Riviera Nayarit

Praias da Riviera Nayarit

Para começar, é necessário um dado fundamental: são 300km de litoral! Banhada pelo Oceano Pacífico, a Riviera Nayarit oferece uma variedade tão grande de tipos de praia que é impossível não agradar todos os turistas. Das quatorze praias que receberam do governo mexicano o “certificado de praia limpa”, seis delas estão por lá. De Nuevo Vallarta a San Blas você poderá desfrutar de areias praticamente intocadas.

A natureza acidentada do litoral de Nayarit deu a ela uma característica muito especial: entre a mata verde da Sierra Madre e as paredes rochosas à beira-mar, uma infinidade de faixas de areia se forma, dando a cada pequena praia uma cara particular. Algumas têm apenas poucos metros; outras, quilômetros. Em pouco tempo de viagem, você passará de uma área com mar escuro e areia dourada para outra com água em tons de azul e areia incrivelmente branca. Nayarit não é lugar pra se prender a apenas uma praia. Cada lugar trará uma experiência muito particular e completamente diferente do anterior. Vale conhecer todos os pedacinhos e descobrir qual deles é a sua Riviera.

Visitar Nayarit e não ir às Islas Marietas é quase um crime. Por isso, considere sua praia obrigatória! A formação vulcânica é responsável pela imagem icônica da Riviera: a Playa Escondida. Além dela, outras belas praias estão no roteiro do passeio.

Famosa pela prática de surfe, Sayulita é o destino favorito de quem procura um ambiente descolado para esportes aquáticos. As ondas de tamanho médios são ótimas para quem está começando. Punta Burros, Anclote e La Lancha também estão na lista predileta dos esportista, sendo que a última é de uma beleza inacreditável. Canoagem, stand up paddle e mergulho são comumente praticados na região.

Mantendo ares de pequeno povoado litorâneo, San Pancho e San Blas são para quem procura uma real experiência mexicana. Lá os moradores convivem harmoniosamente com artistas, surfistas, turistas e um pôr do sol espetacular.

Para quem não quer praia sem estrutura e piscina, as melhores são Nuevo Vallarta e Flamingos. As duas regiões dividem a mesma faixa de areia com resorts all inclusive e grandes redes hoteleiras - mas, se você procura exclusividade, o seu lugar é Punta Mita, pois lá estão os mais luxuosos resorts e também as mais belas praias "particulares". Aliás, este é um dos pontos negativos: todas as praias são públicas, porém o acesso a muitas delas é privado. Para chegar é preciso ir pela areia ou pelo mar. 

Rústicas ou luxuosas, desertas ou não, o importante é conhecer o maior número de praias que você puder, já que elas são muito diferentes umas das outras. Uma característica é comum a todas: o sol sempre se põe no mar. Diferentemente do Oceano Atlântico - devido à posição geográfica -, no Pacífico, o evento é comum. Não perca essa chance! É um dos maiores espetáculos de Nayarit.

Conheça um pouco mais das praias que o Melhores Destinos visitou. 

Dicas:

- Alugar um carro é uma boa pedida para percorrer a região, pois assim você poderá aproveitar mais.

- Se quiser mesmo conhecer as mais bonitas e intocadas praias, avalie a possibilidade de alugar um barco ou lancha; assim, até as mais inacessíveis praias poderão entrar no seu roteiro.

- Algumas praias são mais famosas pelos esportes do que pela beleza. Tenha em mente o seu foco na viagem. 

  • Ilhas-marietas

    Ilhas Marietas

    Nota:  de 10 (0)

    Elas são a cara da Riviera Nayarit. Em qualquer guia turístico, mapa, site ou propaganda, lá estarão as Ilhas Marietas. E não é para menos! Declarado Reserva da Biosfera pela Unesco, em 2010, o arquipélago de formação vulcânica proporciona imagens de tirar o fôlego!

    A história é bem...

  • Las Caletas

    Nota:  de 10 (0)

    O acesso exclusivamente pelo mar torna esta praia uma das mais cobiçadas da região. Ao sul da Baía de Banderas, nas terras do estado de Jalisco, Las Caletas atrai pelo incrível visual, que vai do mar azul ao verde intenso da Sierra Madre tão colado à areia. Para chegar à praia, empresas oferecem deliciosos passeios em...

  • Praia-de-los-muertos

    Praia "de los Muertos"

    Nota:  de 10 (0)

    Em Sayulita, pergunte pelo cemitério do povoado. Lá, entre as lápides enfeitadas, está a pequena e charmosa Praia dos Mortos. A caminhada, a partir do centro de Sayulita, é de vinte minutos (o táxi cobra 90 pesos pela viagem). Siga as placas e não tenha medo de atravessar pelos túmulos. Ao final do cemitério, a...

  • Praia-de-nuevo-vallarta

    Praia de Nuevo Vallarta

    Nota:  de 10 (0)

    Diferentemente do que se imagina de uma praia no México, em Nuevo Vallarta a areia não é branquinha, nem o mar, azul-claro. Em compensação, a areia escura é colorida com pigmentos dourados (como se tivessem arremessado um enorme balde de porpurina na água) e o mar é de uma calma convidativa.

    Uma das maiores praias de...

  • Praia-de-punta-mita-vista-do-mirante-do-four-seasons

    Praia de Punta Mita

    Nota:  de 10 (0)

    Algumas das mais belas e exclusivas praias da Riviera Nayarit estão localizadas na área de Punta Mita (não confunda com Punta de Mita), uma espécie de condomínio fechado que abriga os mais luxuosos resorts da Riviera Nayarit - todos com praias e serviços exclusivos. 

    No Four Seasons Resort, a pequena faixa de areia branca,...

  • Praia-de-san-pancho

    Praia de San Pancho/ San Francisco

    Nota:  de 10 (0)

    Em San Pancho (um povoado com apenas dois mil habitantes), siga até o final da avenida principal, de nome Tercer Mundo, e encontre uma das mais descoladas praias de Nayarit. Entre o mar e as montanhas de Sierra Madre, a praia pública recebe todos os artistas, surfistas, pescadores e turistas da região. Sem frescuras nem restrições. 

    ...

  • Praia-de-sayulita

    Praia de Sayulita

    Nota:  de 10 (0)

    Se há um ponto do agito na Riviera Nayarit, certamente é no povoado de Sayulita. A praia é a mais democrática da região, além de ter a maior concentração de surfistas por metro quadrado (mesmo não sendo sempre a Meca das ondas). A graça não está na praia em si, que não é das...

  • Praia-destiladeras

    Praia Destiladeras

    Nota:  de 10 (0)

    Esta é uma raridade em Nayarit. Destiladeras é uma praia pública e linda! Com a compra dos terrenos à beira-mar por grandes resorts e condomínios, as mais bonitas praias da riviera estão em área particular, o que dificulta o acesso do turista. Ainda não é o caso da Destiladeras. Uma das mais belas praias da...

  • Praia-la-lancha

    Praia La Lancha

    Nota:  de 10 (0)

    Primeiro de tudo: não desista!

    Se você for o tipo de turista que gosta das coisas na mão, bem fáceis, sem nenhuma burocracia, esqueça esta praia... porém, se você for do tipo que adora um desafio, um destino complicado de achar, um lugar para poucos, La Lancha é a sua praia!

    Se você chegou até este...

Tudo que você precisa saber sobre Riviera Nayarit!

Esse texto sobre Praias da Riviera Nayarit faz parte do guia de Riviera Nayarit no Melhores Destinos

Comentários para Praias da Riviera Nayarit

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.