Filipinas

Como chegar às Filipinas

Não existem voos diretos para as Filipinas saindo do Brasil e será necessário fazer ao menos uma conexão. O Melhores Destinos já divulgou passagens baratas para as Filipinas por menos de R$ 3.000, voando com a Air China. As Filipinas também são muito bem conectadas a outros destinos na Ásia, como Tailândia ou Japão. Caso esteja visitando algum país da região, pode compensar incluir as Filipinas no roteiro.

Sua chegada provavelmente será pela capital Manila. É de lá que partirão os voos e barcos para as principais ilhas ao Sul do país. El Nido, na ilha de Palawan, é uma das atrações mais visitadas das Filipinas e está presente nos principais roteiros. Até existem voos diretos para lá, mas as passagens são bem caras. Uma alternativa é voar até a simpática cidade de Puerto Princesa e seguir por terra até El Nido.

Como chegar e sair do aeroporto de Manila

O Aeroporto Internacional de Manila Ninoy Aquino (IATA: MNL, localmente conhecido como NAIA) não é exatamente um primor da engenharia. Embora esteja bem próximo da região central da cidade, é preciso considerar que o trânsito da capital não colabora muito e constantemente sofre com lentidão e congestionamentos, mesmo fora dos horários de pico.

Táxi é a sua melhor opção. Uma corrida até o centro da cidade dificilmente sai acima dos 250₱ (~U$5), com os táxis oficiais amarelos que ficam próximos ao Desembarque. Táxis brancos são ligeiramente mais baratos, mas não são considerados "oficiais" pelas autoridades aeroportuárias. Apesar de não estarem autorizados a aguardar no desembarque, os táxis brancos ficam à disposição ao deixar passageiros no embarque. Curiosamente, eles costumam ser mais honestos do que seus concorrentes licenciados.

De toda forma, sob nenhuma hipótese tente negociar preços ou você acabará pagando a mais. Dê preferência ao uso do taxímetro e fique atento ao funcionamento dele. Números incorretos, rápidos demais ou golpes em que o taxista cobra a quilometragem do dia todo são bem comuns. É obrigação do motorista emitir o recibo ao fim da viagem, solicite-o!

Jeepneys, ônibus locais, uma incipiente estação de trem (Nichols) e uma estação de metrô (Baclaran, Linha 1 do LRT) em tese servem o aeroporto, mas não são convenientes e dificilmente compensam, principalmente para quem está com bagagens.

Conexão em Manila

Os quatro terminais do Aeroporto Internacional de Manila não são conectados entre si e o deslocamento é feito pela parte externa. Permita bastante tempo para as conexões e evite reservar voos diferentes que não estejam na mesma reserva. Para ir de um terminal ao outro, as opções mais comuns são ônibus e táxis, além dos shuttles providenciados por algumas companhias.

  • Terminal 1: usado para a maioria dos voos internacionais.
     
  • Terminal 2: para uso exclusivo da Philippine Airlines e PAL Express.
     
  • Terminal 3: o maior e mais novo terminal de todo o complexo, usado pela Cebu Pacific e outras companhias para voos domésticos.
     
  • Terminal 4: é o mais velho de todos os terminais existentes. Recebe voos domésticos de diversas companhias de baixo custo, como a AirAsia, Cebgo, Skyjet etc.

Tudo que você precisa saber sobre Filipinas!

Esse texto sobre Como chegar às Filipinas faz parte do guia de Filipinas no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar às Filipinas

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.