Rio de Janeiro

Dicas do Rio de Janeiro

- Um tema para prestar muita atenção no Rio de Janeiro é a violência. É um assunto polêmico, que cada pessoa interpreta de uma forma. Há quem considere a situação da violência terrível e quase não saia de casa por isso, outros acham que há um certo exagero da mídia e ficam mais tranquilos. Independentemente disso, redobre o cuidado ao visitar a cidade — cuidado nunca é demais. Evite sair com pertences valiosos, usar muito o celular na rua e andar por locais vazios durante a noite. Geralmente há policiamento próximo de atrações turísticas. Nossa sugestão é andar a pé apenas quando as distâncias forem curtas; para distâncias mais longas, usar metrô e Uber/táxis. Informe-se com outras pessoas sobre a região que você visitará para ter uma ideia mais precisa da situação. 

- Outro fato importante é saber que os táxis amarelos são os que têm preço melhor. Os táxis azuis, apesar de serem minoria, são especiais e cobram preços fixos e maiores nas corridas. No Rio, os táxis amarelos têm melhor custo/benefício. Ainda sobre esse tema, alertamos: evite táxi pirata! É muito perigoso e muitas pessoas vêm sofrendo golpes desse tipo.  É mais seguro procurar táxis com carros novos e de cooperativas; não aceite corridas de táxi de quem fica oferecendo o serviço nos aeroportos. 

- Para facilitar seu deslocamento e torná-lo mais seguro, você pode chamar táxis através de aplicaticos como o Easy Táxi e 99 ou um Uber. A Uber também circula pela cidade e a frota de carros é grande — não costuma demorar muito até que um veículo chegue até você. 

- Pretende usar o transporte público da cidade? Então compre o cartão recarregável Rio Card! Com ele, você poderá usar o metrô, ônibus, BRT, VLT e barcas, basta recarregá-lo com o valor suficiente para suas viagens. Confira aqui onde comprar um Rio Card.

- Quando marcar um compromisso, programe-se. O Rio tem um trânsito complicado e muitas vezes é demorado para chegar aos lugares, principalmente se houver congestionamento. 

- O verão carioca é muito quente. Lembre-se de usar roupas leves quando for à cidade nessa época, porque a temperatura pode ser realmente insuportável para quem não está acostumado. 

- Caso pretenda visitar uma atração de muito apelo turístico, como Cristo Redentor ou o Pão de Açúcar, compre seu ingresso pela internet. Assim você garante seu passeio com um horário pré-determinado, sem o risco de ficar em longas filas esperando para comprar um tíquete. 

Tudo que você precisa saber sobre Rio de Janeiro!

Esse texto sobre Dicas do Rio de Janeiro faz parte do guia de Rio de Janeiro no Melhores Destinos

Comentários para Dicas do Rio de Janeiro

  • Pontosturisticosriodejaneiropaoacucar iago santos há mais de 2 anos

    bom dia! sou carioca, moro no rio como trabalho no centro do rio ( o foco da cidade). bom, a cidade do rio de janeiro é maravilhosa, natureza tem em abundancia e sol o ano inteirinho. no verão já chegamos a 45ºC com sensação térmica na areia de Ipanema de 60°C , muuuuito quente.
    A violência está em todo lugar do mundo. porem aqui no rio dá para identificar quem é bom ou ruim é reparar no rosto e algumas atitudes dos indivíduos. qualquer dúvida pergunte sempre há um policial, guarda municipal, bancas de jornais.
    O aeroporto do galeão não é tão longe assim do centro ou da zona sul, quem vem de fora do pais é obrigado há vir e voltar por ele. é uma base de tempo de 20 há 30 minutos com o transito bom. se chegar no aeroporto depois das 09:00hs da manhã, o transito é ótimo após esse horário. O aeroporto Santos Dumont é bem próximo do centro da cidade e o VLT que passa por todo o centro da cidade para no aeroporto santos dumont. se quiser dar até pra ir a pé pro aeroporto. já quem está na zona sul vai pagar bem menos no taxi do que indo para o galeão. mas tem ônibus executivo que sai do santos dumont para o galeão direto. por R$:12,00 reais (bem mais em conta). taxi no rio de janeiro é bem caro, use o Uber é bem mais barato, seguro e mais confortável.

    OBS: O aplicativo Uber é bloqueado nos aeroportos, rodoviária novo rio.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.