Riviera Nayarit

O que fazer na Riviera Nayarit

Muito além de um mero destino de praia, a Riviera Nayarit oferece bem mais do que sol e areia aos turistas que desembarcam por lá. Não espere encontrar na área do seu hotel tudo o que a região tem a oferecer; prepare o espírito para belos passeios, uma grande diversidade de tipos de praia, povoados encantadores, restaurantes deliciosos, esportes radicais e uma natureza sem fim.

Quem escolhe viajar apenas para descansar, deitar-se em uma espreguiçadeira e não sair de lá por uma semana certamente está no lugar errado, mas se você é o tipo de turista que gosta de desbravar destinos, a Riviera Nayarit vai conquistá-lo! Este é daqueles lugares que valem a pena pesquisar, anotar, fazer mapas e planos. Nada de ficar dentro do hotel - até porque, provavelmente, a sua praia não será a mais bonita de lá (o que não significa que você não possa encontrá-la).

A praia é o ponto de partida dos turistas que visitam Nayarit; em busca delas você irá perceber que, quase sempre, as mais encondidas são as mais deslumbrantes. A hors concours é, literalmente, a Playa Escondida, nas Islas Marietas. Seja de barco, carro ou pela faixa de areia da praia vizinha... Tudo vale para alcançar as mais belas paisagens da Riviera.

O mar proporciona boa parte das atrações de lá. Observação de baleias-jubarte, golfinhos, tartarugas e arraias-gigantes estão entre os passeios prediletos. Muitas áreas permitem excelentes mergulhos e também a pesca esportiva. E nem é preciso ir tão fundo para a prática de atividades: surfe, windsurf, bodyboard, canoagem, stand up paddle, kitesurf e tantas outras variações de esportes aquáticos estão presentes em praticamente todas as praias.

Se a preferência for por atividades em terra, opções também não faltarão. Que tal arvorismo, cavalgadas na Sierra Madre, tirolesa e rapel em cachoeiras? Não deixe, também, de visitar um dos campos de golfe da Riviera Nayarit. É a sua chance de acertar uma tacada no único campo do mundo a ter o green em uma ilha natural. Para descansar depois de um dia agitado, nada como um dos refinados spas. Massagens, banhos terapêuticos e tratamentos relaxantes estão disponíveis em praticamente todos os hotéis.

Aos que não resistem a uma compra, a Riviera Nayarit é rica em artesanatos e produtos típicos mexicanos. Nos povoados é fácil encontrar lojas que vendem tudo com estamparias e motivos típicos. Temperos, comidinhas e bebidas estão disponíveis nos mercados. Não deixe de entrar em pelo menos um deles! Opções para experimentar os temperos in loco não faltam. Restaurantes - dos mais simples e tradicionais aos mais requintados e cheios de inovações - farão da sua estada na Riviera Nayarit uma viagem inesquecível. 

Veja mais em Praias, Onde comer, Compras e Passeios

  • .jpg

    Aramara - Four Seasons Punta Mita

    Nota:  de 10 (0)

    A influência da comida oriental está em todo o cardápio deste elegante restaurante. O Aramara apresenta um menu com pratos delicados, sem nunca esquecer o México. É a chance de experimentar sabores únicos que unem as duas culturas.

    O lugar sagrado, junto ao mar (significado do nome no idioma nativo huichol), valoriza os produtos da...

  • Don-pato

    Bar Don Pato

    Nota:  de 10 (0)

    Na praça central de Sayulita, vários pequenos bares são a atração noturna do povoado, porém quem chama mesmo a atenção é o Bar Don Pato.

    Com música ao vivo, em alto e bom som, o bar atrai tanto pela comida quanto pela festa. Você poderá sentar-se na calçada e ver a praça encher...

  • Sandwich-toscano

    Bistro Organico

    Nota:  de 10 (0)

    O aconchegante Bistro Organico pode guardar muitas surpresas. As mesas, dispostas no pequeno pátio do hotel Cielo Rojo, no povoado de San Pancho, permitem que o cliente veja toda a preparação da comida, como se fosse convidado da casa. Os pratos, sempre com produtos orgânicos, são caprichosamente preparados e montados. As...

