Melhores Destinos
Split
Gisela Cabral

Onde comer em Split

Nas konobas (ou tavernas, em português) é possível experimentar os mais deliciosos pratos da gastronomia da Dalmácia, uma região extremamente rica, não somente em belezas, mas também em sabores. Na verdade, “comer bem” é algo levado muito a sério pelos habitantes de Split e região, e isso já fica bem perceptível na escolha dos ingredientes para o preparo dos alimentos: itens altamente frescos e que fazem toda a diferença no resultado final.

Na culinária do mediterrâneo você vai encontrar uma enorme variedade de peixes e frutos do mar, sendo o pescado do dia, com certeza, um dos pratos mais populares servidos nas konobas e em restaurantes da região. É bem comum, inclusive, que o peixe seja escolhido pelo cliente antes mesmo do preparo - na maioria das vezes feito em churrasqueiras específicas.

Aqueles que não são muito fãs de peixes e frutos do mar podem optar por pratos à base de carne de cordeiro (algo bem comum na região), além da famosa Pašticada, carne de vaca marinada e posteriormente cozida em um molho especial, que leva vinho. Queijos como os fabricados na ilha de Pag também são um capítulo à parte, assim como os típicos “salgados” croatas, com massa folheada, e recheios de queijo ou geleia.

Vinho

Se a sua intenção é visitar a região da Dalmácia durante o verão, o calor provavelmente vai influenciá-lo a beber algo bem gelado, e cervejas locais, como a Ožujsko e a Karlovačko, são muito gostosas. Porém, mesmo no verão, será difícil resistir aos tradicionais vinhos fabricados na região. Nas ilhas próximas a Split, como Vis e Hvar, por exemplo, é possível conhecer de perto algumas dessas vinícolas, uma experiência bem interessante e altamente indicada para os apaixonados pela bebida.