Transportes nas Filipinas
Os deslocamentos nas Filipinas nem sempre são confortáveis ou cênicos. Embora alguns trajetos de passeios entre ilhas possam ser um destaque por si só, mover-se por distâncias maiores nas grandes cidades quase sempre significará trânsito, atrasos e, em alguns casos, enjoos no mar. Mas viajar é preciso, então fique atento aos meios de transporte disponíveis!
Táxi / Grab (aplicativo)
Táxis são ridiculamente baratos nas Filipinas. Uma corrida do aeroporto de Manila até o centro da cidade, por exemplo, dificilmente custa mais de 250 ₱ (~ U$5). Há táxis amarelos e brancos, ambos licenciados pelo governo, embora os brancos sejam ligeiramente mais baratos e com motoristas geralmente mais honestos. Exija o taxímetro sempre! Para distâncias mais longas ou no horário de pico, solicite ao motorista que utilize as vias expressas ("Skyway"). Paga-se uma pequena taxa de pedágio (em torno de 20 ₱), mas a economia de tempo compensa.
Para uma experiência mais segura e sem aborrecimentos, use e abuse dos aplicativos de transporte. O mundialmente reconhecido Uber por aqui tem outro nome: Grab, dado após a fusão com um gigante do setor no Sudeste Asiático. Mas o funcionamento é o mesmo — e os preços irrisórios.
Para alguns casos específicos, há mototáxis disponíveis, que podem ser a salvação nos dias de trânsito. Não há tarifas estabelecidas e o jeito é negociar.
Jeepneys e triciclos motorizados
Coloridos, barulhentos, espalhafatosos e quase sempre desconfortáveis, os Jeepneys são um símbolo das Filipinas. Eles surgiram após a Segunda Guerra Mundial, como uma curiosa maneira de reaproveitar os jipes militares deixados para trás pelos norte-americanos. Os veículos foram readaptados com a instalação de carroceria e cobertura metálica, feita para acomodar vários passageiros. Os veículos chamam a atenção pela decoração peculiar e são onipresentes nas ruas das grandes cidades, servindo como uma opção de transporte barata, mas nem sempre eficaz.
Turistas terão dificuldades de entender as rotas, quase sempre inexistentes e/ou flexíveis demais para garantir alguma credibilidade. Vale pela experiência inusitada, somente. Os preços variam, começando a partir dos 7₱ (~U$ 0,15). Antes de embarcar, tente ler o letreiro com as indicações do destino e certifique-se de perguntar ao motorista se ele realmente irá parar no lugar desejado. Para descer, é comum dar uma batidinha com moeda na cobertura metálica ou simplesmente gritar "para" (assim mesmo, do verbo parar em espanhol) ou "stop". Os veículos costumam lotar nos horários de pico, mantenha atenção com seus pertences.
Os triciclos motorizados também são facilmente encontrados — e para a surpresa dos turistas, são veículos completamente legais, mesmo que sejam visualmente improvisados, quase artesanalmente. Seu funcionamento é semelhante a um táxi, embora nas ilhas e vilarejos possam ser vistos como coletivos, inclusive com tarifas pré-estabelecidas. Pergunte aos locais sobre as rotas e custos, é a melhor maneira de saber que não vai pagar a mais apenas por ser turista.
Metrô (LRT & MRT)
Manila possui dois sistemas de veículos sobre trilhos que ajudam a amenizar o trânsito, e podem ser úteis para o deslocamento dos turistas entre algumas regiões, apesar de a cobertura estar longe de ser abrangente.
O LRT (Light Rail Transit) possui duas linhas elevadas de veículos leves sobre trilhos. A Linha LRT-1 conecta a estação Monumento, ao Norte, com a estação Baclaran, ao Sul. Já a Linha LRT-2 conecta a estação Recto (oeste) até a estação de Santolan (leste). Ambas as linhas possuem estações de transferência com o MRT.
Já o MRT (Metro Rail Transit) cruza a cidade de norte a sul, uma boa opção de ligação entre os distritos de Makati e Quezon.
As tarifas são calculadas por distância e custam entre 12 a 15 ₱. Note que, ao fazer transferências, será necessário desembarcar da estação e pagar por um novo ticket. Caso precise utilizar o metrô com frequência, fazer um passe pré-pago pode ser uma boa idea.
Ônibus e vans
Os ônibus e vans são meios comuns e práticos de se locomover em trajetos intermunicipais a partir dos terminais rodoviários de cada cidade. Para o transporte metropolitano, no entanto, o serviço deixa a desejar e só é comparável aos jeepneys em termos de falta de praticidade para o turista. Não vale a pena, prefira ir de táxi.
Barcos locais / Ferries
Os tradicionais barquinhos filipinos (banca ou praw) possuem uma estrutura muito diferente do que estamos acostumados, mas pode confiar: é seguro. Serão eles que farão alguns pequenos trajetos entre as ilhas e praias ligeiramente mais afastadas.
Por ser um arquipélago de grandes dimensões, as principais ilhas filipinas contam também com o transporte de grandes embarcações (ferries). Embora faça sentido viajar neles em alguns trajetos (ex: Coron para El Nido), o ideal é optar pelo trajetos de avião sempre que possível, mesmo que sejam mais caros. Viagens de ferry pelas Filipinas são longas e sujeitas às condições do mar, nem sempre favoráveis. O que significa quase sempre atrasos e muito enjoo.
O site 2GO Travel conta com algumas rotas marítimas populares, que chegam a durar dias de travessia, com ingressos separados por diferentes classes de assentos e até dormitórios. É bom saber que existe, mas honestamente não recomendamos.
A pé
Andar a pé nas ilhas pode ser uma boa experiência, mas nas grandes cidades nem sempre é agradável, devido ao calor e às más condições (ou inexistência!) das calçadas. Contudo, é uma maneira interessante de se locomover caso não se importe em suar um pouco.
Carro
Alugar um carro não é uma opção recomendável para turistas. O trânsito normalmente é caótico, congestionado e os motoristas não costumam seguir as regras. Além disso, por conta dos baixos custos do país, passear de táxi ou até mesmo contratar um motorista para o dia todo sai bem barato e pode ser mais conveniente do que lidar com o stress de dirigir nas estradas filipinas.
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