Riviera Nayarit

Onde comer na Riviera Nayarit

Bem conhecida dos brasileiros, a culinária mexicana nunca decepciona! E na Riviera Nayarit ela é um dos pontos altos da viagem. Tacos, nachos e a quentíssima pimenta-jalapeño são apenas aperitivos perto do que você encontrará por lá.

Localizada à beira do Pacífico, a região não poderia ter outra especialidade que não os frutos do mar. Camarões, lagostas, ostras, mariscos e uma infinidade de peixes estão presentes - em fartura - em todos os cardápios dos restaurantes. Não é incomum ver os pescadores saindo do mar com o “almoço”. Muitas vezes o próprio cliente pode escolher qual peixe gostaria de comer. Por isso, o famoso “peixe do dia” sempre estará disponível no menu, afinal, nunca se sabe quais serão as surpresas que cairão na rede do pescador.

Os peixes e frutos do mar são usados em todos os pratos tipicamente mexicanos. Tostadas, aguachiles, chicharróns, burritos, quesadillas, tacos, enchiladas... Ufa! E haja pimenta! Por isso, prepare o espírito e o estômago. Os pratos são quase sempre (muito) apimentados! Deixe sempre claro qual o grau de ardência que você prefere na comida. E cuidado com aqueles molhinhos com cara de inofensivos, pois são os piores.

Não deixe de experimentar um dos mais típicos pratos locais: el pescado zarandeado. O peixe é marinado (com limão, molho de soja, alho e chile) e depois defumado com madeira do mangue. Outra especialidade imperdível é a enchilada de ostra (espécie de panqueca feita com tortillas). Fritas em azeite com sal, alho e epazote (tempero típico mexicano), as ostras ganham molho de tomate, pimentão, coentro-serrano e queijo. Para quem não é amante de frutos do mar, não há com o que se preocupar. Sempre haverá no cardápio opções de massas, carnes, sanduíches - experimente o hambúrguer de camarão - e saladas.

Curiosamente, a fusion food é muito comum na Riviera Nayarit. Pratos asiáticos, com toques mexicanos, são quase uma febre. Gengibre e abacate tornam-se base para a culinária contemporânea dos restaurantes mais sofisticados e com influências internacionais. Sushis e sashimis ganham releituras e novas apresentações. Há também os menus “mexiterráneos”, que mesclam a comida local com os sabores mediterrâneos.

Mesmo os menores vilarejos abrigam restaurantes de padrão internacional. Excelentes opções gastronômicas não irão faltar. Os mais sofisticados estão nos resorts de luxo de Punta Mita (todos recebem clientes não hóspedes). Nuevo Valarta é a região mais desenvolvida de Nayarit e tem o maior número de opções, tanto nos hotéis quanto fora deles; já os mais descolados restaurantes e bares ficam nas regiões de praia frequentadas por surfistas e atletas, como Sayulita, Bucerías e San Pancho. Os preços dos restaurantes não são tão baratos. Uma refeição caprichada, com entrada, prato principal e bebida, custa em média 400 pesos. Às vezes a entrada é tão satisfatória que nem precisamos pedir o prato principal. O preço é sempre proporcional à cara do restaurante, e muitas vezes a comida é mais gostosa no mais barato e mais "pé sujo". Não se deixe levar pela aparência. Apenas fique atento às comidas de rua, já que o preparo de frutos do mar exige certo cuidado.

É claro que toda essa mistura de sabores precisa vir acompanhada. A escolha das bebidas é tão importante quanto a dos pratos. A tequila é o carro-chefe e o mais tradicional dos drinks é a margarita - seja a clássica de limão ou as releituras com frutas, o importante é estar bem gelada. Nada mal também é tomar uma cerveja Pacífico à beira do Pacífico (a marca é extremamente local). Para os que preferem misturas mais ousadas, uma boa pedida é a michelada. O drink é preparado com cerveja, suco de limão, molho de soja, tabasco e sal. Os que preferem bebidas sem álcool não terão problemas. A região é farta produtora de frutas; por isso, sucos e frozens são deliciosos e fresquinhos. O importante mesmo é brindar à deliciosa culinária de Nayarit. 