  • Bucerias

    Bucerías

    Nota:  de 10 (0)

    A praça, de frente para o mar, é o maior cartão-postal de Bucerías. A praia realmente faz parte da vida dos moradores deste típico povoado mexicano. Para chegar às águas do Oceano Pacífico, basta seguir as fachadas e paredes coloridas enquanto vê os artesanatos típicos. Não tem erro. Siga o fluxo de...

  • Campo-de-golf-punta-mita-pacifico

    Campos de Golf

    Nota:  de 10 (0)

    Acredite se quiser: na Riviera Nayarit existem seis campos de golfe para os amantes (ou iniciantes) do esporte. Entre a serra e o Pacífico, eles atraem jogadores de todo o mundo, tanto pela beleza quanto pelos projetos. Desenhados por Jack Nicklaus, Greg Norman e outros, o campos de golfe são alguns dos maiores atrativos da Riviera.

    Um deles se destaca...

  • Cafe-flameado-mexicano

    Carolina - St. Regis Punta Mita

    Nota:  de 10 (0)

    Reconhecido pela classificação AAA Five Diamonds, o Carolina está entre os mais sofisticados restaurantes de Nayarit. Ambiente requintado, cardápio mediterrâneo elaborado com ingredientes especiais e serviço personalizado fazem do Carolina ponto de parada obrigatório para quem é amante da boa comida. Alcachofra recheada...

  • Choco-banana

    Choco Banana

    Nota:  de 10 (0)

    Reluzente em amarelo, o Choco Banana chama a atenção de todos os turistas que passam pelo centro de Sayulita. Eles se declaram mundialmente famosos pela banana gelada com cobertura de chocolate e cereais. Mundialmente ou não, a verdade é que o Choco Banana tem mesas disputadas e nunca está vazio!

    O cardápio é um mix de...

  • .jpg

    Don Pedro's Restaurant & Bar

    Nota:  de 10 (0)

    À beira-mar, em destaque na praia de Sayulita, está o Don Pedro’s. Criado a partir da visita de dois primos, de Los Angeles, que estavam em busca de bons mares para o surfe, o restaurante alia simplicidade a bons ingredientes e atrai tanto pela vista quanto pelo cardápio. Damien and Nicholas apaixonaram-se por Sayulita e nunca mais saíram...

  • Esto-es-mexico

    Esto Es Mexico

    Nota:  de 10 (0)

    Divirta-se com as releituras de famosas imagens mexicanas! Aqui as santas ganham máscaras de campeões de luta livre e Frida Kahlo vira uma das clássicas caveiras. Quadros, espelhos, calendários e relógios ganham estampas divertidas, sempre inspiradas na cultura local.

    Os produtos são criações da loja; por isso,...

  • Galeria-gypsy

    Galeria Gypsy

    Nota:  de 10 (0)

    Aqui você encontrará todo tipo de suvenir que procura: colchas, azulejos, artesanatos, ímãs, bolsas... tudo! Imagens da Frida Kahlo, das santas mexicanas e dos campeões de luta livre estão em várias estampas. As caveiras, que representam a festa do dias dos mortos, também estão lá em várias cores,...

  • Ilhas-marietas

    Ilhas Marietas

    Nota:  de 10 (0)

    Elas são a cara da Riviera Nayarit. Em qualquer guia turístico, mapa, site ou propaganda, lá estarão as Ilhas Marietas. E não é para menos! Declarado Reserva da Biosfera pela Unesco, em 2010, o arquipélago de formação vulcânica proporciona imagens de tirar o fôlego!

    A história é bem...

  • Jan-marie

    Jan Marie Boutique - Galeria de arte

    Nota:  de 10 (0)

    As galerias de arte estão presentes em toda a região de Bucerías. Na Jan Marie é possível encontrar artesanatos especiais, obras de arte, móveis, louças e luminárias que darão um elegante ar mexicano à sua casa.

