Onde comer em Budapeste
Dizem por aí que para conhecer uma cultura é preciso embarcar numa viagem pela culinária local. E, na Hungria, isso faz total sentido, pois cada prato típico do país "conta" uma história, tem uma razão e, claro, leva ingredientes que dão sabor e conquistam o paladar.
Em Budapeste, você vai encontrar uma série de restaurantes que servem pratos deliciosos, como sustanciosas sopas, ensopados, carnes de caça, etc. Isso sem contar com os vinhos produzidos no país, entre eles o famoso Tokaji.
As sopas, por exemplo, estão sempre no cardápio húngaro. Em uma refeição composta por três pratos, é bem possível que venha uma sopa como entrada, entre elas a sopa Goulash, com carne ensopada, ou a sopa dos pescadores (Halászlé), com páprica temperada e pedaços de peixe.
Todavia, os pratos principais húngaros não ficam para trás no sabor. O Pörkölt é o típico ensopado de carne reconfortante, preparado com vários ingredientes-incluindo a famosa páprica húngara-e acompanhado por noodles (nokedli). Já o Töltött Káposzta nada mais é do que repolho recheado com carne e arroz, servido com sour cream.
Outra delícia que você não pode deixar de experimentar é o famoso Paprikás Csirke, que consiste em pedaços de frango cozidos em um molho cremoso com páprica, geralmente servido com bolinhos ou massa. Muito saboroso e reconfortante, ainda mais se você adicionar um pouco da pasta de pimenta vermelha, que pode ser encontrada em todos os restaurantes e adquirida em várias lojas da cidade. É a famosa Paprika.
Vai um docinho aí?
A cozinha húngara não se limita apenas a pratos salgados, ela ainda oferece uma grande variedade de doces e delícias de confeitaria. Ficamos encantados ao experimentar o Gesztenyepüré, um purê de castanhas servido com uma calda doce por cima. Outro clássico local é o strudel húngaro (Rétes), recheado com cerejas ou maçãs, coberto de açúcar.
Vinho Tokaji
Luís XIV um dia declarou que o Tokaji (pronuncia-se "tocai") nada mais é do que “o rei dos vinhos, o vinho dos reis”. Só daí você pode imaginar o quanto esse vinho de sobremesa produzido na região de Tokaj é especial e considerado um dos mais exclusivos do mundo. Não deixe de prová-lo ou de levar uma garrafa para casa!