  • .jpg

    Aramara - Four Seasons Punta Mita

    Nota:  de 10 (0)

    A influência da comida oriental está em todo o cardápio deste elegante restaurante. O Aramara apresenta um menu com pratos delicados, sem nunca esquecer o México. É a chance de experimentar sabores únicos que unem as duas culturas.

    O lugar sagrado, junto ao mar (significado do nome no idioma nativo huichol), valoriza os produtos da...

  • Sandwich-toscano

    Bistro Organico

    Nota:  de 10 (0)

    O aconchegante Bistro Organico pode guardar muitas surpresas. As mesas, dispostas no pequeno pátio do hotel Cielo Rojo, no povoado de San Pancho, permitem que o cliente veja toda a preparação da comida, como se fosse convidado da casa. Os pratos, sempre com produtos orgânicos, são caprichosamente preparados e montados. As...

  • Cafe-flameado-mexicano

    Carolina - St. Regis Punta Mita

    Nota:  de 10 (0)

    Reconhecido pela classificação AAA Five Diamonds, o Carolina está entre os mais sofisticados restaurantes de Nayarit. Ambiente requintado, cardápio mediterrâneo elaborado com ingredientes especiais e serviço personalizado fazem do Carolina ponto de parada obrigatório para quem é amante da boa comida. Alcachofra recheada...

  • Choco-banana

    Choco Banana

    Nota:  de 10 (0)

    Reluzente em amarelo, o Choco Banana chama a atenção de todos os turistas que passam pelo centro de Sayulita. Eles se declaram mundialmente famosos pela banana gelada com cobertura de chocolate e cereais. Mundialmente ou não, a verdade é que o Choco Banana tem mesas disputadas e nunca está vazio!

    O cardápio é um mix de...

  • .jpg

    Don Pedro's Restaurant & Bar

    Nota:  de 10 (0)

    À beira-mar, em destaque na praia de Sayulita, está o Don Pedro’s. Criado a partir da visita de dois primos, de Los Angeles, que estavam em busca de bons mares para o surfe, o restaurante alia simplicidade a bons ingredientes e atrai tanto pela vista quanto pelo cardápio. Damien and Nicholas apaixonaram-se por Sayulita e nunca mais saíram...

  • Menu-de-entrada

    Ketsi - Four Seasons

    Nota:  de 10 (0)

    O ambiente informal - com decoração em estilo cabana de palha e vista para o mar - não revela o cardápio, ao mesmo tempo sofisticado e leve. No Ketsi, pratos e ingredientes mexicanos ganham releituras contemporâneas e nos levam a reparar em cada detalhe da comida, tentando adivinhar qual é o segredo de cada uma. São muitos...

  • Pescado-zarandeado

    La Laguna Tino's

    Nota:  de 10 (0)

    Diferentemente da maioria dos restaurantes da Riviera Nayarit, este não está à beira-mar, mas à beira de uma lagoa. Da varanda do Laguna Tino’s é possível observar tartarugas nadando e pássaros pescando.

    Nem por isso o cardápio deixa de ser de frutos do mar. Nele é possível encontrar um dos mais...

  • Ceviche

    Las Palmas

    Nota:  de 10 (0)

    Em San Pancho, ao final da Avenida del Tercer Mundo, está uma das mais simples e saborosas refeições de Nayarit. O despretensioso restaurante Las Palmas serve, à beira-mar e com pés na areia, a tradicional culinária mexicana.

    Tostadas, tacos, burritos e quesadillas, todos com peixes e frutos do mar. Sem requinte, os pratos agradam...

Tudo que você precisa saber sobre Riviera Nayarit!

Esse texto sobre Onde comer na Riviera Nayarit faz parte do guia de Riviera Nayarit no Melhores Destinos

Comentários para Onde comer na Riviera Nayarit

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.