Ícone Melhores Destinos
Baixe o nosso aplicativo!
Instale nosso app grátis e nunca mais perca nenhuma promoção!
Baixar ×
Budapeste
Jéssica Weber

Onde ficar em Budapeste

É possível encontrar hotéis em Budapeste de todos os tipos, dos mais simples aos mais luxuosos. Mas vale tirar um tempinho para tomar a melhor decisão: escolher onde ficar na capital da Hungria é uma daquelas decisões que mudam bastante a experiência da viagem. 

Uma boa notícia é que os preços em Budapeste costumam ser mais baixos do que em outras capitais europeias, como Paris, Londres, Amsterdam, e mesmo a "vizinha" austríaca, Viena. Especialmente na baixa temporada: novembro e de janeiro a março. 

Eu viajei entre maio e junho e as tarifas já estavam mais salgadinhas; a alta temporada começa ali e vai até o final do verão no Hemisfério Norte, em setembro. Se você vai viajar nessa janela ou no mês de dezembro, reserve com antecedência para conseguir o melhor custo-benefício.

Para uma primeira viagem ou viagem em família, indicamos Belváros-Lipótváros, no Distrito V, ou a parte de Terézváros próxima à Ópera e à Avenida Andrássy. Para vida noturna, o melhor é o Bairro Judeu. Para casais, boas escolhas são Belváros-Lipótváros, Avenida Andrássy e Castelo de Buda, dependendo do estilo da viagem.

Nesse post, eu explico direitinho as melhores regiões para se hospedar em Budapeste, com vantagens, desvantagens, perfis de viajante e sugestões de hotéis disponíveis no Booking. Ah, e está ligado que a cidade tem dois lados, né?! Eu fiquei tanto em Buda quanto em Peste para te mostrar a experiência — confira aqui

Hotel em Budapeste - nossas dicas por região

A cidade é dividida pelo Danúbio entre Buda, mais histórica, alta e residencial, e Pest, mais plana, central, movimentada e prática para circular. Para a maioria dos viajantes, especialmente em uma primeira viagem, Pest costuma ser a melhor base. É onde estão boa parte dos hotéis, restaurantes, bares, estações de metrô e conexões mais fáceis para explorar a cidade.

Isso não significa que Buda deva ser descartada. Pelo contrário: quem busca uma estadia mais tranquila, charmosa e com vistas bonitas pode gostar muito da região do Castelo. Mas, para quem quer fazer quase tudo a pé, sair à noite com facilidade ou depender menos de transporte, os bairros centrais de Pest geralmente funcionam melhor.

A dica para os que precisam economizar com hospedagem é escolher a baixa temporada, especialmente o inverno no Hemisfério Norte. Mas se você, como eu, prefere turistar com algum calorzinho e mais chance de sol, vale se antecipar para garantir quarto nos hotéis mais vantajosos. 

Como é ficar em Buda

Distrito do Castelo ou Quarteirão do Castelo é para quem deseja ficar em um local que exala história por todos os lados, cheio de belas vistas da cidade. Uma área de colinas listada como Patrimônio da Unesco, onde se concentram monumentos medievais e museus da cidade, pontos turísticos como o próprio Castelo, o Bastião dos Pecadores, a Igreja de Matias e algumas ruas bem fofas. 

Buda pode ser acessada pelo antigo funicular que sai do final da ponte Széchenyi. Já os mais dispostos podem fazer a subida a pé ou então optar por táxi, Uber (que em Budapeste é operado por taxistas) ou ônibus do transporte público mesmo. 

A gente ficou uma diária no elegantíssimo Hilton Budapest, com a localização perfeita em Buda. Foi uma noite apenas, o suficiente para ter a melhor primeira impressão. Não deixe de conhecer o bar do rooftop, tem uma imbatível da cidade. Leia nosso relato completo aqui.

Onde ficar em BudapesteHilton Budapest fica ao lado da Igreja Matias, junto ao Bastião. Foto: Divulgação/Booking

Como é ficar em Peste

Aqueles que se hospedam em Peste também não estão mal localizados, muito pelo contrário. Diferentemente de Buda, Peste é plana e oferece uma série de atrações, como o Parlamento, museus, bares, restaurantes, charmosas ruas de compras e, claro, hospedagem para todos os gostos. 

Nossa dica quanto a Peste é que você opte por um local que fique perto de algum transporte público. Na verdade, é bem provável que você queira andar bastante a pé, mas é sempre bom poder contar com alguma opção de transporte por perto.

