Transportes em Budapeste
A pé
Se o clima estiver favorável, é muito provável que você queira explorar a capital da Hungria a pé. Uma maneira excelente de conhecer a "alma" da cidade que mais parece um cartão-postal. Para fazer isso, você vai precisar, primeiramente, de um bom mapa, que pode ser adquirido em hotéis, lojas de souvenir da cidade e "bancas" de jornal nas estações do metrô. Mas se você é daqueles que curtem tecnologia, pode optar por apps/mapas que trabalham online e offline.
A dica para os que ainda não conhecem a cidade e pretendem explorá-la caminhando é usar um calçado confortável e roupas apropriadas para o clima. Um bom filtro solar e uma garrafinha de água, para os que pretendem conhecê-la em pleno verão, são mais do que indicados. Já no inverno, não deixe de se proteger com casacos, gorros, cachecóis, meias térmicas, etc, pois o frio em Budapeste não costuma dar muita trégua.
Bicicleta
Uma opção de transporte bastante popular na cidade, entre os habitantes locais e turistas, é a bicicleta. Um jeito fácil e barato de explorar a capital da Hungria, que não oferece uma estrutura excelente para ciclistas, mas atende bem as expectativas.
O sistema público de aluguel de bicicletas é conhecido como Bubi (Budapest Bicikli). São 91 terminais espalhados pelo centro de Budapeste, onde é possível alugar bikes na cor verde-maçã, sendo que os primeiros 30 minutos são sempre gratuitos.
O primeiro passo para alugar a bicicleta é se cadastrar neste site, onde você também encontra todas as informações a respeito do aluguel.
Transporte Público
App de Transportes
Se você tem um tablet/smartphone e pretende adquirir um SIM card em Budapeste, a dica é o app BKK Futár (Journey Planner), disponível gratuitamente para download em lojas online. O app é uma mão na roda para aqueles que não têm muita paciência para pesquisar sobre transporte público em mapas ou preferem a comodidade de planejar o melhor roteiro com apenas um clique.
Para fazer o download do app, clique aqui; Confira aqui o mapa dos transportes públicos em Budapeste.
Bondinho (Tram)
Os bondinhos elétricos de Budapeste são uma excelente maneira de locomoção na área central da cidade e também de fazer turismo. O Tram 2, por exemplo, é uma das linhas mais famosas, pois conduz o passageiro pela parte cênica, às margens do Danúbio. No trajeto, partindo do terminal norte (Jászai Mari tér), você passará por vários pontos turísticos, entre eles o Parlamento e algumas pontes.
Confira aqui todas as outras linhas temáticas de tram de Budapeste.
Metrô
Ao todo, quatro linhas de metrô estão disponíveis em Budapeste, são elas: M1 (amarela), M2 (vermelha), M3 (azul) e M4 (verde). Confira aqui o mapa do Metrô.
Como adquirir o seu tíquete ou passe
No Aeroporto de Budapeste-terminais 2A e 2B-, há um estande da BKK onde é possível adquirir informações sobre o transporte público e também comprar o tíquete que se adeque melhor à sua necessidade.
Mas a maneira mais fácil de adquirir a sua passagem ou passe de transporte é por intermédio das máquinas de vendas situadas nas estações da cidade e em vários outros pontos. Basta selecionar o idioma na tela e seguir as instruções. O pagamento pode ser feito em notas, moedas ou com cartões. Clicando aqui, você confere o passo a passo do uso da máquina (em inglês).
Vai ficar mais tempo na cidade?
Uma opção mais favorável para o bolso de quem quer esticar a viagem pode ser um dos travel cards que dão direito a uso ilimitado por 24 horas, 72 horas e 7 dias. Neste link, você confere todos os tipos de tíquetes oferecidos e seus respectivos preços. Lembrando que os cartões devem estar sempre à mão durante a viagem (funcionários da empresa de transportes passam com frequência para checar a validade dos tíquetes/cartões).