédios ou mesmo em alto mar.

Vale lembrar que, como o bairro e adjacências recebem muitos visitantes, no dia 31 o ideal é sair de casa cedo — o trânsito, além de ficar complicado, já começa a ser interditado à tarde. A melhor opção passa a ser o metrô, que, apesar de ficar lotado, não sofre congestionamentos. Para o réveillon, são vendidos cartões de metrô especiais — consulte o site do Metrô Rio para informações e valores. 

Além das praias, há diversas festas espalhadas pela cidade durante o réveillon, a ressaltar a tradicional festa do Hotel Copacabana Palace, Jockey Club, Pão de Açúcar e o Museu de Arte Moderna. São opções para todos os bolsos. Se você quiser ir a um evento no réveillon, programe-se! Compre o ingresso com antecedência e planeje como irá se locomover.

Além das duas grandiosas festas, o Rio é palco de grandes eventos. O Rock in Rio é um deles. O Rio, independentemente da época do ano, é um dos principais destinos no Brasil de artistas internacionais. A noite carioca é agitada e são inúmeros os artistas que passam por lá aos finais de semana. 

Tudo que você precisa saber sobre Rio de Janeiro!

Esse texto sobre Quando ir ao Rio de Janeiro faz parte do guia de Rio de Janeiro no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir ao Rio de Janeiro

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.