Filipinas
Redação

Comida nas Filipinas

É muito provável que você nunca tenha ouvido falar da culinária filipina. Ao contrário da gastronomia mundialmente famosa dos vizinhos Japão e Tailândia, o fato é que os pratos filipinos carecem de um maior cuidado com a apresentação, tornando-os visualmente pouco atraentes. O que de maneira alguma significa que sejam ruins, pelo contrário!

Filipinas

Com influências espanholas, indianas, chinesas, americanas e características próprias desenvolvidas ao longo do tempo, a culinária filipina é um verdadeiro caldeirão cultural. Nenhum ingrediente é usado ao acaso, e cada prato quase sempre conta com uma longa história. Para quem não gosta de pimenta, uma boa notícia: a comida nas Filipinas é muito menos picante do que as dos demais países do Sudeste Asiático. Não obstante, o tempero é compensado pelo uso massivo de sal, alho, cebola e gengibre para realçar o sabor dos alimentos.

A exemplo de outros países na Ásia, o arroz é o alimento base das refeições filipinas. Come-se no café da manhã, almoço e jantar. É bem comum encontrar restaurantes com "refil ilimitado" de arroz. Para uma boa introdução à culinária local, experimente o Adobo, sem dúvidas o prato nacional das Filipinas: pode ser tanto feito com frango, porco ou ambos, servidos em um ensopado de shoyu (molho de soja) com alho com vinagre.

Outra opção interessante e fácil de encontrar é o Silog, uma contração das palavras sinangag ("arroz frito") e itlog ("ovo"). Consumido principalmente pela manhã, o prato é simples mas possui uma série de combinações diferentes, como o Adosilog (com adobo), Tapsilog (com "tapas", ou carne seca) e Tocilog (com toucinho). Na nossa opinião, um dos pratos filipinos mais peculiares e saborosos é o Ginataang langka, uma sopa de caroços de jaca cozidos com leite de coco e camarão. É de dar água na boca!

Não se espante ao ver leitões gigantescos girando em espetos sobre churrasqueiras, como se fossem meros frangos numa máquina de assar. O Lechón é um das comidas mais saborosas encontradas nas Filipinas, seja em restaurantes ou nas ruas, servida principalmente em datas festivas. A forma como o animal é assado transforma sua pele em uma capa crocante e suculenta, uma característica única desse prato.

Filipinas

Nada mais autêntico (e barato) do que experimentar a comida de rua filipina. Onipresentes nas ilhas e cidades, as Carenderias (barraquinhas com vários itens cozidos à disposição) geralmente oferecem uma porção de arroz + 2 escolhas a partir de 50 ₱ (~U$1). As opções principais variam entre carnes temperadas e legumes. No entanto, muitos dos itens disponíveis nem sempre estão frescos. Dependendo do horário, pode não ser uma escolha muito segura comê-los, especialmente aos estômagos mais sensíveis.

Alguns outros pratos típicos (e curiosos!) que podem ser encontrados nas ruas das Filipinas:

  • Inasal: galinha grelhada e marinada com diversos temperos, que levam calamansi (uma espécie de limão local), laranja, pimenta, vinagre de coco e colorau.
     
  • Chicharrón: equivalente ao nosso bom e velho torresminho.
     
  • Fishballs/Chickenballs: espécie de almôndegas de peixe ou galinha, só que fritas. Também podem ser servidas em espetinhos.
     
  • Adidas: o criativo nome não se refere à marca de tênis, mas sim ao churrasquinho de pés de galinhas fritos. Faz sentido.
     
  • Banana Ketchup: durante a Segunda Guerra Mundial, o estoque de tomate acabou e os filipinos pensaram que seria uma boa ideia substituir o ingrediente por banana. Algumas pessoas ainda pensam que é até hoje.
     
  • Sorbete: pelo nome, dispensa apresentações, exceto pelo fato de que pode ser servido dentro do pão (!) e até com batatas fritas. Uma prova de que, quando se trata de comida, os filipinos não têm limites :)

De todos os pratos exóticos filipinos, nenhum outro se destaca tanto como o Balut, o infame ovo de pato fecundado. Em seu interior, há um embrião praticamente formado, tornando a experiência de comer um patinho quase formado impossível para muitos turistas. Apesar disso, o p(r)ato é relativamente comum de ser encontrado — e considerado até "afrodisíaco". Não vamos postar fotos, procure por sua conta e risco.

Não deixe de experimentar a sobremesa mais tradicional das Filipinas, o Halo-Halo. Consiste basicamente em gelo raspado com leite condensado, podendo ser adicionado também feijão adoçado, geleias e frutas. Um must

Filipinas

Se a comida filipina não cair bem, dê uma última chance visitando a franquia de fast-food local Jollibee, forte concorrente de outras redes mundialmente consolidadas. No menu, há hambúrguer, cachorro-quente, frango frito e pratos locais adaptados a paladares menos exigentes.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Filipinas