Melhores Destinos
Split
Gisela Cabral

O que fazer em Hvar

Bares, festas e uma atmosfera de muita curtição fizeram com que a ilha croata de Hvar (pronuncia-se “Avár”) chegasse ao mesmo patamar de cidades como Ibiza, na Espanha, e Mikonos, na Grécia - um lugar cheio de atrações e que atrai bastante o público jovem.

Embora essa fama de “descolada” ou "ilha da moda" esteja se espalhando rapidamente - o que acaba desagradando moradores locais -, a ilha tem muito a oferecer para pessoas de todas as idades: praias exuberantes, cidades repletas de história, restaurantes que servem o melhor da gastronomia croata, entre muitas outras opções.

Tida como o lugar mais ensolarado do país, com uma média anual de 7,7 horas por dia (mais de 2,7 mil horas por ano), a ilha é composta por cidadezinhas muito aconchegantes, como é o caso de Hvar, a capital. Lá o visitante vai encontrar praias como Hula Hula e Pokonji Dol, além de sítios importantes como o Forte de Hvar e a Praça/Catedral de São Estéfano. Excelentes restaurantes e hotéis também estão espalhados por toda a cidade, que oferece boa estrutura para turistas.

Ao norte da costa está Stari Grad (Cidade Antiga, na tradução literal), uma cidade bem mais pacata do que Hvar e excelente para ser explorada a pé. Jelsa é outra alternativa bastante tranquila e altamente indicada para aqueles que procuram enseadas perfeitas para o nado e momentos de puro relaxamento.

Dica do MD: Não deixe de conferir os vinhos, o mel e a lavanda (cujo perfume está por todas as partes da ilha). Esses, com certeza, são os produtos locais mais famosos de Hvar!

Estadia

Reserve ao menos três dias de estadia se a intenção for aproveitar a ilha por completo. Isso porque a quantidade de passeios, praias e sítios históricos a serem visitados é realmente grande; além do mais, você não vai perder a chance de relaxar nesse cenário paradisíaco!

Como chegar em Hvar

Ferries conectam Hvar a várias outras cidades/ilhas da costa, como Split (uma hora de viagem) e Vis (50 minutos de viagem), diariamente, em diversos horários. No site da Jadrolinija, uma das empresas de transporte marítimo mais antigas da Croácia, é possível conferir trajetos, horários e tarifas atualizadas.

Dica do MD: pelo site da Jadrolinija não é possível comprar tíquetes de linhas locais; portanto, você pode adquirir a sua passagem um dia antes da viagem, sem problema algum, em algum dos escritórios da empresa croata. Em Hvar você encontra a Jadrolinija na Riva (orla), bem em frente ao setor de embarque e desembarque do Porto.

Informação Turística

O ponto da cidade de Hvar está situado no endereço: Trg Svetog Stjepana (bem próximo à Riva - orla). Lá não só é possível adquirir um bom mapa da ilha, como também obter todo tipo de informação sobre praias, hotéis, restaurantes e aluguel de veículos. Para informações no site oficial da ilha, clique aqui.

Como se locomover em Hvar

As cidades da ilha são pequenas e excelentes para caminhadas. Bicicletas e scooters alugados também costumam ser meios de transporte muito utilizados localmente, indicados para quem deseja explorar praias e outros pontos um pouco mais distantes. Já os barcos de aluguel são ideais para o passeio nas ilhas de Hvar, como o Arquipélago de Pakleni Otoci, que você confere adiante, aqui no MD.   

Dica do MD: é grande a quantidade de agências de aluguel de veículos e pacotes turísticos em Hvar. Para evitar surpresas desagradáveis, a dica é pedir indicação em algum local de confiança, como em seu hotel, por exemplo.