Filipinas

Dinheiro nas Filipinas

A moeda oficial das Filipinas é o Peso Filipino (₱), disponível em coloridas notas de 10 (raras), 20, 50, 100, 200, 500 e 1.000, além de centavos fracionados. A moeda é considerada desvalorizada frente ao dólar americano — e até mesmo em relação ao real. Aliado ao baixo custo de vida local, as Filipinas despontam como um dos países mais baratos do mundo para viajar.

Para ter uma noção dos preços praticados no país, confira uma tabela de preços das Filipinas, com os gastos médios do dia a dia.

Confira também a cotação do Peso Filipino.

Troca de dinheiro

As Filipinas são um país turístico e é relativamente fácil encontrar casas de câmbio e pequenos pontos de troca nos principais centros, mesmo nas ilhas mais remotas. Leve dólares americanos. Embora outras moedas fortes possam ser aceitas para troca, como euro, libra e até dólar australiano, o dólar americano ainda é o mais comum. Nem pense em trazer reais, eles não serão aceitos em lugar nenhum.

Filipinas

Ao viajar para as ilhas, leve um bom estoque de Pesos Filipinos em espécie. As taxas de câmbio fora das grandes cidades costumam ser desvantajosas, e nem sempre há caixas eletrônicos disponíveis.

Atenção nunca é demais: conte sempre as notas ao recebê-las e exija um comprovante. Golpes contra turistas não são incomuns.

Cartões de crédito e caixas eletrônicos

Cartões de crédito são mais aceitos nos grandes centros urbanos, como Manila e Cebu, além de áreas turísticas como Boracay. Você pode utilizá-los para reservar voos e hotéis de alto padrão, por exemplo. Mas para transações do dia a dia, usar dinheiro em espécie é o mais comum.

Visa e MasterCard são as bandeiras mais aceitas. Algumas lojas podem cobrar comissões extras de até 10% para pagamentos com cartão. Lembre-se de informar ao seu banco sobre sua viagem e assegurar que o cartão esteja liberado para uso internacional. Ao comprar com cartões de crédito emitidos no Brasil, há a incidência de 6,38% de IOF. 

Caixas eletrônicos podem ser difíceis de encontrar fora das grandes cidades. MetroBank, Bank of the Philippine Islands e Banco de Oro funcionam melhor com cartões estrangeiros. Os limites variam, mas a maioria dos caixas dispensa somente até 10.000 Pesos (~U$200) por transação. Pode haver a cobrança extra de 200 Pesos por transação (~U$4), por isso uma boa ideia é sacar o máximo possível.

Taxas e impostos

Um imposto de 12% (VAT) recai sobre os preços dos produtos nas lojas. Infelizmente ainda não existe um sistema de reembolso de impostos para turistas estrangeiros, que deverá ser implementado a partir de 2022.

 

Tudo que você precisa saber sobre Filipinas!

Esse texto sobre Dinheiro nas Filipinas faz parte do guia de Filipinas no Melhores Destinos

Comentários para Dinheiro nas Filipinas

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.