Sapatos à beira do Danúbio
Tem 60 pares de sapatos às margens do Danúbio, em Budapeste. São reproduções em ferro de calçados de homens, mulheres e até de crianças, uma dolorosa homenagem aos judeus fuzilados e jogados ao rio durante a Segunda Guerra Mundial.
Confira aqui os 5 hotéis em Budapeste mais reservados por nossos leitores:
Os sapatos eram justamente o que restava das vítimas. Antes das execuções, os milicianos do Partido da Cruz Flechada forçavam seus prisioneiros a retirar os sapatos, considerados bens valiosos durante a guerra. Os assassinos ficavam com os calçados, enquanto os corpos caíam no Danúbio.

Chamado de Cipők a Duna-parton em húngaro, ou Shoes on the Danube Bank em inglês, o memorial fica perto do Parlamento Húngaro, no lado Pest. Foi criado em 2005 pelo cineasta Can Togay em parceria com o escultor Gyula Pauer, e é ao mesmo tempo singelo e genial. As pequenas esculturas são monocromáticas e escuras, mas moradores e turistas trazem alguma cor ao local com flores e velas.

O Partido da Cruz Flechada era um movimento húngaro de extrema direita, fascista e radicalmente antissemita, ligado aos nazistas. Estima-se que 20 mil judeus foram assassinados e lançados ao Danúbio entre dezembro de 1944 e o fim de janeiro de 1945.

Só é uma homenagem pesada para quem conhece o contexto histórico, aos demais é só um monte de sapatos à beira do rio. Esse é um lugar que enche bastante de turistas, mas sempre rola de garantir uma boa foto. Se quiser pegar o espaço mais vazio para ter um momento mais reflexivo, eu iria entre 7h e 8h, de preferência em um dia de semana.
A visita é gratuita e pode ser incluída em uma caminhada pela margem do Danúbio, combinada, por exemplo, com o Parlamento e a Ponte das Correntes.
Confira aqui as 7 atividades preferidas dos turistas em Budapeste:
Sapatos à beira do Danúbio
id. Antal József rakpartBudapeste
http://https://en.wikipedia.org/wiki/Shoes_on_the_Danube_Bank
Jéssica Weber