Budapeste

Onde comer em Budapeste

Dizem por aí que para conhecer uma cultura é preciso embarcar numa viagem pela culinária local. E, na Hungria, isso faz total sentido, pois cada prato típico do país "conta" uma história, tem uma razão e, claro, leva ingredientes que dão sabor e conquistam o paladar.

Em Budapeste, você vai encontrar uma série de restaurantes que servem pratos deliciosos, como sustanciosas sopas, ensopados, carnes de caça, etc. Isso sem contar com os vinhos produzidos no país, entre eles o famoso Tokaji.

As sopas, por exemplo, estão sempre no cardápio húngaro. Em uma refeição composta por três pratos, é bem possível que venha uma sopa como entrada, entre elas a sopa Goulash, com carne ensopada, ou a sopa dos pescadores (Halászlé), com páprica temperada e pedaços de peixe. 

Todavia, os pratos principais húngaros não ficam para trás no sabor. O Pörkölt é o típico ensopado de carne reconfortante, preparado com vários ingredientes-incluindo a famosa páprica húngara-e acompanhado por noodles (nokedli). Já o Töltött Káposzta nada mais é do que repolho recheado com carne e arroz, servido com sour cream.

Outra delícia que você não pode deixar de experimentar é o famoso Paprikás Csirke, que consiste em pedaços de frango cozidos em um molho cremoso com páprica, geralmente servido com bolinhos ou massa. Muito saboroso e reconfortante, ainda mais se você adicionar um pouco da pasta de pimenta vermelha, que pode ser encontrada em todos os restaurantes e adquirida em várias lojas da cidade. É a famosa Paprika.

Vai um docinho aí?

A cozinha húngara não se limita apenas a pratos salgados, ela ainda oferece uma grande variedade de doces e delícias de confeitaria. Ficamos encantados ao experimentar o Gesztenyepüré, um purê de castanhas servido com uma calda doce por cima. Outro clássico local é o strudel húngaro (Rétes), recheado com cerejas ou maçãs, coberto de açúcar. 

Vinho Tokaji

Luís XIV um dia declarou que o Tokaji (pronuncia-se "tocai") nada mais é do que “o rei dos vinhos, o vinho dos reis”. Só daí você pode imaginar o quanto esse vinho de sobremesa produzido na região de Tokaj é especial e considerado um dos mais exclusivos do mundo. Não deixe de prová-lo ou de levar uma garrafa para casa! 

  • Alexandra-konyvaruhaz-livraria-e-cafe

    Alexandra Könyváruház (Livraria e Café)

    Nota:  de 10 (0)

    No andar de baixo, uma bela livraria. Em cima, um café super charmoso, decorado com lustres luxuosos e teto pintado com afrescos, uma obra de arte conservada até os dia de hoje, de autoria do renomado artista Károly Lotz. O prédio onde o café-livaria está situado é datado de 1882 e é todo em estilo neo-renascentista e...

  • Avenida-andrassy-andrassy-ut

    Avenida Andrássy (Andrássy út)

    Nota:  de 10 (0)

    A famosa avenida é tida por muitos como a Champs-Élysées da capital da Hungria. Patrimônio da Unesco, a Andrássy está repleta de atrações em toda a sua extensão, além de lojas de marcas mundialmente conhecidas e, claro, bastante movimento.

    Você pode começar a sua caminhada em frente ao...

  • Cafe-gerbeaud

    Café Gerbeaud

    Nota:  de 10 (0)

    Que tal uma pausa entre um ponto turístico e outro para tomar uma xícara de café acompanhada de uma fatia de torta? No Café Gerbeaud, considerado um dos maiores e mais tradicionais da cidade, você vai encontrar um menu repleto de delícias, além de uma atmosfera de charme e muito glamour.

    O Gerbeaud abriu as portas pela...

  • Centrál Kávéház

    Nota:  de 10 (0)

    O Café Central é tido como um dos mais antigos de Budapeste. O local, que abriu as portas pela primeira vez em 1887, é uma excelente opção para os que desejam experimentar pratos da cozinha húngara em um ambiente agradável e com decoração "de época".