A gente escolheu o Oktogon Budapeste, em um prédio centenário com quartos modernos. A localização é uma mão na roda, do lado de parada de bonde e estação de metrô, em uma rua cheia de lojas. Leia nosso relato completo aqui.

Onde ficar em BudapesteBudapest Marriott Hotel/ Divulgação - Booking

Onde ficar em Budapeste: as melhores regiões 

De forma prática, estas são as áreas mais interessantes para turistas:

  • Belváros-Lipótváros (Distrito V - centro): melhor escolha para primeira viagem e passeios a pé. Tem localização central e hotéis impressionantes. Veja sugestões de hotéis.
  • Terézváros/Andrássy (Distrito VI): ótimo para quem quer ficar perto da Ópera, da Avenida Andrássy, de cafés, restaurantes e transporte, com boa relação entre charme e praticidade. Veja mais informações e dicas de hotéis
  • Erzsébetváros/Bairro Judeu (Distrito VII): melhor para vida noturna, bares, restaurantes, viajantes jovens e quem quer estar no lado mais animado da cidade. Veja dicas de hotéis aqui
  • Castelo de Buda/Várkerület (Distrito I): melhor para casais, clima histórico, vistas bonitas e hospedagem mais tranquila. Leia mais informações e nossas dicas de hotéis
  • Kálvin tér, Mercado Central e Ferencváros: boa área para custo-benefício, transporte e uma estadia um pouco menos óbvia. Leia mais informações e veja dicas
  • Újlipótváros e arredores da Ilha Margarida: boa escolha para estadias mais tranquilas, famílias e quem já conhece Budapeste. Veja nossas dicas. 

Veja onde ficam essas regiões no mapa abaixo:

Se você encontrar um hotel bacana mais afastado, lembre-se da dica de conferir se tem estação de metrô próxima, ou, no mínimo, de bonde. Eu sempre traço o trajeto de transporte público a partir do endereço do hotel cogitado, em aplicativos como o Google Maps. Você pode fazer a simulação até atrações como a Ponte das Correntes. Cito ela porque é uma das atrações mais importantes e centrais, dali se conhece muita coisa a pé. 

Belváros-Lipótváros (Distrito V - Centro): cheia de atrações

Se você está indo a Budapeste pela primeira vez e quer uma escolha segura, prática e fácil de explicar, Belváros-Lipótváros, também chamado de Distrito V é a principal recomendação. Essa é a região mais central de Pest, às margens do Danúbio, perto da Basílica de Santo Estêvão, do Parlamento Húngaro, da Ponte das Correntes e de várias praças importantes.

É uma área elegante, plana e muito boa para caminhar. Também tem excelente conexão por metrô, bonde e ônibus. A estação Deák Ferenc tér, uma das mais úteis da cidade, fica na região e conecta três linhas de metrô. Para quem chega de avião, essa área também é conveniente, já que há um serviço de ônibus expresso que liga o aeroporto ao centro.

O Distrito V é especialmente bom para quem quer visitar os principais cartões-postais sem perder tempo com deslocamentos longos. Também agrada casais, famílias e viajantes que preferem uma base bonita, segura e bem servida por restaurantes.

A desvantagem é o preço. Como costuma acontecer nas áreas mais centrais, os hotéis tendem a ser mais caros. Além disso, algumas ruas muito turísticas, como a Váci utca, podem parecer comerciais demais. Mas, pela praticidade, continua sendo uma das melhores escolhas.

Hotéis nessa região de Budapeste:

  • Prestige Hotel Budapest é uma opção elegante demais e bem localizada para quem quer conforto em uma área central, perto do Parlamento e da Basílica. A nota dos hóspedes é excelente: 9,2. 
  • D8 Hotel funciona bem para quem quer localização muito prática, perto da Ponte das Correntes, do Danúbio e de várias atrações, sem necessariamente entrar na faixa mais luxuosa.
  • Párisi Udvar Hotel Budapest, part of Hyatt parece ter saído de um filme, uma escolha de alto padrão, indicada para quem procura uma hospedagem especial em um edifício marcante. Mas já se afasta do Parlamento, fica perto do bairro judeu. 
  • Budapest Marriott Hotel é localizado no coração da cidade e às margens do Danúbio, indicado para quem quer luxo e vistas lindas para o rio. É muito elogiado pelos hóspedes. 
  • Gateway Budapest City Center: uma opção bem mais funcional, tem apartamentos com cozinha e até máquina de lavar roupa. O preço é bem mais camarada do que as opções luxuosas que eu trouxe acima. 

