O conjunto de quedas d’água do Rio Ribeirão, bem pertinho do centro de Lençóis, é uma boa pedida para quem deseja fazer uma linda trilha que não exija muito esforço. Localizados a apenas 3,5 km de Lençóis, o Ribeirão do Meio e o Ribeirão de Cima (no caminho para a Cachoeira do Sossego) são as duas principais atrações do local. O banho vale nos dois, sendo que o Ribeirão de Cima tem poços menores (alguns que formam deliciosas hidromassagens) e é muito mais tranquilo, enquanto o Ribeirão do Meio tem mais gente, um grande poço para banho e ainda uma pedra em forma de tobogã que diverte os visitantes. Não deixe de experimentar ao menos uma descida. Não podemos mentir e dizer que é indolor, mas certamente vale a diversão! Se jogue e dê uma boa gargalhada ao final.
A trilha que leva até o Ribeirão do Meio e o Ribeirão de Cima tem nível leve de dificuldade e pode ser uma boa opção de passeio para meio dia. É muito comum também que esse roteiro faça parte do passeio que vai até a Cachoeira do Sossego, essa sim com trilha bem mais puxada. Apesar de a trilha para o Ribeirão do Meio e Ribeirão de Cima ser tranquila, a contratação de um guia é recomendável para quem vai pela primeira vez. Não há placas indicativas do trajeto.
Outra boa pedida é ir até o Ribeirão de Baixo, que está localizado quase dentro da cidade de Lençóis e tem fácil acesso de carro. O lugar não é tão turístico, mas todos os moradores conhecem. Um grande poço e pequenas quedas d'água garantem a diversão.
Vale dizer que no Ribeirão do Meio há vendedores de bebidas e até churrasquinho, o que desagrada a muitos visitantes. Caso você não curta o comércio em meio à natureza, siga a trilha até o Ribeirão de Cima, onde não há ninguém.
A paisagem é linda e o banho refrescante!
Vale a pena conversar com seu Usquinha e conhecer mais sobre o trabalho dos garimpeiros da região!
A trilha poderia ser mais sinalizada (distância e intensidade).
Fizemos o passeio com 2 crianças de 9 e 11 anos. Eles adoraram apesar de reclamar um pouco da trilha.