    Olhe com calma e garimpe bons preços. A loja é um amontoado de peças,...

  • Menu-de-entrada

    Ketsi - Four Seasons

    Nota:  de 10 (0)

    O ambiente informal - com decoração em estilo cabana de palha e vista para o mar - não revela o cardápio, ao mesmo tempo sofisticado e leve. No Ketsi, pratos e ingredientes mexicanos ganham releituras contemporâneas e nos levam a reparar em cada detalhe da comida, tentando adivinhar qual é o segredo de cada uma. São muitos...

  • La-cruz-de-huanacaxtle

    La Cruz de Huanacaxtle

    Nota:  de 10 (0)

    A antiga vila de pescadores, conhecida como La Cruz, transformou-se em uma das mais modernas marinas do Pacífico mexicano. Na Marina Riviera Nayarit convivem pequenos barcos de pescadores e modernas embarcações de até 400 metros. É o sonho de qualquer amante dos esportes náuticos e da pesca esportiva.

    Os cinco quilômetros de...

  • Galeria-hamaca

    La Galeria Hamaca

    Nota:  de 10 (0)

    A Galeria Hamaca passa longe dos clássicos suvenires baratinhos. Aqui a venda é baseada em artesanatos mais elaborados e peças mais bem produzidas. O preço acompanha, mas a qualidade, também.

    A chance de encontrar peças mais interessantes e exclusivas é bem maior . 

  • Pescado-zarandeado

    La Laguna Tino's

    Nota:  de 10 (0)

    Diferentemente da maioria dos restaurantes da Riviera Nayarit, este não está à beira-mar, mas à beira de uma lagoa. Da varanda do Laguna Tino’s é possível observar tartarugas nadando e pássaros pescando.

    Nem por isso o cardápio deixa de ser de frutos do mar. Nele é possível encontrar um dos mais...

  • Las Caletas

    Nota:  de 10 (0)

    O acesso exclusivamente pelo mar torna esta praia uma das mais cobiçadas da região. Ao sul da Baía de Banderas, nas terras do estado de Jalisco, Las Caletas atrai pelo incrível visual, que vai do mar azul ao verde intenso da Sierra Madre tão colado à areia. Para chegar à praia, empresas oferecem deliciosos passeios em...

  • Ceviche

    Las Palmas

    Nota:  de 10 (0)

    Em San Pancho, ao final da Avenida del Tercer Mundo, está uma das mais simples e saborosas refeições de Nayarit. O despretensioso restaurante Las Palmas serve, à beira-mar e com pés na areia, a tradicional culinária mexicana.

    Tostadas, tacos, burritos e quesadillas, todos com peixes e frutos do mar. Sem requinte, os pratos agradam...

  • Mercado-de-artesanato-de-bucerias-artesanato-huichol

    Mercado de artesanato de Bucerías e Art Walk

    Nota:  de 10 (0)

    Aberto todos os dias da semana, o mercado de artesanato de Bucerías é o lugar ideal para comprar lembranças mexicanas. São dezenas de barracas ao longo das ruas que vendem uma enorme variedade de artesanatos e objetos típicos. Tradicionalmente, o povoado é reconhecido pela variedade de artistas e lojas especializadas. No final do...

  • Hard-rock-hotel-vallarta

    Nuevo Vallarta e Flamingos

    Nota:  de 10 (0)

    Porta de entrada para a Riviera Nayarit, Nuevo Vallarta é a área com maior infraestrutura turística da região. Exatamente por isso atrai boa parte dos turistas que procuram dias de descanso em Nayarit. E nem só de hotéis vive Nuevo Vallarta.

    Com natureza riquíssima, entre a Sierra de Vallejo e 5km de águas calmas e...

  • Observação de aves

    Nota:  de 10 (0)

    Reconhecido como um dos melhores destinos do mundo para observação de pássaros, San Blas é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza. Lá o turista pode se aventurar no Parque Nacional de La Tovara e observar mais de 300 espécies de aves no habitat natural.

