Onde ficar nas Filipinas
O território das Filipinas se espalha ao longo de mais de 7.000 ilhas no Círculo de Fogo do Pacífico. Escolher onde ficar passa por diversas variáveis, desde a ordem do seu roteiro até quantos dias ficar em cada lugar. Nas grandes cidades, a dica de ouro é optar sempre pela melhor localização em detrimento do melhor preço. Quanto mais próximo do centro (ou do transporte público), melhor. Nas ilhas, certifique-se de que o seu hotel está na área das praias principais — e, caso não esteja, se há transporte disponível até lá.
Onde ficar em Manila
A capital das Filipinas é uma megalópole gigantesca, com uma das maiores regiões metropolitanas do mundo. A primeira impressão pode ser bem negativa, com constantes congestionamentos e falta de planejamento urbano. No entanto, não há tantas atrações e elas são relativamente próximas entre si. Escolher o lugar certo para se hospedar será o segredo para uma boa experiência na cidade. Visitantes de primeira viagem são fortemente recomendados a ficar na região de Makati, principal distrito financeiro de Manila, com tudo o que se espera de uma área moderna e comercial, bons preços e oportunidades de compras e vida noturna. Nas proximidades, Bonifacio Global District é igualmente recomendável, especialmente para aqueles que não abrem mão de estar por perto de áreas verdes.
A região de Malate e Emirta são áreas com ofertas baratas de acomodação e localizadas bem no coração de Manila. O que não necessariamente significa algo bom, como você logo vai perceber. Mas é possível ir caminhando para atrações como o Baywalk e alguns dos maiores shoppings do país. Já Intramuros, o bairro histórico com heranças da colonização espanhola, é possivelmente uma das localizações mais fantásticas de toda a cidade, respirando cultura e história por onde quer que se vá. Contudo, há um preço a ser pago, geralmente mais elevado do que em outras regiões.
Visitantes que dispõem de mais tempo na cidade e queiram explorar áreas mais autênticas podem optar pela exótica Chinatown ou distritos mais afastados, como Quezon e Mandaluyong, embora o tempo gasto no trânsito possa não compensar. Se for ficar por apenas um dia na cidade, não pense duas vezes e escolha algo próximo ao Aeroporto Internacional de Manila. Felizmente ele fica a poucos quilômetros do centro da cidade, mas é prudente contar com imprevistos e não arriscar.
Onde ficar nas ilhas das Filipinas
-
El Nido (Palawan): o centrinho da praia mais famosa das Filipinas é minúsculo, sendo possível chegar a pé em 10 minutos a qualquer hotel. Nas proximidades do porto não há localização ruim, e mesmo "do outro lado" da ilha, na praia de Corong Corong, há triciclos baratos que levam de uma ponta a outra em poucos minutos. No entanto, fora dali há resorts exclusivos em praias mais afastadas. Se por um lado a beleza compensa, certifique-se de que há transporte disponível — público ou providenciado pelo hotel —, até que horas funciona e quanto custa o deslocamento. Você não vai querer ficar "ilhado". Em Puerto Princesa, capital da ilha de Palawan, o centro também não é muito grande e há pouco para fazer. Dê preferência a ficar próximo do aeroporto, de onde você provavelmente vai chegar ou partir.
-
Coron: o centro de Coron é ligeiramente maior do que El Nido, já que além dos turistas há uma comunidade local considerável vivendo ali. Na verdade, isso facilita a locomoção, já que corridas de triciclo dentro da cidade são constantes e não custam mais do que 10 ₱. Para as áreas de resort mais afastadas, esqueça os preços baixos e confira caso a caso.
-
Boracay: Boracay tem pouco mais de 10 km² e 17 praias. Ainda assim, cada uma atende a públicos bem específicos. As praias de Diniwid e White Beach Station 1 são o destino ideal das famílias e casais em lua de mel, com alguns restaurantes, praias rasas e vazias. Já White Beach Station 2 é recomendável para quem quer ficar no meio do agito e não se importa muito com o barulho das festas. White Beach Station 3 é o paraíso dos mochileiros, com custos baixos e um ambiente com um maior contato com a natureza. Já a praia de Bulabog, com seus 2,5 km de extensão, é uma boa alternativa quem quer agito e tranquilidade na medida certa. As praias mais ao norte da ilha (Puka, Tambisaan, Ilig Iligan, Punta Bunga e Banyugan) são semiprivadas, ocupadas por resorts, ideais para viajantes em busca de luxo.
- Cebu: quem vai à cidade de Cebu geralmente está mais interessado em explorar as praias e ilhas nos arredores, por isso não perca muito tempo: tanto Mactan quanto Oslob, duas de suas principais atrações, estão a duas horas do aeroporto. Já para visitar Bohol e Panglao será necessário pegar um ferry, o que pode resultar em um pernoite na cidade de Tagbilaran. Ainda em Panglao, alugar uma moto é fácil e te dará mais liberdade de explorar a ilha, embora também haja transporte disponível (e superfaturado) para turistas. Se quiser ficar em uma localização central e só se preocupar com os passeios, fique em Alona Beach sem medo de errar.