Riviera Nayarit

Entenda a região da Riviera Nayarit

Para quem nunca esteve na Riviera Nayarit é complicado entender como funciona a disposição das cidades e dos povoados. O que é município, desarrollo (área de desenvolvimento, nem povoado nem cidade) e povoado? E a Baía de Banderas.... Puerto Vallarta ou Nuevo Vallarta? Só nos últimos dias de viagem você se dará conta de que tudo é muito mais simples do que parece. Para encurtar o caminho, o Melhores Destinos preparou um pequeno guia que ajudará você a não chegar por lá perdido. Vale entender bem a região, até mesmo para decidir com mais segurança onde se hospedar e quais passeios fazer.

O que é a Riviera Nayarit?

Nem estado, nem cidade. A Riviera é um conjunto de povoados e desarrollos do estado de Nayarit que se uniram em prol do turismo. A marca foi criada em 2007 para dar força ao seguimento e atrair investimentos para a área. São mais de 300km de litoral engajados em tornar-se o novo melhor destino de luxo do México.

Localização

Estamos tão acostumados a ouvir falar de Cancún que é difícil conceber que o México tenha belas praias além do Caribe. Não só tem, como há uma costa inteira banhada pelo Oceano Pacífico. Por isso, apesar das praias (algumas também coloridas em tons de azul), a Riviera não é Caribe. Triste? De forma alguma! Só por aqui você poderá ver o espetáculo das baleias-jubarte.

A Riviera estende-se de Boca de Teacapán (ao norte) até o Rio Ameca, onde faz divisa com Puerto Vallarta (estado de Jalisco). Aqui reina uma das maiores confusões da área. Puerto Vallarta não faz parte de Nayarit e sim do estado de Jalisco, diferentemente de Nuevo Vallarta, onde está a maior concentração hoteleira da Riviera Nayarit. As duas são próximas, porém muito diferentes. A confusão é uma grande gafe para os locais.

O sul da região é o mais procurado pelo turismo. Na Baía de Banderas (que é dividida entre Nayarit e Jalisco) estão as mais bonitas praias, seguidas pelas de Punta de Mita.

Divisão da região

Esta é, sem dúvida, uma das questões que mais causam confusão na cabeça dos turistas. A começar pela Baía de Banderas. Além de baía propriamente dita, também é o nome do município que engloba quase a totalidade da Riviera Nayarit, composta por pequenos povoados e desarrollos.

Principais desarrollos: Punta Mita (ponta norte da Baía de Banderas) e Nuevo Vallarta (extremo sul do estado, na Baía de Banderas).

Principais povoados (do sul para o norte): Bucerías, La Crux de Huanacaxtle, Punta de Mita, Sayulita, San Pancho (San Francisco), Rincón de Guayabitos. Todos estão na região costeira e no município de Baía de Banderas.

San Blas, ao norte, é outro município que compõe a Riviera. 

Circulação

Andar pela Riviera Nayarit é muito simples. Apenas duas estradas principais cortam todos os povoados e cidades: Carretera Federal México 200 (também chamada de Carretera Pacífico) e Carretera Federal La Crux de Huanacaxtle – Punta de Mita (curcuito beira-mar). Basta decorar a ordem dos lugares e você não se perderá jamais (veja mais em Transportes).

Conhecer os principais povoados é uma excelente maneira de vivenciar a Riviera, até porque cada um tem uma particularidade que vale ser visitada. Está na dúvida de por onde começar? Vamos lhe ajudar! Veja agora um pouquinho mais sobre as principais áreas da Riviera Nayarit

  • Bucerias

    Bucerías

    Nota:  de 10 (0)

    A praça, de frente para o mar, é o maior cartão-postal de Bucerías. A praia realmente faz parte da vida dos moradores deste típico povoado mexicano. Para chegar às águas do Oceano Pacífico, basta seguir as fachadas e paredes coloridas enquanto vê os artesanatos típicos. Não tem erro. Siga o fluxo de...

  • La-cruz-de-huanacaxtle

    La Cruz de Huanacaxtle

    Nota:  de 10 (0)

    A antiga vila de pescadores, conhecida como La Cruz, transformou-se em uma das mais modernas marinas do Pacífico mexicano. Na Marina Riviera Nayarit convivem pequenos barcos de pescadores e modernas embarcações de até 400 metros. É o sonho de qualquer amante dos esportes náuticos e da pesca esportiva.

    Os cinco quilômetros de...

  • Hard-rock-hotel-vallarta

    Nuevo Vallarta e Flamingos

    Nota:  de 10 (0)

    Porta de entrada para a Riviera Nayarit, Nuevo Vallarta é a área com maior infraestrutura turística da região. Exatamente por isso atrai boa parte dos turistas que procuram dias de descanso em Nayarit. E nem só de hotéis vive Nuevo Vallarta.

    Com natureza riquíssima, entre a Sierra de Vallejo e 5km de águas calmas e...

  • Punta-mita-resort-four-seasons

    Punta Mita e Punta de Mita

    Nota:  de 10 (0)

    Exclusividade é a palavra que mais bem define Punta Mita. A área particular, de 6km² (tem até guarita com cancela), abriga os mais luxuosos resorts e restaurantes de Nayarit. No extremo norte da Baía de Banderas, Punta Mita recebe o turista que busca sossego, luxo e muita exclusividade - sem falar das lindíssimas praias, o maior...

  • San Blas

    Nota:  de 10 (0)

    A atual paz que reina em praias, manguezais e lagoas em nada lembra o período de guerra enfrentado por San Blas no século XIX . A cidade, com dez mil habitantes, já foi palco de grandes batalhas durante a independência mexicana. No período da colônia, foi sede do mais importante porto do Pacífico Norte, de onde partiram...

  • San-pancho

    San Pancho/ San Francisco

    Nota:  de 10 (0)

    O povoado de San Pancho (ou San Francisco), com apenas dois mil habitantes, é tão charmoso quanto pequeno. As ruas, com nomes de países e regiões do mundo, levam direto a uma das mais bonitas praias da região. Camboja, Quênia, China, Egito, Honduras e Cuba são nomes comuns por lá.  A mais importante de todas elas...

  • Sayulita

    Sayulita

    Nota:  de 10 (0)

    Com quatro mil moradores voltados para a vida na praia, Sayulita parece estar em eterno clima de férias. Surfe, stand up paddle, caiaque e mergulho estão entre as atividades obrigatórias de quem passa por lá. E escolas não faltam para quem ainda está dando os primeiros passos nos esportes aquáticos. É o principal...

Tudo que você precisa saber sobre Riviera Nayarit!

Esse texto sobre Entenda a região da Riviera Nayarit faz parte do guia de Riviera Nayarit no Melhores Destinos

Comentários para Entenda a região da Riviera Nayarit

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.