    Outros pontos de observação são o...

  • Observação de baleias jubarte

    Nota:  de 10 (0)

    A Baía de Banderas oferece aos turistas da região um dos mais belos espetáculos da natureza. Entre dezembro e abril, as gigantescas baleias-jubarte buscam a região para reprodução. O show é grandioso e até mesmo da costa é possível ver os saltos dos mamíferos.

    Se você quiser chegar bem...

  • Pacha-mama

    Pacha Mama

    Nota:  de 10 (0)

    Um menino com jeito de pescador e os dizeres Toma-Coco, em fonte como a da Coca-Cola, recebe os turistas em frente à loja. O clima é dos melhores. Outros dizeres na parede nos chamam a curtir o bom clima de Sayulita.

    Na loja, roupas coloridas, inspiradas no surfware e na cultura mexicana.  

  • Pancho-vida

    Pancho Vida

    Nota:  de 10 (0)

    Com a cara praiana da Riviera Nayarit, Pancho Vida transmite o espírito local. Os produtos são, quase na totalidade, camisetas, de todos os tipos, com estampas inspiradas no espírito surfista mexicano.

    A loja tem filial em Sayulita e San Pancho. 

  • Paradise Plaza Mall

    Nota:  de 10 (0)

    Um dos poucos shoppings da região de Nayarit não foge ao padrão de grandes centros comerciais americanos, porém em menores proporções.

    O Paradise Plaza Mall funciona no complexo do resort de mesmo nome. Tem praça de alimentação, lojas de artesanatos, galerias de arte, joias, roupas e conveniências....

  • Praia-de-los-muertos

    Praia "de los Muertos"

    Nota:  de 10 (0)

    Em Sayulita, pergunte pelo cemitério do povoado. Lá, entre as lápides enfeitadas, está a pequena e charmosa Praia dos Mortos. A caminhada, a partir do centro de Sayulita, é de vinte minutos (o táxi cobra 90 pesos pela viagem). Siga as placas e não tenha medo de atravessar pelos túmulos. Ao final do cemitério, a...

  • Praia-de-nuevo-vallarta

    Praia de Nuevo Vallarta

    Nota:  de 10 (0)

    Diferentemente do que se imagina de uma praia no México, em Nuevo Vallarta a areia não é branquinha, nem o mar, azul-claro. Em compensação, a areia escura é colorida com pigmentos dourados (como se tivessem arremessado um enorme balde de porpurina na água) e o mar é de uma calma convidativa.

    Uma das maiores praias de...

  • Praia-de-punta-mita-vista-do-mirante-do-four-seasons

    Praia de Punta Mita

    Nota:  de 10 (0)

    Algumas das mais belas e exclusivas praias da Riviera Nayarit estão localizadas na área de Punta Mita (não confunda com Punta de Mita), uma espécie de condomínio fechado que abriga os mais luxuosos resorts da Riviera Nayarit - todos com praias e serviços exclusivos. 

    No Four Seasons Resort, a pequena faixa de areia branca,...

  • Praia-de-san-pancho

    Praia de San Pancho/ San Francisco

    Nota:  de 10 (0)

    Em San Pancho (um povoado com apenas dois mil habitantes), siga até o final da avenida principal, de nome Tercer Mundo, e encontre uma das mais descoladas praias de Nayarit. Entre o mar e as montanhas de Sierra Madre, a praia pública recebe todos os artistas, surfistas, pescadores e turistas da região. Sem frescuras nem restrições. 

    ...

  • Praia-de-sayulita

    Praia de Sayulita

    Nota:  de 10 (0)

    Se há um ponto do agito na Riviera Nayarit, certamente é no povoado de Sayulita. A praia é a mais democrática da região, além de ter a maior concentração de surfistas por metro quadrado (mesmo não sendo sempre a Meca das ondas). A graça não está na praia em si, que não é das...

