Filipinas

Comida nas Filipinas

É muito provável que você nunca tenha ouvido falar da culinária filipina. Ao contrário da gastronomia mundialmente famosa dos vizinhos Japão e Tailândia, o fato é que os pratos filipinos carecem de um maior cuidado com a apresentação, tornando-os visualmente pouco atraentes. O que de maneira alguma significa que sejam ruins, pelo contrário!

Filipinas

Com influências espanholas, indianas, chinesas, americanas e características próprias desenvolvidas ao longo do tempo, a culinária filipina é um verdadeiro caldeirão cultural. Nenhum ingrediente é usado ao acaso, e cada prato quase sempre conta com uma longa história. Para quem não gosta de pimenta, uma boa notícia: a comida nas Filipinas é muito menos picante do que as dos demais países do Sudeste Asiático. Não obstante, o tempero é compensado pelo uso massivo de sal, alho, cebola e gengibre para realçar o sabor dos alimentos.

A exemplo de outros países na Ásia, o arroz é o alimento base das refeições filipinas. Come-se no café da manhã, almoço e jantar. É bem comum encontrar restaurantes com "refil ilimitado" de arroz. Para uma boa introdução à culinária local, experimente o Adobo, sem dúvidas o prato nacional das Filipinas: pode ser tanto feito com frango, porco ou ambos, servidos em um ensopado de shoyu (molho de soja) com alho com vinagre.

Outra opção interessante e fácil de encontrar é o Silog, uma contração das palavras sinangag ("arroz frito") e itlog ("ovo"). Consumido principalmente pela manhã, o prato é simples mas possui uma série de combinações diferentes, como o Adosilog (com adobo), Tapsilog (com "tapas", ou carne seca) e Tocilog (com toucinho). Na nossa opinião, um dos pratos filipinos mais peculiares e saborosos é o Ginataang langka, uma sopa de caroços de jaca cozidos com leite de coco e camarão. É de dar água na boca!

Não se espante ao ver leitões gigantescos girando em espetos sobre churrasqueiras, como se fossem meros frangos numa máquina de assar. O Lechón é um das comidas mais saborosas encontradas nas Filipinas, seja em restaurantes ou nas ruas, servida principalmente em datas festivas. A forma como o animal é assado transforma sua pele em uma capa crocante e suculenta, uma característica única desse prato.

Filipinas

Nada mais autêntico (e barato) do que experimentar a comida de rua filipina. Onipresentes nas ilhas e cidades, as Carenderias (barraquinhas com vários itens cozidos à disposição) geralmente oferecem uma porção de arroz + 2 escolhas a partir de 50 ₱ (~U$1). As opções principais variam entre carnes temperadas e legumes. No entanto, muitos dos itens disponíveis nem sempre estão frescos. Dependendo do horário, pode não ser uma escolha muito segura comê-los, especialmente aos estômagos mais sensíveis.

Alguns outros pratos típicos (e curiosos!) que podem ser encontrados nas ruas das Filipinas:

  • Inasal: galinha grelhada e marinada com diversos temperos, que levam calamansi (uma espécie de limão local), laranja, pimenta, vinagre de coco e colorau.
     
  • Chicharrón: equivalente ao nosso bom e velho torresminho.
     
  • Fishballs/Chickenballs: espécie de almôndegas de peixe ou galinha, só que fritas. Também podem ser servidas em espetinhos.
     
  • Adidas: o criativo nome não se refere à marca de tênis, mas sim ao churrasquinho de pés de galinhas fritos. Faz sentido.
     
  • Banana Ketchup: durante a Segunda Guerra Mundial, o estoque de tomate acabou e os filipinos pensaram que seria uma boa ideia substituir o ingrediente por banana. Algumas pessoas ainda pensam que é até hoje.
     
  • Sorbete: pelo nome, dispensa apresentações, exceto pelo fato de que pode ser servido dentro do pão (!) e até com batatas fritas. Uma prova de que, quando se trata de comida, os filipinos não têm limites :)

De todos os pratos exóticos filipinos, nenhum outro se destaca tanto como o Balut, o infame ovo de pato fecundado. Em seu interior, há um embrião praticamente formado, tornando a experiência de comer um patinho quase formado impossível para muitos turistas. Apesar disso, o p(r)ato é relativamente comum de ser encontrado — e considerado até "afrodisíaco". Não vamos postar fotos, procure por sua conta e risco.

Não deixe de experimentar a sobremesa mais tradicional das Filipinas, o Halo-Halo. Consiste basicamente em gelo raspado com leite condensado, podendo ser adicionado também feijão adoçado, geleias e frutas. Um must

Filipinas

Se a comida filipina não cair bem, dê uma última chance visitando a franquia de fast-food local Jollibee, forte concorrente de outras redes mundialmente consolidadas. No menu, há hambúrguer, cachorro-quente, frango frito e pratos locais adaptados a paladares menos exigentes.

  • El-chupacabra

    El Chupacabra

    Nota:  de 10 (0)

    Seja para um almoço despretensioso, um "esquenta" antes da balada (ou o lanche pós-festa), o El Chupacabra é a escolha ideal para quem está na região de Makati, região metropolitana de Manila.

    O nome esquisito já denuncia: estamos falando de um estabelecimento de comida mexicana! O menu possui uma vasta...

  • Jollibee

    Jollibee

    Nota:  de 10 (0)

    Os Estados Unidos têm o Mc Donald's, o Brasil tem o Bob's... E as Filipinas têm o Jollibee!

    Mais do que uma simples rede de fast food, os restaurantes Jollibee são um símbolo nacional de orgulho. É virtualmente impossível encontrar um filipino que nunca tenha frequentado alguma de suas franquias espalhadas em todo o...

Tudo que você precisa saber sobre Filipinas!

Esse texto sobre Comida nas Filipinas faz parte do guia de Filipinas no Melhores Destinos

Comentários para Comida nas Filipinas

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.