Onde ficar em BudapestePárisi Udvar Hotel Budapest. Foto: Booking/Divulgação

Erzsébetváros: para vida noturna, bares e restaurantes

Erzsébetváros, no Distrito VII, é a área popularmente conhecida como Bairro Judeu. É uma das áreas mais famosas de Budapeste para quem quer sair à noite. É onde ficam muitos dos ruin bars (bares em ruínas), restaurantes descolados, cafés, comida de rua e casas noturnas. 

A região também tem importância histórica. Fica ali a Grande Sinagoga de Budapeste, a maior da Europa, assim como outras referências da herança judaica. Ou seja: não é apenas um bairro de festa, embora essa seja uma parte forte da identidade atual da área.

Para viajantes jovens, grupos de amigos, mochileiros e quem quer estar perto de bares e restaurantes, o Distrito VII pode ser excelente. Também costuma ter mais opções de hospedagem de bom custo-benefício, mais econômica do que o Distrito V.

A principal ressalva é o barulho. Dependendo da rua, a noite pode ser agitada demais para quem tem sono leve ou viaja em família. Se a ideia é ficar no Bairro Judeu, vale olhar com atenção a localização exata do hotel e, sempre que possível, escolher ruas um pouco mais afastadas dos bares principais. Não deixe de ler as avaliações dos hóspedes. 

Hotéis em Erzsébetváros

  • Roombach Hotel Budapest Center é uma opção prática para quem quer ficar perto do centro e do Bairro Judeu, com boa mobilidade e acesso fácil a restaurantes.
  • Danubius Hotel Erzsébet City Center: hotel com tarifas bem interessantes, elogiado pela localização, quarto confortável e bom chuveiro — no final, é tudo o que a gente precisa, né?
  • Hotel Memories Budapest fica muito perto da Sinagoga da Rua Dohány e de Deák Ferenc tér, o que ajuda bastante nos deslocamentos. Tem centro de bem estar, com sauna e jacuzzis. 
  • Corinthia Budapest é impressionante, o edifício foi inaugurado em 1896 com o nome Grand Hotel Royal. É um hotel histórico, imponente, com spa, sem ficar exatamente no miolo mais barulhento dos bares. Vale olhar as fotos da piscina interna.
  • Continental Hotel Budapest é uma alternativa mais confortável na região. Um 4 estrelas inaugurado em 2010 no antigo local do Balneário Hungaria, um edifício Art Nouveau protegido por lei.
  • Hotel Mika Downtown é uma escolha coerente para quem quer ficar no coração do Bairro Judeu e aproveitar a vida noturna, aceitando o movimento como parte da experiência. Atente que há reclamações relacionadas a falta de calefação em alguns quartos. 
  • Barceló Budapest é um hotel moderno e muito bem avaliado, ideal para quem busca explorar a cidade a pé. Tem academia e bar, alguns quartos superiores contam com terraços amplos.

Onde ficar em BudapesteBarceló Budapest. Foto Divulgação/Booking

Terézváros e Avenida Andrássy: equilíbrio entre localização e conforto

Terézváros, no Distrito VI, é uma das regiões mais equilibradas para se hospedar em Budapeste. A área acompanha a Avenida Andrássy, um importante centro comercial e uma das ruas mais bonitas da cidade, onde ficam a Ópera Estatal Húngara, o famoso Museu do Terror, lojas, cafés, hotéis elegantes e estações da linha M1 do metrô, a histórica linha amarela.

É uma ótima escolha para quem quer estar bem localizado, mas talvez prefira uma atmosfera menos turística do que o miolo do Distrito V e menos boêmia do que o Bairro Judeu. A região próxima à Ópera e à Basílica é especialmente conveniente, pois permite caminhar até várias atrações e ainda ficar perto de transporte.

Terézváros funciona bem para casais, visitantes de primeira viagem, quem gosta de arquitetura e quem procura hotéis boutique ou de categoria média/superior. Também pode ser uma boa alternativa para quem quer acesso fácil tanto ao centro quanto ao Parque da Cidade, onde ficam a Praça dos Heróis, o Castelo Vajdahunyad e as termas Széchenyi.

A desvantagem é que a experiência muda conforme a altura da avenida. Quanto mais perto da Ópera e de Oktogon, mais prática a localização. Mais perto da Praça dos Heróis, o ambiente fica bonito e mais tranquilo, mas fica mais necessário pegar transporte. 

