San Blas
A atual paz que reina em praias, manguezais e lagoas em nada lembra o período de guerra enfrentado por San Blas no século XIX . A cidade, com dez mil habitantes, já foi palco de grandes batalhas durante a independência mexicana. No período da colônia, foi sede do mais importante porto do Pacífico Norte, de onde partiram expedições espanholas para o Pacífico Norte. Se você não abre mão de conhecer – e viver – um pouco da história dos seus destinos, San Blas não pode deixar de ser visitada.
Fundada em 1531, ainda hoje é possível percorrer as ruínas dos fortes, construídos no século XVIII, à beira-mar do Porto de San Blas. La Contaduría, o Templo de Nuestra Señora del Rosário (La Marinera), o Forte de San Blas e a antiga Aduana Marítima (prédio do séc. XIX, hoje Casa de Cultura) são algumas das construções abertas a visitação.
Os que procuram maior contato com a natureza também estão no lugar certo. San Blas tem uma grande variedade de habitats naturais, o que permite a observação de muitas espécies da fauna, especialmente pássaros. No Parque Nacional La Tovara é possível percorrer os canais dos manguezais e ver mais de 300 espécies de aves, além de tartarugas e crododilos. Os pássaros podem ser vistos ainda na Isla Isabel (a 40km de San Blas), onde milhares deles se refugiam entre falésias e praias. O melhor período para a observação é de outubro a abril.
Como em toda a Riviera Nayarit, a região de San Blas também está rodeada de areia e mar; por isso, não deixe de visitar uma das praias. Las Islitas (mais sossegada), Matanchén (para a prática de esportes aquáticos), Los Cocos, Playa del Rey e Playa el Borrego são as mais conhecidas. Isso não significa que fiquem cheias, muito pelo contrário. San Blas costuma anunciar que é uma “região turística sem turistas”, ou seja, é para quem quer sossego e distância do agito.
Localizada no extremo norte da Riviera Nayarit (a 160km de Nuevo Vallarta), San Blas é ainda pouco explorada. A infraestrutura turística não é grande, porém a cidade oferece hotéis confortáveis e bons restaurantes. Vale se hospedar na região por, pelo menos, dois dias. Assim você terá a oportunidade de conhecer diferentes praias e fazer passeios pelo mangue, pelas ilhas, além de visitar as ruínas.
Dica: Não há como ignorar os mosquitos da região. Jejenes, como são conhecidos, têm fama de devoradores.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Riviera Nayarit
- Puerto Sayulita
- Grand Palladium Vallarta Resort & Spa - All Inclusive
- Hotel Meson de Mita
- Paradise Village
- Villas Vista Suites Sayulita
San Blas
San BlasSan Blas
Nayarit