  • Praia-destiladeras

    Praia Destiladeras

    Nota:  de 10 (0)

    Esta é uma raridade em Nayarit. Destiladeras é uma praia pública e linda! Com a compra dos terrenos à beira-mar por grandes resorts e condomínios, as mais bonitas praias da riviera estão em área particular, o que dificulta o acesso do turista. Ainda não é o caso da Destiladeras. Uma das mais belas praias da...

  • Praia-la-lancha

    Praia La Lancha

    Nota:  de 10 (0)

    Primeiro de tudo: não desista!

    Se você for o tipo de turista que gosta das coisas na mão, bem fáceis, sem nenhuma burocracia, esqueça esta praia... porém, se você for do tipo que adora um desafio, um destino complicado de achar, um lugar para poucos, La Lancha é a sua praia!

    Se você chegou até este...

  • Punta-mita-resort-four-seasons

    Punta Mita e Punta de Mita

    Nota:  de 10 (0)

    Exclusividade é a palavra que mais bem define Punta Mita. A área particular, de 6km² (tem até guarita com cancela), abriga os mais luxuosos resorts e restaurantes de Nayarit. No extremo norte da Baía de Banderas, Punta Mita recebe o turista que busca sossego, luxo e muita exclusividade - sem falar das lindíssimas praias, o maior...

  • Quiverito

    Quiverito

    Nota:  de 10 (0)

    Para os surfistas que passam por Sayulita, a visita à Quiverito é obrigatória. A loja produz pranchas de surfe retrô de alta performance. Os equipamentos podem ser alugados por hora, dia ou semana. Se quiser, você também poderá levar um deles pra casa. Quem sabe essa não é a sua chance de ser proprietário...

  • Revolucion-del-sueno

    Revolucion del Sueño

    Nota:  de 10 (0)

    Peças de design com a cara do México. Esta é a proposta da moderníssima Revolucion del Sueño. Se você procura uma lembrança da Riviera Nayarit, mas não gosta dos clássicos suvenires, não deixe de visitar essa loja.

    De simples cartões-postais a elaborados artesanatos, a loja reinventa e...

  • San Blas

    Nota:  de 10 (0)

    A atual paz que reina em praias, manguezais e lagoas em nada lembra o período de guerra enfrentado por San Blas no século XIX . A cidade, com dez mil habitantes, já foi palco de grandes batalhas durante a independência mexicana. No período da colônia, foi sede do mais importante porto do Pacífico Norte, de onde partiram...

  • San-pancho

    San Pancho/ San Francisco

    Nota:  de 10 (0)

    O povoado de San Pancho (ou San Francisco), com apenas dois mil habitantes, é tão charmoso quanto pequeno. As ruas, com nomes de países e regiões do mundo, levam direto a uma das mais bonitas praias da região. Camboja, Quênia, China, Egito, Honduras e Cuba são nomes comuns por lá.  A mais importante de todas elas...

  • Sayulita

    Sayulita

    Nota:  de 10 (0)

    Com quatro mil moradores voltados para a vida na praia, Sayulita parece estar em eterno clima de férias. Surfe, stand up paddle, caiaque e mergulho estão entre as atividades obrigatórias de quem passa por lá. E escolas não faltam para quem ainda está dando os primeiros passos nos esportes aquáticos. É o principal...

  • Sierra Madre - Expedições e esportes de aventura

    Nota:  de 10 (0)

    É bem verdade que as águas calmas do Oceano Pacífico são o maior atrativo de Nayarit, porém a moldura natural para todo esse paraíso é a Sierra Madre. Ao longo de toda a costa da Baía de Banderas o verde da floresta contrapõe-se ao azul do mar. É quase irrresistível não dar uma voltinha por...

Tudo que você precisa saber sobre Riviera Nayarit!

Esse texto sobre O que fazer na Riviera Nayarit faz parte do guia de Riviera Nayarit no Melhores Destinos

Comentários para O que fazer na Riviera Nayarit

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.