Budapeste

Transportes em Budapeste

A pé

Se o clima estiver favorável, é muito provável que você queira explorar a capital da Hungria a pé. Uma maneira excelente de conhecer a "alma" da cidade que mais parece um cartão-postal. Para fazer isso, você vai precisar, primeiramente, de um bom mapa, que pode ser adquirido em hotéis, lojas de souvenir da cidade e "bancas" de jornal nas estações do metrô. Mas se você é daqueles que curtem tecnologia, pode optar por apps/mapas que trabalham online e offline. 

A dica para os que ainda não conhecem a cidade e pretendem explorá-la caminhando é usar um calçado confortável e roupas apropriadas para o clima. Um bom filtro solar e uma garrafinha de água, para os que pretendem conhecê-la em pleno verão, são mais do que indicados. Já no inverno, não deixe de se proteger com casacos, gorros, cachecóis, meias térmicas, etc, pois o frio em Budapeste não costuma dar muita trégua.

Bicicleta

Uma opção de transporte bastante popular na cidade, entre os habitantes locais e turistas, é a bicicleta. Um jeito fácil e barato de explorar a capital da Hungria, que não oferece uma estrutura excelente para ciclistas, mas atende bem as expectativas. 

O sistema público de aluguel de bicicletas é conhecido como Bubi (Budapest Bicikli). São 91 terminais espalhados pelo centro de Budapeste, onde é possível alugar bikes na cor verde-maçã, sendo que os primeiros 30 minutos são sempre gratuitos.

O primeiro passo para alugar a bicicleta é se cadastrar neste site, onde você também encontra todas as informações a respeito do aluguel. 

Transporte Público

App de Transportes

Se você tem um tablet/smartphone e pretende adquirir um SIM card em Budapeste, a dica é o app BKK Futár (Journey Planner), disponível gratuitamente para download em lojas online. O app é uma mão na roda para aqueles que não têm muita paciência para pesquisar sobre transporte público em mapas ou preferem a comodidade de planejar o melhor roteiro com apenas um clique.

Para fazer o download do app, clique aqui; Confira aqui o mapa dos transportes públicos em Budapeste.

Bondinho (Tram)

Os bondinhos elétricos de Budapeste são uma excelente maneira de locomoção na área central da cidade e também de fazer turismo. O Tram 2, por exemplo, é uma das linhas mais famosas, pois conduz o passageiro pela parte cênica, às margens do Danúbio. No trajeto, partindo do terminal norte (Jászai Mari tér), você passará por vários pontos turísticos, entre eles o Parlamento e algumas pontes.

Confira aqui todas as outras linhas temáticas de tram de Budapeste. 

Metrô

Ao todo, quatro linhas de metrô estão disponíveis em Budapeste, são elas: M1 (amarela), M2 (vermelha), M3 (azul) e M4 (verde). Confira aqui o mapa do Metrô.  

Como adquirir o seu tíquete ou passe

No Aeroporto de Budapeste-terminais 2A e 2B-, há um estande da BKK onde é possível adquirir informações sobre o transporte público e também comprar o tíquete que se adeque melhor à sua necessidade. 

Mas a maneira mais fácil de adquirir a sua passagem ou passe de transporte é por intermédio das máquinas de vendas situadas nas estações da cidade e em vários outros pontos. Basta selecionar o idioma na tela e seguir as instruções. O pagamento pode ser feito em notas, moedas ou com cartões. Clicando aqui, você confere o passo a passo do uso da máquina (em inglês).

Vai ficar mais tempo na cidade?

Uma opção mais favorável para o bolso de quem quer esticar a viagem pode ser um dos travel cards que dão direito a uso ilimitado por 24 horas, 72 horas e 7 dias. Neste link, você confere todos os tipos de tíquetes oferecidos e seus respectivos preços. Lembrando que os cartões devem estar sempre à mão durante a viagem (funcionários da empresa de transportes passam com frequência para checar a validade dos tíquetes/cartões).

  • Budavari-siklo-funicular

    Budavári Sikló - Funicular

    Nota:  de 10 (0)

    Uma das maneiras mais divertidas de subir até o Morro do Castelo-indicada também para os que não querem fazer muito esforço na subida a pé-é pegando carona no funicular, mais conhecido como Sikló. O charmoso meio de transporte é histórico, foi construído em 1870 e sai do lado da Ponte Széchenyi...

  • Passeio-de-barco-pelo-danubio

    Passeio de Barco pelo Danúbio

    Nota:  de 10 (0)

    Às margens do Rio Danúbio, encontram-se várias empresas que oferecem passeios de barco. Uma excelente forma de ver ou rever a cidade, para os que já fizeram muito a pé, pois o passeio acaba revelando-a de ângulos bem inusitados, um mais bonito do que o outro.

    Nós, do MD, testamos e aprovamos a empresa Danube Legend num...

Tudo que você precisa saber sobre Budapeste!

Esse texto sobre Transportes em Budapeste faz parte do guia de Budapeste no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Budapeste

  • 40329627073002633157746888775n Vitor há 6 anos

    Muitos turistas não sabem mas o barco é um dos meios de transporte publico da cidade. Durante o verão e parte da primavera e outono é possível fazer esse passeio pagando apenas um bilhete.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.