Melhores Destinos
Split
Gisela Cabral

Transportes em Split

A pé

Aqueles que curtem caminhadas estarão no lugar certo! Como boa parte dos pontos turísticos importantes estão situados no centro antigo e nas proximidades, Split é uma cidade que pode ser facilmente explorada a pé. Nada como um bom mapa (consulte a seção Dicas para obter os endereços dos Pontos de Informação Turística) e sapatos confortáveis para explorar adequadamente as ruazinhas de paralelepípedo do Palácio de Diocleciano e redondezas. Além disso, praias próximas, como Bačvice e Zvoncac, podem ser facilmente acessadas a partir do centro de Split.

De carro

Você provavelmente vai optar por andar bastante a pé em Split, não só por ser muito fácil acessar os pontos turísticos da cidade, mas também porque no centro antigo não circulam carros; porém, o aluguel de um carro pode ser útil para quem pretende acessar praias e destinos próximos, como Trogir, Dubrovnik, ou mesmo ilhas como Brac e Vis (por ferryboat). Neste link você conhece as principais agências de aluguel de carros de Split.

De táxi

Locomover-se de táxi em Split é algo bastante viável, pois os preços não são abusivos. Você encontra pontos nos principais endereços da cidade, como no Porto, próximo à rodoviária e em frente aos grandes hotéis. A taxa inicial da corrida é de 18 kn, e 10 kn por cada quilômetro rodado. Neste site é possível ter uma ideia de quanto será gasto ao final de cada trajeto.

De ônibus

Ônibus da empresa Promet circulam por toda a cidade, das 5h às 23h. São linhas de 1 a 18, 21 e 22, além de três noturnas - 23, 39 e 40 -  somente às sextas e aos sábados. A passagem pode ser adquirida com o próprio motorista ou em um quiosque da Promet Split (com desconto).

Atenção! O passageiro deve guardar o comprovante até o final da viagem, pois funcionários da empresa entram constantemente nos ônibus para validar os tíquetes. Mapas e horários podem ser conferidos nas próprias paradas. Mais informações e mapas no site da empresa (em croata).

Além disso, da rodoviária da cidade, bem ao lado do Porto, é possível pegar ônibus em diversos horários para cidades próximas e bem turísticas, como Trogir e Omiš, por exemplo. No local, há um balcão exclusivo (com atendente que fala inglês) que informa sobre itinerários, tarifas e muito mais.