    No menu, uma série de delícias...

  • Gozsdu-udvar

    Gozsdu Udvar

    Nota:  de 10 (0)

    Aqueles que gostam de encontrar várias opções de divertimento em um só local vão curtir muito o Gozsdu Udvar, uma área do quarteirão judeu muito popular entre os locais, repleta de pátios internos que abrigam restaurantes, bares e pubs, conectando as ruas Király e Dob. 

    Além disso, aos...

  • Hungarikum-bisztro

    Hungarikum Bisztró

    Nota:  de 10 (0)

    O Hungarikum é um restaurante especializado na gastronomia húngara, porém totalmente voltado para os sabores caseiros. Além disso, o local é super aconchegante e o atendimento costuma ser excelente; ao sinal de qualquer dúvida, os funcionários do local logo se dispõem a ajudar. 

    No menu, você vai encontrar...

  • Mercado-central-de-budapeste-vasarcsarnok

    Mercado Central de Budapeste (Vásárcsarnok)

    Nota:  de 10 (0)

    Se você gosta de visitar mercados quando está fora do Brasil, não pode perder a chance de conhecer o Mercado Central (Vásárcsarnok) quando for a Budapeste. Sediado em um belo edifício de 1896, o mercado é um excelente local para experimentar alguns pratos da culinária local e comprar ingredientes e lembranças do...

  • New-york-cafe

    New York Café

    Nota:  de 10 (0)

    Que tal uma xícara de café acompanhada por uma fatia de torta em um ambiente deslumbrante e decorado com afrescos e belos lustres? Essa experiência pode ser vivida em Budapeste, no tradicional New York Café, uma casa fundada em 1894 e muito frequentada por escritores e editores, que chegavam a produzir o jornal no andar de cima do estabelecimento....

  • Parlamento-hungaro

    Parlamento Húngaro

    Nota:  de 10 (0)

    Às margens do Rio Danúbio, em Peste, você vai encontrar um dos monumentos mais importantes e que mais simbolizam a capital da Hungria: o Parlamento Húngaro. O belo prédio, considerado "orgulho da nação", foi erguido entre os anos de 1885 e 1902 e é considerado um verdadeiro tesouro, tanto por dentro quanto por...

  • Restaurante-voros-postakocsi

    Restaurante Vörös Postakocsi

    Nota:  de 10 (0)

    Seguindo a dica de um local, fomos até a movimentada rua Ráday, no centro de Peste, para experimentar os tradicionais pratos do restaurante Vörös Postakocsi. O ambiente é simples, porém aconchegante, além disso, os preços não são exorbitantes.

    Falando em sabores, os pratos do local surpreenderam...

  • Cafe-solinfo

    Solinfo

    Nota:  de 10 (0)

    Próximo à sinagoga de Budapeste, encontra-se este aconchegante café, cujo cardápio tem uma série de opções de café da manhã e lanches para todas as horas do dia. Sanduíches, panquecas, croissants, cafés e chás são algumas das delícias encontradas por lá; o local ainda...

  • Szimpla-kert-ruin-pub

    Szimpla Kert (Ruin Pub)

    Nota:  de 10 (0)

    O Szimpla Kert é considerado por muitos o Ruin Pub mais famoso de Budapeste. E quem pensa que ao chegar lá vai encontrar apenas um bar está muito enganado. Isso porque o espaçoso local, onde antigamente funcionava uma fábrica, foi convertido em um complexo composto por cinema a céu aberto e pub, com espaço para...

  • Váci utca

    Nota:  de 10 (0)

    Se você é daqueles que curtem fazer umas comprinhas, a Rua Váci é parada obrigatória em Budapeste. No local, encontram-se várias lojas, entre elas estão marcas famosas como Zara e Desigual. Além, é claro, de bares e cafés, onde você poderá reabastecer as energias.

    Dica do MD: aqueles que...

Tudo que você precisa saber sobre Budapeste!

Esse texto sobre Onde comer em Budapeste faz parte do guia de Budapeste no Melhores Destinos

Comentários para Onde comer em Budapeste

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.