Filipinas

Dicas das Filipinas

Visto e vacinas

Brasileiros são isentos de visto de turismo para as Filipinas por até 59 dias. O passaporte deve ser válido por pelo menos 6 meses.

O certificado de vacinação contra a febre amarela (obtido através da Anvisa) é obrigatório para viajantes vindos de áreas endêmicas, podendo ser solicitado pela Imigração na entrada do país.

Mais informações no site do Departamento de Turismo das Filipinas.

Moeda

A moeda oficial das Filipinas é o Peso Filipino (₱). O custo de vida é baixo, fazendo do país um dos destinos mais econômicos do mundo para o turismo.

Saiba mais lendo sobre dinheiro nas Filipinas.

Informações básicas

Apesar dos mais de 160 dialetos diferentes falados no país, o inglês é um dos idiomas oficiais das Filipinas. Logo ao chegar, é fácil se familiarizar com as notícias, propagandas e programas de TV, já que boa parte do conteúdo é produzido na língua inglesa. No entanto, o sotaque nativo e algumas expressões regionais podem dificultar o entendimento. Embora a colonização espanhola tenha influenciado os nomes filipinos, não se engane: praticamente ninguém fala espanhol.

Fuso horário: UTC +8
DDI: 63

Outras dicas 

O arquipélago está localizado numa região sísmica. Tremores de terra, embora pequenos, são relativamente comuns. Grandes fenômenos meteorológicos como tufões e furacões são amplamente divulgados com antecedência. É extremamente recomendável que os turistas sigam as instruções das autoridades locais para evacuação de áreas afetadas. Para maiores informações, visite o site da Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísico e Astronômico das Filipinas.

Conte com imprevistos. Dificuldades características de um país ainda em desenvolvimento e até mesmo a instabilidade climática em algumas épocas podem causar atrasos e cancelamentos de voos. Evite programações com tempo muito corrido ou contado.

- O país é pobre e isso reflete no tratamento aos turistas. Os salários nas Filipinas são baixos e aproximadamente 10% da população vive fora do país, considerada mão de obra barata em diversos lugares do mundo. Por isso, estrangeiros ainda são erroneamente vistos como "ricos". Não estranhe o excesso de formalidade dos filipinos, sempre chamando os turistas de senhor ou madame. Quebre o gelo falando que é brasileiro, o tratamento será muito mais genuíno. Gorjetas não são necessárias, mas são bem-vindas.

- É um destino seguro, mas mantenha a atenção. Desigualdade social, corrupção e políticas ineficazes de combate ao crime deram origem a tempos difíceis nas Filipinas, mas isso é coisa do passado. Desde a eleição do atual presidente, Rodrigo Duterte, um líder linha-dura que persegue os criminosos e pune de forma polêmica, as Filipinas viram suas taxas de criminalidade despencarem e a segurança melhorou significativamente. Ainda assim, evite se expor a situações de risco (andar em ruas escuras, ficar com celular, joias e dinheiro à mostra etc).

- Seu maior risco será com golpes de taxistas, especialmente na saída do aeroporto. Em caso de perrengues de viagem, a polícia filipina costuma ser ágil e eficiente. O país precisa do turismo e a ordem é fazer com que o turista se sinta seguro e bem amparado.

- Não há outro jeito de falar isso, então vamos lá: a internet nas Filipinas é terrível. Quanto mais longe das cidades, pior. Esteja preparado para alguma lentidão e quedas no serviço. Investir em um bom pacote de 4G é uma boa ideia, embora não seja garantia de nada.

- As Filipinas são um dos poucos países onde adultério ainda é considerado crime. Infidelidade conjugal dá cadeia! Não que você vá fazer algo de errado, que isso, a gente confia em você. Mas é bom saber ;)

  • Aeroporto-internacional-de-manila-ninoy-aquino-naia

    Aeroporto Internacional de Manila Ninoy Aquino (NAIA)

    Nota:  de 10 (0)

    O Aeroporto Internacional de Manila Ninoy Aquino (IATA: MNL, localmente conhecido como NAIA) não é exatamente um primor da engenharia. Já foi considerado por diversas vezes um dos piores aeroportos do mundo, e só recentemente saiu da infame lista. Um sinal de que as coisas estão melhorando, sem dúvidas. Mas não crie...

  • Embaixada do Brasil em Manila - Filipinas

    Nota:  de 10 (0)

    Caso necessite de ajuda durante sua viagem às Filipinas, a Embaixada do Brasil em Manila está à disposição para ajudar. 

    O consulado é o setor da embaixada responsável por assistir os brasileiros com questões a respeito de passaporte, vistos, perda de documentos, autenticação de documentos, entre...

Tudo que você precisa saber sobre Filipinas!

Esse texto sobre Dicas das Filipinas faz parte do guia de Filipinas no Melhores Destinos

Comentários para Dicas das Filipinas

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.