Melhores Destinos
Rio de Janeiro
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Como Chegar ao Rio de Janeiro

Avião

A cidade do Rio de Janeiro possui dois aeroportos, um na área central da cidade e que opera principalmente voos nacionais, o Aeroporto Santos Dumont, e outro aeroporto de maior porte, a cerca de 20 km do centro, que opera voos nacionais e internacionais, popularmente conhecido como Galeão, mas batizado de Aeroporto Internacional Tom Jobim

Os dois aeroportos têm uma grande quantidade de voos diariamente e contam com uma boa estrutura. O que os diferencia é principalmente sua localização — viajar através do Santos Dumont é mais prático para quem segue para a Zona Sul ou Centro. Outra característica é que há mais ofertas de transportes até esse aeroporto. 

Viajar para o Rio costuma ser mais barato quando a viagem é feita pelo Galeão, mas esse aeroporto, infelizmente, não tem a melhor das localizações e fica mais distante do centro da cidade. Pese prós e contras e avalie se a diferença de preço e tempo compensa uma ida ao Galeão em vez de usar o Santos Dumont. 

Saindo do Santos Dumont

Para sair do Aeroporto Santos Dumont, você conta com o transporte público, ônibus executivos, táxi e Uber. 

- Táxi: há cooperativas que utilizam corridas de valores tabelados na saída do aeroporto e há a opção de pegar táxis comuns, com taxímetro. 
- Uber: Ao chamar seu Uber, note que há um ponto específico para embarque, que fica no shopping Bossa Nova Mall. 
- Para deixar o local com o transporte público, pegue o VLT na estação do Aeroporto e ele o levará ao metrô. A estação de metrô mais próxima é a da Cinelândia e, com acesso ao metrô, ficará mais fácil acessar outras áreas da cidade. Uma dica importante: para usar o VLT, você deve adquirir o Rio Card, um cartão recarregável que serve para todo o transporte público do Rio — recarregue-o com um valor suficiente para realizar os trajetos que pretende enquanto estiver na cidade. 
- Ônibus executivos: Para ir a destinos distantes do aeroporto, como Galeão ou Barra da Tijuca, usar os ônibus executivos pode ser uma ótima opção pela economia, principalmente para quem viaja sozinho. 
O MD tem um post completo sobre como sair do Aeroporto Santos Dumont, confira!

Saindo do Galeão

Quem chega/sai pelo Galeão precisa se programar, pois esse aeroporto fica distante do centro da cidade, então as corridas de táxi acabam ficando mais caras e o deslocamento mais demorado. Também é possível sair do aeroporto de táxi, Uber, transporte público ou com ônibus executivos, que oferecem um bom custo/benefício. 

- Transporte público/BRT: a linha TransCarioca Expressa liga o aeroporto à Barra da Tijuca e para na estação Vicente de Carvalho, onde pode ser feita a integração com o metrô. Há uma máquina de autoatendimento para comprar o ingresso do transporte na estação do Aeroporto. 
- Táxi: há dois tipos de táxis no Galeão, o táxi comum e um táxi especial, com veículos mais mais caros. Ambos funcionam com preços tabelados, mas o táxi especial tem corridas de valor mais alto. 
- Uber: é possível utilizar Uber para sair do Galeão. O aplicativo costuma direcionar os passageiros para a área de embarque do aeroporto. 
- Ônibus Executivo (frescão): ótima opção para quem está sozinho ou em casal e precisará percorrer longas distâncias. A partir do aeroporto, há linhas regulares para o Aeroporto Santos Dumont, Zona Sul e Barra da Tijuca.

Confira aqui todas as dicas de como sair do Aeroporto do Galeão.

Carro

De Belo Horizonte: cerca de 430 km percorridos em maior parte na BR-040. É uma viagem gostosa de se fazer, especialmente na parte serrana do Rio, já que você passa pela mata e sente o ar fresco do lugar. 
De São Paulo: cerca de 400 km pela Via Dutra. Apesar de ter quatro pedágios nesse caminho, é o meio mais rápido de se chegar ao Rio. Vindo pelo litoral norte de São Paulo, o acesso se dá pela Rio-Santos. 
Do Espírito Santo ou de outros estados ao sul do Rio: o principal acesso é pela Rodovia BR-101.
 

Ônibus

A Rodoviária do Rio, que fica próxima ao Centro e à Zona Sul do Rio de Janeiro, tem saídas e chegadas diárias das principais viações brasileiras, como 1001, Itapemirim e São Geraldo. 
 

Pelo mar

Cruzeiros também costumam fazer paradas pelo Rio de Janeiro. Seus trajetos variam de acordo com a empresa e os pacotes adquiridos. Uma boa época para conhecer o Rio com um cruzeiro é o réveillon, quando vários navios ficam próximos da Praia de Copacabana para assistir à belíssima queima de fogos de um ângulo diferente. O show pirotécnico é inesquecível!

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Rio de Janeiro