Budapeste
Redação

Compras em Budapeste

Oportunidades de compra estão espalhadas por toda a capital da Hungria, porém a maioria dos estabelecimentos está situada em Peste. Segundo informações, foi a partir dos anos 90 que o volume de lojas começou a aumentar, tanto nas ruas como nos shoppings centers. São opções para todos os gostos, roupas, sapatos, acessórios, souvenirs e muito mais.

As lojas situadas nas ruas de compras da cidade-como as da Rua Váci, por exemplo-costumam funcionar das 9h/10h até às 18h nos dias de semana e até às 13h, aos sábados. Já os shoppings centers costumam ter um horário de funcionamento mais flexível. 

Já aqueles que preferem algo mais alternativo, diferente das lojas de rua e shoppings, podem optar pelos mercados de Budapeste, entre eles o Mercado Central, onde você não só encontra vários tipos de produtos-com destaque para os souvenirs-como também comida húngara de qualidade.

Lembrancinhas da Hungria

Se você é do tipo de turista que adora levar algo da viagem para casa, vai gostar de saber que em Budapeste há vários tipos de souvenirs legais. Os apaixonados por comida podem comprar a páprica em pó, a pimenta vermelha em pasta (que deixa tudo mais gostoso!) e vinhos como o Tokaji (pronuncia-se "tocai"), uma bebida que, segundo Luís XIV, é “o rei dos vinhos, o vinho dos reis”. Além disso, lá você vai encontrar porcelanas belíssimas e muita arte folk.

Reembolso

Para conseguir o reembolso do VAT na saída da Hungria, é só optar por lojas que tenham o adesivo Tax Free na vitrine. Ao efetuar a compra, você precisa mencionar ao atendente que é turista e que gostaria de obter o reembolso. Informações completas aqui.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Budapeste