Filipinas

Aeroporto Internacional de Manila Ninoy Aquino (NAIA)

0 avaliação
0% recomendam
0

O Aeroporto Internacional de Manila Ninoy Aquino (IATA: MNL, localmente conhecido como NAIA) não é exatamente um primor da engenharia. Já foi considerado por diversas vezes um dos piores aeroportos do mundo, e só recentemente saiu da infame lista. Um sinal de que as coisas estão melhorando, sem dúvidas. Mas não crie muitas expectativas.

Embora esteja bem próximo da região central de Manila, é preciso considerar que o trânsito da capital não colabora muito e constantemente sofre com congestionamentos, mesmo fora dos horários de pico.

Chegando e saindo do Aeroporto de Manila

Táxi é a sua melhor opção. Uma corrida até o centro da cidade dificilmente sai acima dos 250₱ (~U$5), com os táxis oficiais amarelos que ficam próximos ao desembarque. Táxis brancos são ligeiramente mais baratos, mas não são considerados "oficiais" pelas autoridades aeroportuárias. Ainda que não estejam autorizados a aguardar no desembarque, os táxis brancos ficam à disposição ao deixar passageiros no embarque. Curiosamente, eles costumam ser mais honestos do que seus concorrentes licenciados.

Sob nenhuma hipótese tente negociar preços ou você acabará pagando a mais. Exija o uso do taxímetro e fique atento ao funcionamento dele. Números incorretos, rápidos demais ou golpes em que o taxista cobra a quilometragem do dia todo são bem comuns. É obrigação do motorista emitir o recibo ao fim da viagem, solicite-o!

Jeepneys, ônibus locais, uma incipiente estação de trem (Nichols) e uma estação de metrô (Baclaran, Linha 1 do LRT) em tese servem o aeroporto, mas não são convenientes e dificilmente compensam, principalmente para quem está com bagagens.

Voos com conexão em Manila

Embora a malha aérea das Filipinas seja relativamente bem desenvolvida, é comum que alguns trajetos entre ilhas mais afastadas incluam uma parada na capital Manila. Antes de reservar seu voo, é necessário saber que os quatro terminais do Aeroporto Internacional de Manila não são conectados entre si. Isso mesmo: o deslocamento é totalmente feito pela parte externa!

Permita bastante tempo para as conexões e evite reservar voos diferentes que não estejam na mesma reserva. As chances de dar errado e perder um voo não são pequenas. Para se deslocar de um terminal ao outro, as opções mais comuns são ônibus e táxis, além de shuttles providenciados por algumas companhias aéreas.

  • Terminal 1: usado para a maioria dos voos internacionais.
     
  • Terminal 2: para uso exclusivo da Philippine Airlines e PAL Express.
     
  • Terminal 3: o maior e mais novo terminal de todo o complexo, usado pela Cebu Pacific e outras companhias para voos domésticos.
     
  • Terminal 4: é o mais velho de todos os terminais existentes. Recebe voos domésticos de diversas companhias de baixo custo, como a AirAsia, Cebgo, Skyjet etc.

Aeroporto-internacional-de-manila-ninoy-aquino-naia