Eu fiquei no Oktogon Budapeste, gostei muito da localização. Eu acabei não fazendo tanta coisa a pé, pois já me encaminhava para a terceira semana da viagem (estava cansada) e havia parada de bonde e estação de metrô logo na esquina. Outra coisa boa é que tinha mercadinho, farmácia, Starbucks, Burger King, e vários outros restaurantes, lanchonetes e café a poucos metros do hotel.

Hotéis em Terézváros e Avenida Andrássy

  • Oktogon Budapeste, eu tive uma boa experiência nesse prédio centenário com quartos modernos. A localização é uma mão na roda, do lado de parada de bonde e estação de metrô. Limpeza e atendimento excelentes. 
  • Hotel Moments Budapest é uma das opções mais interessantes da região, em plena Avenida Andrássy, com localização muito boa para turismo e restaurantes e nota altíssima no Booking (9,5). 
  • K+K Hotel Opera fica ao lado da Ópera e perto da Avenida Andrássy, uma posição excelente para quem quer circular com facilidade e preços bem interessantes!
  • Opera Garden Hotel & Apartments é útil para quem gosta da ideia de ficar perto da Ópera, com a vantagem de oferecer apartamentos com cozinha privativa em algumas categorias.
  • Casati Hotel - Adults Only é uma opção boutique para adultos muitíssimo bem avaliada pelos hóspedes, interessante para casais e viajantes que querem uma estadia charmosa e com spa.
  • Mamaison Hotel Andrassy Budapest fica em uma parte mais elegante da Avenida Andrássy, boa para quem prefere uma área mais calma e ainda conectada por metrô.

Onde ficar em BudapesteHotel Moments Budapest by Continental Group: Divulgação/Booking

Castelo de Buda: charme histórico e tranquilidade

Ficar na região do Castelo de Buda, o Distrito I, é viver Budapeste em outro ritmo, em uma versão nobre e refinada da cidade. A região tem ruas de pedra, edifícios históricos, mirantes, igrejas e algumas das vistas mais bonitas da cidade. É ali que ficam a Igreja de Matias, o Bastião dos Pescadores e o Palácio de Buda.

Para quem busca romantismo, tranquilidade e uma atmosfera mais histórica, o Distrito I pode ser uma escolha excelente. À noite, quando a maioria dos visitantes vai embora, a região fica mais silenciosa. Também é uma boa base para quem já conhece Budapeste e quer experimentar a cidade de um jeito diferente.

Por outro lado, não é a área mais prática para todos. Buda é mais alta, tem ladeiras e exige mais planejamento para ir e voltar de Pest, onde está boa parte dos restaurantes, bares e atrações noturnas. O transporte funciona, mas a sensação de praticidade é menor do que nos bairros centrais de Pest. Tem opções de restaurante, mas muito menos que em Peste, e a sensação é de ruas desertas à noite. 

Para uma primeira viagem curta, eu só escolheria o Castelo de Buda se a prioridade fosse mesmo charme e tranquilidade. Para quem quer sair bastante à noite ou fazer tudo com máxima facilidade, Pest tende a funcionar melhor. Ou então faça como eu: se você tiver mais dias em Budapeste, divida o seu tempo entre a região do castelo e algum bairro de Peste. 

Hotéis no Castelo de Buda

  • Hilton Budapest foi o hotel onde eu fiquei a primeira noite, uma diária memorável. É sofisticado e tem a localização perfeita, ao lado do Bastião dos Pescadores. O bar do rooftop tem uma das vistas mais incríveis da cidade e é aberto ao público. 
  • Buda Castle Hotel Budapest é uma alternativa bem localizada para quem quer ficar dentro da atmosfera histórica do bairro. Ocupa um prédio histórico e tem um jardim charmoso. 
  • PEST-BUDA Design Hotel ocupa um prédio fofo demais, e surpreende com interiores cheios de personalidade. Vale dar uma olhadinha nas fotos, é capaz de você se apaixonar. 
  • Mercure Budapest Castle Hill: um hotel bem descoladinho próximo à estação de metrô. Os preços podem ser bem interessantes, também, dependendo da época que você viaja. 
  • ibis Budapest Castle Hill é um hotel para quem não quer surpresas, essa é uma das redes básicas mais conhecidas. Fica próximo à estação Déli, o que pode ser interessante para quem quer ficar em Buda, mas com conexão mais objetiva ao transporte público.

Onde ficar em BudapestePest-Buda Design Hotel, Divulgação/Booking

Região do Mercado Central e Ferencváros: custo-benefício 

A região de Kálvin tér, ao redor do Mercado Central, e do começo de Ferencváros é uma boa alternativa para quem quer ficar bem conectado sem pagar necessariamente os preços mais altos do centro mais nobre. Kálvin tér é um ponto de referência importante, servido por linhas de metrô, bonde e ônibus. 

