Carnaval no Rio de Janeiro
Passar o carnaval no Rio de Janeiro é o sonho de muitos brasileiros. Seja para observar as escolas passando na Marquês de Sapucaí, seja para curtir os blocos de rua, é preciso se programar.
O carnaval no Rio é um evento de grande porte. A cidade recebe milhares de turistas, as praias ficam cheias, os preços sobem e haverá gente em todo lugar que você for. É preciso escolher um hotel com antecedência, não deixar para comprar os voos de última hora e nem os ingressos, caso vá à Sapucaí.
Quem gosta de observar grandes estruturas carnavalescas, festa de cores, muito brilho e dançar ao som de baterias cheias de vida, a Sapucaí é o lugar certo. É importante acompanhar as notícias da mídia e o site da Liga das Escolas de Samba do RJ para garantir seu ingresso, que começa a ser vendido semanas antes do carnaval. Para cada setor da arquibancada, o ingresso tem um valor, assim como para cada ala de fantasias que desfila na avenida.
Já para quem prefere preparar sua própria fantasia, ter mais contato humano e não se prender aos ritmos dos sambas-enredo, os blocos de rua são a grande opção. Para brincar nos blocos não é preciso pagar, bastando comparecer ao local escolhido para as apresentações. Os blocos saem de diversos bairros do Rio e os foliões seguem os carros de som ao longo do percurso programado. Entre os blocos que fazem sucesso no carnaval estão o Cordão do Bola Preta, Suvaco de Cristo, Simpatia é Quase Amor, Banda de Ipanema, Mulheres de Chico, Sargento Pimenta, entre outros.
Circular no carnaval é bastante complicado, já que a cidade recebe muito mais turistas do que em dias habituais. Utilizar os carros não é aconselhável devido à quantidade de ruas fechadas e dificuldade para estacionar. Mesmo que o transporte público não seja a alternativa mais confortável, utilizá-los é a melhor saída. Ônibus, vans, metrô, táxi e Uber passam a ser a melhor maneira para circular pelos diferentes bairros da cidade. Para utilizar o metrô, compre um cartão pré-pago a fim de evitar a fila dos caixas.
Na hora de sair para curtir o carnaval, vista roupas confortáveis, utilize protetor solar e deixe objetos de valor em casa — é comum ter seus pertences perdidos no meio da multidão! Tenha em mãos notas pequenas para facilitar o troco e abuse da criatividade para elaborar sua fantasia!