Riviera Nayarit

Dicas da Riviera Nayarit

Básicas:

- A língua oficial na Riviera Nayarit é o espanhol, porém é comum que as pessoas falem bem o inglês, ou espanglês (como o nosso portunhol).

- O padrão de voltagem é 127V. A tomada é de 3 entradas, com duas de ponta chata (como alguns aparelhos que temos no Brasil). Leve sempre um adaptador universal.

- O fuso horário tem duas horas a menos que o oficial do Brasil.

- A Riviera Nayarit está localizada no estado de Nayarit. Puerto Vallarta (no estado de Jalisco) não faz parte da Riviera, diferentemente de Nuevo Vallarta (principal cidade da Riviera).

Para entrar no México:

- Brasileiros estão liberados do visto de entrada no México. Basta apresentar passaporte válido. A imigração mexicana é um pouco rígida, por isso o visto americano nunca é demais.

- Evite brincadeiras e piadas nos aeroportos, pois elas podem ser confundidas com realidade.

- O México tem um forte controle contra substâncias entorpecentes e a revista é severa. Tenha cuidado com o que você leva na mala.

- Tenha sempre em mãos todos os comprovantes de passagens aéreas e hospedagem; eles podem ser pedidos na entrada no país.

Segurança

- A Riviera Nayarit é uma região muito segura do México. Você não verá muitos policiais pela rua, mas também dificilmente se sentirá ameaçado. Na praia, nunca é demais ficar de olho em sacolas e na câmera - afinal, furtos a turistas acontecem em qualquer lugar do mundo.

- O telefone de emergência da polícia e para socorro médico é 066.

- O serviço de assistência ao turista atende no número 078. Ele vale também para pedir dicas.

- No check-in do aeroporto de Puerto Vallarta as malas passam por uma revista manual. Produtos ilegais, incluindo bebidas sem certificado de procedência, são retidos no aeroporto.

Dinheiro

- A moeda é o peso mexicano, mas o dólar é amplamente aceito (o troco sempre será em pesos). A cotação é de 13 pesos (MXD) para um dólar. Cartões de crédito e débito são aceitos nos hotéis e em grandes estabelecimentos, mas nem sempre nas pequenas lojas e em restaurantes dos povoados. Máquinas de ATM estão espalhadas em todas as regiões, mas algumas fazem o saque apenas em dólar.

- A gorjeta – ou propina, como é dito em espanhol – é de 15%.

- Nunca deixe de negociar o preço do táxi antes de começar a corrida. Isso evitará chateações ao final.

Saúde

- Tenha sempre um plano de saúde internacional. A região dispõe de pequenos postos de saúde. Para grandes atendimentos, é preciso ir a Puerto Vallarta.

- A água da torneira não é potável; por isso, evite bebê-la. Procure sempre bebidas industrializadas e água mineral. O risco não é tão grande quanto em outros países. Gelo e sucos naturais não são tão perigosos.

- Beba muita água e sucos naturais. O calor é grande e a chance de desidratação, também.

- Jamais esqueça o protetor solar. Uma camisa clara de manga comprida, óculos escuros e chapéu também são itens obrigatórios.

- Repelentes contra insetos são bem-vindos, principalmente no final da tarde.

Comida

- Quando disserem que a comida tem pimenta, ela tem muita pimenta. Ao dizerem que não tem nada, ela tem pouca. Se você realmente não quiser pimenta, seja muito claro ao fazer o seu pedido, ou invente uma alergia que pode causar a morte. Talvez assim a comida venha sem pimenta.

- A região é riquíssima em frutos do mar, e muitos são servidos crus. Avalie bem as condições sanitárias do lugar que você está e evite incidentes de saúde desagradáveis.

- Frutas e sucos naturais são muito bem-vindos para reidratar o corpo. Tenha sempre na bolsa, principalmente em passeios mais longos.  

Telefonia

- O código de área internacional do México é 52.

- Celulares funcionam bem em quase todas as localidades (até mesmo no mar).

Tudo que você precisa saber sobre Riviera Nayarit!

Esse texto sobre Dicas da Riviera Nayarit faz parte do guia de Riviera Nayarit no Melhores Destinos

Comentários para Dicas da Riviera Nayarit

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.