Essa área é interessante porque fica perto do Grande Mercado Central, do Museu Nacional Húngaro, da ponte da Liberdade e de ruas com restaurantes e cafés. É prático, mas não espere uma região tão bonita quanto Belváros-Lipótváros, inclusive eu achei algumas partes meio sujinhas. Também não tem a vida noturna vibrante do bairro judeu (mas pelo menos é pertinho). 

Ainda assim, para quem viaja com orçamento mais controlado, é uma região que pode render boas hospedagens. Funciona para quem quer uma base prática, mas não faz questão de ficar no miolo mais turístico. A parte mais próxima de Kálvin tér é mais conveniente; conforme se avança para áreas mais distantes de Ferencváros, é importante conferir a proximidade do metrô ou do bonde.

Hotéis em Kálvin tér e Ferencváros

  • Ibis Budapest Centrum fica muito perto da estação de metrô, é uma opção prática para quem prioriza transporte e localização funcional e gosta do padrão dessa rede econômica.
  • Three Corners Hotel Art também fica perto de Kálvin tér e do Museu Nacional, combinando boa localização com uma proposta mais tranquila.
  • Three Corners Lifestyle Hotel é uma opção confortável em Ferencváros, perto do Mercado Central e adequada para quem quer ficar fora do eixo mais óbvio sem se afastar demais. A nota no Booking está ótima: 9,3. 
  • MEININGER Budapest Great Market Hall pode ser uma alternativa interessante para viajantes econômicos, famílias ou grupos que gostam de uma estrutura mais informal perto do Mercado Central.

Onde ficar em BudapesteThree Corners Lifestyle Hotel, Divlugação.Booking

Újlipótváros, Ilha Margarida e Buda fora do Castelo: para quem quer calma

Quem já conhece Budapeste ou prefere uma hospedagem mais residencial pode considerar Újlipótváros, ao norte do Parlamento, ou áreas próximas à Ilha Margarida. É uma Budapeste menos óbvia para o turista de primeira viagem, mas agradável para estadias mais longas, famílias e viajantes que querem cafés de bairro, ruas mais tranquilas e acesso a parques. E ficar perto do Danúbio, que sempre rende vistas bacanas. 

A Ilha Margarida, ou Margitsziget, é uma grande ilha verde no meio do Rio Danúbio, entre Buda e Pest. Ela funciona como um parque urbano: é um lugar para caminhar, correr, pedalar, descansar, fazer piquenique e fugir um pouco do movimento do centro.

A oferta de hotéis em Újlipótváros e nos arredores da Ilha Margarida é menor do que no centro turístico de Pest, então vale escolher com atenção. 

  • Ensana Thermal Margaret Island é a indicação para quem quer hotel com águas termais na Ilha Margarida, em uma área verde e tranquila. O hotel tem perfil de descanso, spa e bem-estar, mas você vai depender mais de ônibus ou táxi para turistar. 
  • Ensana Grand Margaret Island também fica na Ilha Margarida e tem uma proposta mais clássica, em um edifício histórico. É uma opção interessante para casais, viajantes que querem tranquilidade e quem quer ficar afastado do burburinho turístico.
  • Danubius Hotel Helia fica em frente à Ilha Margarida na margem de Pest, junto ao Danúbio. Também pode fazer sentido para quem busca estrutura de hotel maior, com spa, área fitness, dá uma olhada nas piscinas cobertas. 
  • NH Budapest City é uma boa alternativa em Újlipótváros para quem quer ficar em uma área residencial, mas ainda perto do Parlamento, do Danúbio e da Ilha Margarida. Tem bom acesso ao transporte público, e rola até de caminhar até o centro. 
  • City Hotel Ring tem acesso fácil ao Parlamento, ao transporte público e à parte sul de Újlipótváros. Não é uma hospedagem “de charme”, mas pode funcionar bem para quem quer economizar e ficar em uma área prática. 

