Pakleni Otoci (Hvar)

0 avaliação
0% recomendam
0

Barcos-táxis fazem o transporte de passageiros da cidade de Hvar até o arquipélago Pakleni - que, ao todo, é formado por mais de 20 pequenas ilhas. O passeio vale muito a pena, pois as paisagens são de tirar o fôlego, com mar claro e em vários tons de azul, água calma e temperatura ideal para o nado, além de bons restaurantes, bares e muito mais.

O MD aproveitou a oportunidade para se aventurar um pouco pela região. Alugamos uma embarcação pequena e com velocidade controlada (capacidade máxima para seis pessoas sentadas) e partimos em direção às ilhas em um trajeto bem curto. O aluguel custou 400 kn (o dia todo), incluindo uma breve aula sobre como pilotar e ancorar o barco - que não tem segredo algum.

Stipanska

Orientados por um mapa fornecido pela empresa de barcos, seguimos viagem até a nossa primeira parada em Stipanska, uma bela ilha com todas as características mencionadas e excelente infraestrutura para visitantes. É lá, por exemplo, que você vai encontrar o Carpe Diem, um bar superdescolado e com uma vista muito privilegiada, que fica na praia de mesmo nome. Durante o verão, o lugar também promove festas noturnas.

 

Ždrilca

Depois de conhecermos as belezas de Stipanska, seguimos o roteiro proposto no mapa e minutos depois já estávamos em Ždrilca, uma ilha aparentemente mais pacata, que oferece boa infraestrutura de bar/restaurante, além de algumas trilhas para serem exploradas. O local é muito bom para o nado; só não se esqueça de levar sapatilhas especiais, pois ouriços-do-mar não são raros na área.

 

Palmižana

Talvez esta seja a ilha mais famosa de todo o arquipélago, pois reúne algumas excelentes praias, perfeitas para banhos de mar e de sol, além de excelentes restaurantes especializados na gastronomia croata.

Onde comer em Palmižana

O Toto’s tem um cardápio delicioso, com várias opções de peixes e frutos do mar, todos extremamente frescos. No dia em que estivemos na ilha, experimentamos alguns petiscos, como um atum recém-pescado, parcialmente grelhado e regado com molho shoyu. Além disso, a lula frita, preparada pelo restaurante (que é gerenciado por uma família), é imperdível!

Outro restaurante local que atrai muita gente é o Laganini, também especializado em peixes e frutos do mar. Cadeiras em um deck de frente para o mar completam o cenário perfeito desse local, que oferece um dos melhores lugares da ilha durante o pôr do sol. O Laganini fica aberto das 10h à 1h. Mais informações no site do local.

 

Jerolim

Deixamos Palmižana em direção a Hvar e, na volta, decidimos parar e admirar a pequena (e já bem próxima da cidade) ilha de Jerolim. O lugar é lindo. Os tons de verde da vegetação em contraste com o azul do mar são de encher o olhos. Além disso, as praias de Jerolim são muito conhecidas por atrair naturistas.

 

Como acessar as ilhas

Na alta estação, barcos-táxis partem para as ilhas em um ponto que fica em frente ao Arsenal de Hvar (bem no começo da Riva); preços devem ser consultados no local. Barcos de pequeno porte podem ser alugados em agências locais de Hvar - o melhor, nesse caso, é pegar uma indicação de confiança em hotéis e pousadas, por exemplo. Barcos com piloto privativo também são uma opção, porém o custo costuma ser mais alto, algo em torno de 300 euros, o dia.

Pakleni Otoci, Hvar

Em-direcao-ao-arquipelago-de-pakleni Em-direcao-ao-arquipelago-de-pakleni Primeira-parada-na-ilha-de-stipanska Primeira-parada-na-ilha-de-stipanska Primeira-parada-na-ilha-de-stipanska Zdrilca Palmizana Jerolim
Avalie Pakleni Otoci (Hvar)