Melhores Destinos
Split
Gisela Cabral

O que fazer em Vis

No trajeto entre Split e Vis já é possível ter uma ideia do que o visitante vai encontrar em seu destino final: uma verdadeira joia da região da Dalmácia Central que vale muito ser visitada. Paisagens de tirar o fôlego estão por todos os lados da ilha, que tem uma área total de 88 quilômetros quadrados e, em geral, é bastante pacata, bem diferente da badalada Hvar.

Cercada por montanhas, Vis é conhecida mundialmente pela excelente gastronomia, com peixes e frutos do mar ultrafrescos, e também pela produção de vinhos Vugava (branco) e Plavac (vermelho).

Lá você ainda encontrará passeios interessantes, como a visita às áreas militares secretas, que foram abandonadas pelo exército iugoslavo, e verá de perto belezas naturais imperdíveis, como a Caverna Azul (Modra špilja), próxima à ilha de Biševo, e a Caverna Verde (Zelena špilja), na ilhota de Ravnik. A praia de Stiniva também é um lugar único, com seus paredões de pedra e água extremamente clara.

Viška luka, onde fica o porto de chegada dos ferries provenientes de Split, e Komiža, a oeste, são as duas cidades principais. Ambas são lindíssimas e merecem ser exploradas o máximo possível; além disso, oferecem excelente estrutura para turistas, como hotéis, apartamentos de temporada, restaurantes, bares e muito mais.

Estadia

Vis é uma ilha relativamente afastada de Split - portanto, day trips não são a melhor opção para quem deseja aproveitá-la adequadamente. A dica do MD é, pelo menos, duas noites de estadia.

Como chegar em Vis

No verão, ferries fazem a ligação Split-Vis (e vice-versa) diariamente. O valor individual da passagem é de 54 kn (adultos) e 27 kn (crianças de 3 a 12 anos);o o tíquete não precisa ser adquirido com muita antecedência, um dia antes do embarque já é suficiente. A viagem tem duração de 1h50min.  

Aqui você confere os endereço dos escritórios da Jadrolinija, uma das empresas de transporte marítimo mais antigas da Croácia, além dos horários dos transportes e de outras informações importantes.  

Ponto de Informação Turística

Está localizado bem em frente ao desembarque do Porto da cidade de Vis. Lá é possível obter todo tipo de informação sobre praias, hotéis, restaurantes e aluguel de veículos, além de mapas superúteis com as direções dos principais pontos turísticos.

Como se locomover em Vis

Você pode explorar as cidades de Vis e Komiža a pé tranquilamente, mas, se a intenção é acessar as belezas naturais mais distantes - dica importante para aqueles que estão com tempo reduzido -, é melhor alugar um carro, uma scooter ou um quadriciclo. Bicicletas também são um meio de locomoção muito utilizado por visitantes que desejam explorar a ilha de um jeito diferente.

Tanto na cidade de Vis quanto em Komiža você vai encontrar uma boa quantidade de agências de aluguel de veículos, a exemplo da Vis Special, que também oferece uma série de passeios interessantes por toda a bela ilha. Para mais informações, clique aqui.