Hotéis baratos em Budapeste

Uma boa é procurar hotéis em Kálvin tér, Ferencváros, partes menos barulhentas do Distrito VII ou opções simples perto do metrô. Mas existem hotéis econômicos espalhados por toda a cidade. Seguem algumas sugestões:

  • K+K Hotel Opera fica ao lado da Ópera e perto da Avenida Andrássy, uma posição excelente para quem quer circular com facilidade e preços bem interessantes!
  • Mercure Budapest Castle Hill: um hotel bem descoladinho próximo à estação de metrô em Buda. Os preços podem ser interessantes, também, dependendo da época que você viaja. 
  • ibis Budapest Castle Hill é um hotel para quem não quer surpresas, é uma das redes básicas mais conhecidas que há. Fica próximo à estação Déli, o que pode ser interessante para quem quer ficar em Buda, com conexão mais objetiva ao transporte público.
  • Ibis Budapest Centrum fica perto do Mercado Central e da estação de metrô, é uma opção prática para quem prioriza transporte e localização funcional e gosta do padrão dessa rede econômica.
  • MEININGER Budapest Great Market Hall pode ser uma alternativa interessante para viajantes econômicos, famílias ou grupos que gostam de uma estrutura mais informal perto do Mercado Central.
  • City Hotel Ring tem acesso fácil ao Parlamento, ao transporte público e à parte sul de Újlipótváros. Não é uma hospedagem “de charme”, mas pode funcionar bem para quem quer economizar e ficar em uma área prática. 

Hotéis luxuosos em Budapeste

Para luxo e vistas, olhe hotéis no Belváros-Lipótváros junto ao Danúbio, além de opções de alto padrão no centro histórico de Pest e no Castelo de Buda, ou mesmo na Ilha Margarida. Mas tem outras opções incríveis espalhadas pela cidade também. 

  • Four Seasons Hotel Gresham Palace Budapest é uma das escolhas mais icônicas da cidade. Fica em frente à Ponte das Correntes, no Distrito V (Centro), com localização nobre junto ao Danúbio. É o tipo de hotel para quem quer luxo clássico, vista e uma hospedagem memorável.
  • Matild Palace, a Luxury Collection Hotel fica em um edifício histórico próximo à região central de Pest. Combina bem com quem quer hotel sofisticado, arquitetura marcante e localização prática. A nota no Booking é impressionante: 9,6
  • Anantara New York Palace Budapest vale para quem quer uma experiência grandiosa, com aquele clima de palácio europeu. Fica junto ao New York Café, considerado o mais lindo do mundo, e tem spa. Acho que ali vale pegar café da manhã, veja as fotos. 
  • Aria Hotel Budapest by Library Hotel Collection é uma opção boutique de luxo com uma pegada mais moderna ao lado da Basílica de Santo Estêvão. É ótimo para casais e para quem quer ficar no coração de Pest, com spa, piscina e rooftop.
  • W Budapest fica na Avenida Andrássy, perto da Ópera, e tem perfil mais contemporâneo. É uma boa escolha para quem prefere luxo moderno, design e localização central.
  • Kozmo Hotel Suites & Spa é um 5 estrelas mais reservado, fora do miolo mais óbvio do Distrito V, mas com boa estrutura de spa e suítes. Funciona para quem quer conforto alto sem necessariamente ficar na área mais turística. A nota é 9,5. 
  • Hotel Gellért é um endereço histórico de Budapeste e uma referência para quem quer piscinas termais dentro do próprio hotel, mas enquanto eu escrevo, está fechado para uma grande restauração. Vale acompanhar. 

 

A nossa experiência: os hotéis em que ficamos em Budapeste

Eu fiquei um dia apenas em um hotel maravilhoso de Buda, para gerar aquela primeira impressão "uau", e os outros dias todos em Peste, que é mais prática para turistar, se locomover e mesmo comer na capital húngara. Segue meu relato:

Hilton Budapeste: minha escolha em Buda

O Hilton Budapest é um hotel de alto padrão na melhor localização de Buda, exatamente do lado da Igreja de Matias e do Bastião dos Pescadores. É sofisticado, confortável e conta com vistas incríveis para o Bastião e para o Parlamento, do outro lado do Rio Danúbio. Inclusive, do seu próprio quarto, se você quiser pagar um pouco a mais por essa experiência. 

Onde ficar em BudapesteFica na área do distrito do Castelo de Buda, uma área muito pacata, limpa, organizada, além de histórica e altamente panorâmica — cada ângulo é mais lindo que o outro. Foi minha primeira impressão de Budapeste, e provavelmente a melhor hehe. Mas, como já comentei, não tem taaanta opção de restaurante e a noite é mortinha mesmo. Resumindo, para quem quer uma estadia romântica, elegante ou mais contemplativa, é perfeito; para quem quer sair à noite com frequência ou se locomover com mais de facilidade, Pest costuma ser mais prático.

