Ses Salines
Ses Salines é uma praia da costa sul de Ibiza. Ela faz parte do Parque Natural de Ses Salines, uma área de preservação onde também existe uma praia nudista — falo mais sobre ela abaixo.
A Platja Ses Salines é uma das praias mais extensas de Ibiza, com pelo menos 1 km de faixa de areia clarinha. A água tem tons de azul-claro em alguns pontos e azul-escuro em outros. Só que, quando visitei, havia algas que deixavam tanto a água quanto a areia com manchas escuras. O mar costuma ser calmo, e há guarita de salva-vidas.
Na ponta oeste você avista construções do cais industrial da empresa de sal, no chamado Sa Canal. Ali fica o La Nave, uma casinha charmosa de pedras que serve como espaço cultural e galeria de arte do colecionador Lio Malca.
Agora, se você fizer uma caminhada na direção leste, verá a praia marcada por pedras baixas que acumulam água do mar e formam um cenário bonito também. Na ponta dessa costa fica a Torre de Ses Portes, uma torre de defesa do século XVI.
Há três restaurantes ao longo da praia: o Malibu Beach Club, o Club Jockey Salines e o Sa Trinxa. A proposta é simples, eles não têm o bom gosto dos beach clubs de Cala Gracioneta ou Cala Bassa, mas mesmo assim vi salada a 22 euros no cardápio. Dá para alugar guarda-sóis e espreguiçadeira direto com esses restaurantes, e vi que o último disponibilizava chuveiro a 1 dólar.
Diferentemente de Es Cavallet, na praia de Ses Salines todo mundo usa roupas de banho. Ou quase todos, já que o topless é permitido na Espanha — é comum ver moças sem a parte de cima do biquíni nas praias de Ibiza.
Es Cavallet: a praia nudista do Parque Ses Salines
Fui caminhando por uma trilha interna do parque até Es Cavallet, um caminho largo, mas cercado por árvores. Bonita demais a vista quando o marzão reapareceu no horizonte:
É uma praia grande para padrões de Ibiza: tem 1,1 km de faixa de areia. É cercada por pequenas dunas de areia e vegetação baixa. O mar tem mais ondas por ali e um tom mais escuro. Em alguns pontos as algas mancham a areia clara.
Es Cavallet foi uma das primeiras praias de nudismo da Espanha, é uma das mais conhecidas. Também é uma referência para a comunidade gay.
Tive minha primeira experiência de nudismo da vida ali. Admito que inicialmente dá um pouco de vergonha, mas quando você vê que, de fato, é algo muito natural para todo mundo ao redor, acaba esquecendo. Lembra de novo na hora de entrar "livre" no mar; parece que a água fica mais gelada. Não havia muita gente na manhã em que fomos, então dava para estender a canga em um ponto mais afastado dos outros veranistas.
Há dois beach clubs/restaurantes em Es Cavellet: o Chiringay na ponta sul (foto à esq.), um point LGBT, e o Chiringuito Ibiza na ponta norte (foto à dir.), onde não vi pessoas nuas.
Como ir a Ses Salines
A Platja Ses Salines não fica tão distante da capital, Ibiza, a 9 km, e é a praia mais próxima do aeroporto de Ibiza. É uma das mais fáceis de acessar de ônibus também, com a linha 11: Eivissa - Sant Jordi - Ses Salines.
Se você alugou um carro, pode parar em um estacionamento pago na entrada do parque. Custava 7 euros em 2024. Também dá para ir de táxi ou Uber (cotei 15 euros). Só lembre-se de pedir até a "Platja de Ses Salines", para ser deixado perto da praia.