Melhores Destinos
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

São Gonçalo do Rio das Pedras

O tempo parece ter passado bem mais devagar para o povoado de São Gonçalo do Rio das Pedras. Chegar ao local é se sentir imediatamente nos tempos de colônia. O povoado data do século XVIII e faz parte da mesma história de Diamantina e Serro, locais que eram populares pela exploração de pedras preciosas. Diferente das vizinhas, São Gonçalo do Rio se mantém até hoje como um pequeno povoado, onde vivem menos de dois mil moradores. O cenário é típico do interior, com vacas andando em meio às ruas, moradores sentados à porta das casas e o maravilhoso cheiro de comida caseira saindo pelas janelas.

São Gonçalo do Rio das Pedras faz parte da rota da Estrada Real e oferece como principais atrações a Igreja Matriz de São Gonçalo, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e algumas cachoeiras, com destaque para a Cachoeira do Comércio. O povoado, localizado no Alto Jequitinhonha e distante 35 km de Diamantina, é cortado pelo Rio das Pedras e cercado pela Serra do Espinhaço. A natureza exuberante é de encher os olhos e forma o cenário perfeito com as casas coloniais. É uma ótima visita para quem está em Diamantina e quer sentir um pouco como é a vida no interior mineiro. 

O caminho até São Gonçalo do Rio das Pedras é em estrada de terra e os 35 km são percorridos em 1h30 a partir de Diamantina. Uma boa pedida é fazer no mesmo dia a visita a São Gonçalo e também ao povoado de Milho Verde. Dois típicos vilarejos mineiros do interior. 


Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Diamantina

São Gonçalo do Rio das Pedras

São Gonçalo do Rio das Pedras
Serro