Mas deixa eu falar sobre o hotel. Meu quarto era super silencioso e espaçoso. Eu peguei o básico, com 30 metros quadrados e uma cama king-size maravilhosa, daquelas que te abraçam, sabe? Tinha roupa de cama de qualidade, roupões, chinelinhos e toalhas gigantes. A decoração era moderna mas clássica ao mesmo tempo; eu acabei nem usando, mas achei que ficou uma graça esse divã azul perto das janelas. Janelas eram grandes, como deveriam ser — não me venham com janela mixuruca. 

Onde ficar em Budapeste

Tinha uma TV smart de 55 polegadas, uma máquina de café Nespresso com cápsulas de cortesia e chaleira elétrica também. O quarto contava com ferro de passar e até tábua de passar, para quem sai pra turistar arrumadinho. Tinha dois armários inclusive, espaço para guardar roupa não falta. 

O banheiro tinha tanto um box espaçoso quanto uma banheira de imersão. Mas se você é o louco das amenities, não crie expectativas: tinha apenas xampu, condicionador e sabonete, em dispensers fixos na parede. 

Mas o hotel também conta com quartos ainda maiores e opções com vista, como você pode ver nessas imagens, de divulgação: 

As áreas comuns são amplas e sofisticadas, mesmo o corredor causa um senhor efeito. Ainda mais quando passa por uma das janelas panorâmicas. Achei engraçado que dá para ver as pessoas na academia, como se estivessem em um aquário. Acho que é para fazer nós, sedentários, nos sentirmos culpados hehe.  

Uma curiosidade é que a fachada do Hilton Budapest fazia originalmente parte de um colégio jesuíta que ficava ao lado da Igreja de Matias, à qual esteve intimamente ligada por séculos. Enquanto a igreja atendia originalmente os cidadãos de língua alemã do Distrito do Castelo de Buda, os moradores húngaros frequentavam a vizinha Igreja de Maria Madalena. Descobri isso num cartão-postal que me deixaram na cabeceira, junto com uma garrafa de água de cortesia. 

O hotel conta com um restaurante com decoração bem clássica e um bar e café no lobby, MAS o destaque vai para o bar do rooftop, que tem uma das vistas mais incríveis de toda Budapeste:

Onde ficar em Budapeste

Aberto para não-hóspedes também, o White Raven Skybar & Lounge é voltado ao Rio Danúbio e proporciona fotos lindíssimas com o Bastião e o Parlamento, ao fundo. Mas é um bar aberto, em dias frios ou chuvosos não é tão perfeito. Se bem que nos emprestaram mantinhas para nos esquentarmos. Ah, e como você deve prever, não é nada barato. A gente acabou pedindo apenas uma taça de vinho e uma batata frita com maionese trufada — que foi provavelmente a melhor batata frita da minha vida! Vale fazer reserva. 

Como o café da manhã não estava incluso na minha diária (dificilmente está em Budapeste), eu comprei lanche em um mercadinho próximo pra economizar. A impressão no Booking é excelente: nota 9, com 2,7 mil avaliações. Veja mais fotos e preços neste link. 

Oktogon Budapeste: Minha escolha em Peste

A maior parte da viagem, eu fiquei no Hotel Oktogon Haggenmacher by Continental Group. Gostei bastante do hotel e mais ainda da localização. Tem mercadinho, farmácia, Starbucks, Burger King e outros restaurantes e lanchonetes a poucos metros do hotel. E fica exatamente na Avenida Andrássy, que é uma das mais importantes do comércio, cheia de cafés com mesas na rua e lojas de grife. A Opera de Budapeste fica nessa rua, o Museu do Terror é praticamente do lado. 

Onde ficar em Budapeste

Eu acabei não fazendo tanta coisa a pé, pois já me encaminhava para a terceira semana da Eurotrip e já tinha bolha em todos os dedos dos pés. Ótimo que havia parada de bonde e estação de metrô logo na esquina. Como o transporte público em Budapeste é bem simples e não é caro, usei bastante. 

Mas deixa eu falar do hotel em si. Ele funciona no antigo Palácio Haggenmacher, um edifício histórico da Avenida Andrássy, construído entre 1884 e 1886 em estilo neorrenascentista. O nome vem de Henrik Haggenmacher, um empresário suíço radicado na Hungria que fez fortuna com cervejarias e moinhos. Ele mandou construir o palácio como imóvel residencial e comercial em uma das áreas mais prestigiadas da Budapeste da época. 

Onde ficar em Budapeste

O elegante palácio foi restaurado e renovado, tornando-se um hotel moderno que preserva seu caráter original. O hall de entrada deixa a gente de queixo caído, assim como o pátio interno, que agora abriga um saguão coberto com poltronas, mesas e algumas plantas, em vez de cavalos e carruagens. 

Onde ficar em BudapesteO mobiliário e as instalações adaptam-se à atmosfera jovem e cosmopolita do hotel, com bastante cor. Mas vou dizer que estranhei em um primeiro momento o pé direito alto no quarto, com janela também bem alta, o que tem uma pegada antiga.

Onde ficar em Budapeste

Eu peguei o quarto mais básico, que tinha apenas 15 metros quadrados, mas achei confortável. Tinha uma arara com cabides em vez de armário e uma Smart TV. O chuveiro era excelente, e outro ponto favorável era a cortina blecaute, que realmente deixava o quarto bem escuro. Até tinha uma cafeteira, mas infelizmente as cápsulas que deixaram de cortesia não eram compatíveis. Ou eu que sou muito tonta e não consegui adaptar, também é possível. 

Onde ficar em Budapeste

O atendimento era cordial, e tinha um sistema de lockers com senha bem seguro para você deixar sua mala e sair para passear no último dia. Também contava com um espaço de sauna cercada por espreguiçadeiras e academia. Como o café da manhã também não estava incluso, eu acabei comendo nos cafés que ficam do lado do hotel.

A avaliação no Booking estava fantástica: nota 9,2, com mais de 6 mil registros. Veja mais fotos e preços aqui. 

Perguntas frequentes sobre onde ficar em Budapeste

Qual é a melhor região para se hospedar em Budapeste?

A melhor região para a maioria dos viajantes é Belváros-Lipótváros, no Distrito V. É central, bonita, plana, bem conectada por transporte público e próxima de atrações como o Parlamento, a Basílica de Santo Estêvão, a Ponte das Correntes e o Danúbio. Mas costuma ser a região mais cara. 

Vale a pena ficar no Bairro Judeu?

Sim, vale a pena para quem quer vida noturna, restaurantes, bares e uma atmosfera mais jovem. O Bairro Judeu é central e prático, mas pode ser barulhento — cheque as avaliações. Para famílias ou viajantes que querem dormir cedo, é melhor escolher ruas mais tranquilas ou ficar em outro bairro.

É melhor ficar perto do Danúbio?

Ficar perto do Danúbio é ótimo para quem quer vistas e uma experiência mais cênica, especialmente no Distrito V (centro). Mas não é obrigatório. Muitas áreas excelentes, como Terézváros e o Bairro Judeu, não ficam exatamente à beira do rio e ainda assim são muito práticas.

Quantos dias ficar em Budapeste?

Para uma primeira viagem, 3 dias inteiros servem para conhecer os principais pontos com calma. Com 4 ou 5 dias, dá para incluir banhos termais, cafés históricos, museus, passeios noturnos e explorar melhor Buda e Pest.

Onde ficar em Budapeste com crianças?

Com crianças, o ideal é ficar em uma área central, plana e com transporte fácil. O Distrito V, centro histórico, é a escolha mais prática. Evite ruas muito agitadas do Bairro Judeu.

Onde ficar em Budapeste para vida noturna?

A melhor região para vida noturna é Erzsébetváros, o bairro judeu, onde ficam muitos bares em ruínas, restaurantes e casas noturnas. A área é ótima para sair a pé, mas é preciso aceitar o movimento e o barulho.

Vale a pena ficar perto do aeroporto de Budapeste?

Em geral, não. O aeroporto fica afastado do centro, e a maior parte das atrações está em Buda e Pest. Só vale considerar hotel perto do aeroporto se você tiver um voo muito cedo, uma conexão curta ou chegar muito tarde sem intenção de passear naquele dia. 

Preciso ficar perto de estação de metrô?

Não é obrigatório se você estiver no Distrito V ou em uma área muito central, mas ajuda bastante. Budapeste tem bom transporte público, e ficar perto de metrô, bonde ou da estação Deák Ferenc tér facilita muito a viagem. Para hospedagens fora do centro imediato, isso se torna ainda mais importante.


Jéssica Weber

Sou uma jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro. Sou gaúcha, amo fotografar e escrever — tenho mestrado em Escrita Criativa pela PUC-RS. Como uma das editoras do Guia Melhores Destinos, desde setembro de 2022, meu trabalho é turistar pelo Brasil e pelo mundo para dar as melhores dicas :)

Melhores Hotéis